A segurança de dados já é a principal preocupação de milhares de empresas no mundo. Nunca produziu-se tanta informação e armazenar de forma indevida essas informações, pode acarretar problemas graves, inclusive processos jurídicos. 

A verdade é que a segurança de dados digitais é um desafio que precisa ser encarado com responsabilidade pelas empresas. Para alguns negócios, as informações colhidas do mercado e os dados de seus clientes são os bens mais preciosos.

Quer entender o que é, afinal, segurança de dados? Confira esse artigo e descubra os 3 erros de segurança que a sua empresa não pode cometer!

Afinal, o que é segurança de dados? 

Muito se fala sobre a segurança de dados, mas, para muita gente, o conceito ainda é confuso. Se esse é o seu caso, vamos lançar uma definição simples do que realmente é essa segurança, sobretudo no ambiente digital. 

A segurança de dados nada mais é do que uma série de medidas de proteção, que protegem os dados de roubos, modificações desautorizadas, destruição e até mesmo ameaças, usando como base as informações. Em outras palavras, é essa segurança que garante que os dados não serão acessados indevidamente por quem não tem autorização, evitando vazamento e roubo de informações importantes. 

E quando falamos de documentos digitais e dados importantes da base de clientes da empresa, esse cuidado precisa ser redobrado. Quando os dados caem nas mãos erradas, a empresa pode ser processada e ter que pagar indenização para os clientes afetados. 

Sem contar que isso desgasta a imagem da empresa e faz com que o cliente confie menos nela. A longo prazo, os prejuízos financeiros por causa da falta de segurança de dados podem ser ainda maiores, fazendo a empresa perder valor no mercado.

Quais os erros de segurança de dados que sua empresa não pode cometer? 

O grande problema da segurança de dados digitais é que muitos dos vazamentos e roubos de informação, são resultados diretos de descuidos dos funcionários da empresa. Por isso, é necessário conscientizar os funcionários, além de planejar de forma estratégica todos os pontos que devem garantir a proteção de dados. 

Abaixo, confira alguns dos erros de segurança da informação e como evitá-los em seu negócio!

1. Não ter confidencialidade e limites de acesso a informações 

Por incrível que pareça, muitas empresas possuem problemas com a segurança de dados, simplesmente porque não definem limites claros de acesso às informações. Não é todo funcionário que deve ter acesso à base de dados, e isso precisa ser definido de forma clara. 

Dados estratégicos, como a base de documentos digitais, precisam ser mantidos em sigilo e possuir chaves de acesso seguras. Apenas funcionários que realmente necessitam das informações desses documentos e os gestores da equipe de TI devem saber essa senha, que, claro, nunca deve ser compartilhada com outras pessoas. 

2. Deixar de investir em um banco de dados confiável 

Não adianta armazenar os dados em qualquer pasta no computador. Aliás, esse é o maior perigo, não só porque é possível perder esses documentos, caso o computador apresente algum problema, mas também porque roubar informações dessa forma, é mais fácil. 

Por outro lado, simplesmente colocar os documentos e os dados importantes em serviços de nuvem disponibilizados na internet, pode ser um grande erro. O melhor é que a empresa invista em bancos de dados criptografados, completamente seguros e com acesso permitido apenas através de chaves e assinaturas apropriadas, como o CTD Web. 

3. Possuir senhas fáceis 

Você ficaria impressionado, se descobrisse quantas pessoas no mundo utilizam senhas tolas, como "123456", em e-mails, senhas de acesso ao computador e outros. Ter esse comportamento dentro da empresa é um problema que facilita muito o roubo ou o acesso indevido às informações. 

Outro problema é nunca atualizar as senhas de acesso do banco de dados da empresa. Ou ainda, não manter um critério de mudança de senha, que garanta que ela continue confidencial, mesmo que os funcionários que a conhecem saiam da empresa, ou mudem de cargo. 

Prestando atenção nesses pontos e corrigindo esses erros em sua empresa, você aumenta a segurança de dados. Se você quiser investir em um banco de dados seguro e manter o sigilo dos documentos de sua empresa, fale agora com um de nossos especialistas e descubra como a CTD pode ajudar sua empresa a manter a segurança da informação!

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