Você provavelmente já recebeu mensagens, em seu celular, que foram enviadas por empresas. Trata-se do SMS Marketing, uma maneira simples e muito eficiente de se comunicar com os consumidores. Da mesma maneira que você as recebe, está na hora de considerar usá-las em favor do seu negócio.

Afinal, uma boa campanha de SMS Marketing pode ajudar a fidelizar clientes, atrair compradores e até melhorar o pós-venda da sua loja. Gostou? Então confira as dicas para fazer a sua primeira campanha personalizada de SMS Marketing e obter sucesso!

Identifique o público-alvo do SMS Marketing

A primeira coisa a ser feita é saber com que você quer se comunicar. Isso é muito importante para adequar a mensagem enviada ao público.

Vamos supor, por exemplo, que você possua uma loja de roupas. Nela, você vende roupas para bebês, femininas e masculinas. Provavelmente, se você enviar um SMS Marketing oferecendo um desconto em um terno masculino para uma mulher, a sua mensagem não será atrativa. Da mesma forma que mandar uma propaganda de rasteirinha para um homem, provavelmente não vai surtir resultado.

Além de ser desinteressante para o cliente, a sua mensagem passa a incomodar. Afinal, a pessoa estará recebendo algo que considera desnecessário. Assim, a chance do SMS Marketing ser um fracasso é grande. Viu como é importante identificar o seu público? Comece sabendo quem é o seu cliente!

Foque na segmentação

Agora que você já sabe com quem vai se comunicar, é hora de segmentar o seu público. Identifique dois ou mais grupos, que possam ter interesse diferentes, e separe-os. Isso vai ajudar tanto na hora de decidir o conteúdo da mensagem, quanto na forma como escreve.

Para ficar mais fácil compreender, pense na diferença que pode existir ao falar com uma pessoa de 18 anos e com outra, de 80 anos. Para a primeira, o uso de gírias e linguagem informal pode ser o mais adequado. Já para a segunda, se você usar muitas gírias, pode ser que ela não conheça, já que essa linguagem não faz parte do seu cotidiano. Fique atento a isso!

Defina os objetivos

Qual a sua intenção ao enviar um SMS Marketing? Você pode, por exemplo, apresentar um produto novo a um consumidor assíduo. Ao mesmo tempo em que pode agradecer a alguém que pela compra ou até divulgar uma promoção.

Se quer ter sucesso em seu primeiro SMS Marketing, saiba o que quer alcançar. Defina bem os objetivos e sempre foque nele na hora de elaborar a sua mensagem.

Escolha a comunicação personalizada

Para que a pessoa se identifique mais com a mensagem, opte por personalizá-la. Chamar o cliente pelo nome melhora a experiência dele e estimula o interesse e a confiança pela sua marca.

Essa dica é interessante tanto para trabalhar com SMS Marketing, quanto para qualquer outra publicidade que a sua empresa faça. Sempre que possível, invista em personalização.

Cuidado com a frequência de envio

Você gostaria de receber 10 SMSs por dia de determinada empresa? Provavelmente não, correto? Assim como você, o seu cliente não quer ser incomodado desta forma. Por isso, tenha cuidado e bom senso na quantidade de SMS Marketing enviada diariamente. Para isso, estabeleça um cronograma de conteúdo e siga-o.

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