Se você ainda não notou que o consumo do seu cliente mudou e que sua experiência exige mais atenção nas ações aplicadas, certamente já perdeu lugar para a concorrência, mas isso pode ser contornado com uma sólida estratégia de SMS.

A proximidade do consumidor com ações mais diretas e automáticas, como a visualização de uma mensagem de texto, é grande e beneficia empresas que buscam otimizar o relacionamento com seus clientes, principalmente nos dias incertos de hoje.

Portanto, a CTD reuniu algumas dicas que auxiliarão você a compreender como é possível absorver grandes resultados de maneira econômica, flexível e agilizada, com a utilização correta do SMS. Boa leitura!

Existe uma forma certa para alcançar mais resultados com o SMS?

Antes de mais nada, vamos a alguns dados otimistas sobre o uso de mensagens instantâneas. Segundo artigos que você encontra na ABRADi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais), o consumidor dá preferência à abertura de mensagens instantâneas como o SMS, consolidando o fato de que 90% dos SMS são visualizados em apenas 3 minutos.

Além disso, até mesmo os e-mails marketing ficam em segundo plano nessa corrida, pois o SMS se mostra muito mais contundente na melhoria do relacionamento com o cliente.

Isso se deve ao fato de que os e-mails exigem mais planejamento e investimento, que se sustentam em baixas taxas de abertura. Veja a seguir alguns passos para utilizar corretamente o SMS e alcançar ainda mais resultados.

Busque sempre a autorização dos clientes

Não há nada pior para uma empresa do que se tornar intrusiva aos olhos dos clientes. Assim como acontece em uma campanha de e-mail marketing ou e-mail transacional, é fundamental e exigido que seu cliente lhe conceda permissão para a comunicação.

Do contrário, sua ação irá na contramão das boas práticas e influenciará negativamente no relacionamento com seu consumidor. Dessa forma, quando adquirir as principais informações, certifique-se de incluir a opção de não receber mais SMS, pois isso também agirá na segmentação correta das campanhas.

Campanhas via mensagem também devem ser planejadas

Não é só porque há facilidade no envio de um SMS, que ele deve ser feito sem nenhum regramento. Pelo contrário: é justamente nesse tipo de comunicação que você deve ser o mais cauteloso possível, a fim de prolongar a taxa de abertura do seu público-alvo.

Estruturado a partir de densas análises, avalie como você pode contribuir com um problema e quais benefícios visa oferecer, além de concretizar um canal transparente de comunicação direta, ou seja, ganhar a confiança do público.

Essa é a premissa, por exemplo, do SMS Transacional, que tem como objetivo alcançar o cliente final a partir de uma ação dele. Dessa forma, para aprimorar ainda mais o relacionamento e maximizar o engajamento, é imprescindível que a mensagem faça sentido para ele.

Quando falamos em SMS de cobrança, a atenção deve ser redobrada, para que a mensagem chegue no momento certo e para o cliente certo. Isso pode ser atingido dentro de um planejamento de envio, no qual serão especificadas tais ações.

4 hábitos de excelência para o envio do SMS

1 – Elimine a impessoalidade do SMS

Por ser algo muito instantâneo e direto, é importante que sua estratégia elimine o fator impessoalidade da equação. Em outras palavras, o cliente deve abrir a mensagem e de imediato identificar quem é o remetente e qual o objetivo do contato.

Muitas empresas erram nesse quesito básico e acabam colocando suas campanhas em risco. Portanto, identifique-se logo de cara e mostre a que veio!

2 – Boas práticas de escrita são exigências básicas

Esse é um hábito que deve ser estimulado diariamente. Pense consigo: quando você recebe um SMS que está cheio de erros de ortografia, mesmo que simples, você considera algo credível ou passível de confiança? Certamente, não!

Sendo assim, conte com processos realizados por profissionais com experiência nesse tipo específico de mensagem. Pode parecer algo trivial, mas faz toda a diferença para ampliar o relacionamento duradouro.

3 – Determine parâmetros a serem estritamente seguidos

Aqui, na elaboração dos parâmetros de envio, é que entra a imprescindibilidade de contar com um sistema automatizado.

É nesse momento que sua estratégia toma forma e faz sentido, uma vez que é possível estipular com precisão os horários e temas pertinentes a cada contato. Por exemplo, você não enviará um SMS promocional às 23h, não é mesmo?

Estude o comportamento do cliente e tenha em mãos a possibilidade de validar a periodicidade das mensagens.

4 – Conte com os serviços de SMS de uma empresa referência

Muito mais do que um hábito: é uma necessidade. Invista no serviço de SMS de uma empresa que saiba lidar com essa demanda, que tenha experiência. Logo, você contará com uma base de dados sólida e funcional, além de outras vantagens, como:

1. Maior personalização de dados variáveis;

2. Possibilidade de utilizar links curtos, otimizando a taxa de abertura;

3. Ampla segurança de todo o processo;

4. Rastreabilidade completa das campanhas de SMS.

Em suma, estes são os passos que deve adotar daqui em diante. Saiba que se precisar de ajuda, é só entrar em contato com a CTD.

Temos soluções que transformam os resultados da sua empresa, melhorando, assim, o engajamento e o relacionamento com seus clientes. Estamos lhe esperando!


Compartilhe
Onde estamos
Berto Círio, 1450, São Luis, Canoas/RS
CEP: 92420-030
Contato
(51) 3472.3600
ctd@ctd.com.br
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.