Assim como muitos serviços derivados da utilização de dados variáveis, a impressão transpromocional está intimamente conectada aos diferentes formatos de documentos com caráter financeiro, como contas de energia, telefone, carnês de cobrança e, sobretudo, fatura de cartão de crédito.
Até algum tempo atrás, o potencial comercial para esses documentos não era explorado como poderia ser. E esse recurso é uma das maneiras mais eficientes para personalizar completamente os impressos de escala massiva das empresas.
Portanto, através dessa personalização é que se torna possível ter resultados de uma mensagem promocional. Confira a leitura e descubra como executar uma estratégia de venda a partir da impressão transpromocional!
Na realidade, o modelo de impressão transpromocional, como forma de ação comercial, pegou carona na margem positiva que os impressos transacionais já ofereciam. Em outras palavras, é uma ação comercial estruturada em um documento que carrega um teor publicitário.
Imagine, por exemplo, que você receba o boleto mensal da fatura do seu cartão, e nesse documento impresso – contendo informações sensíveis a seu respeito – é aplicado um conteúdo promocional, seja de um produto relacionado ou mesmo de um serviço que você, possivelmente, teria interesse.
Então, temos aí um excelente exemplo de impressão transpromocional. E a margem para implementar ações desse tipo é imensurável, principalmente quando trazemos o elemento “digital” para essa equação.
Dizemos isso porque mesmo que o consumidor moderno opte, muitas vezes, pelo cenário digital, como um internet banking, onde gerencia suas faturas de forma digital, ainda existe uma parcela considerável de consumidores que julga importante ter a possibilidade de receber seus documentos de forma impressa.
Aqui, gostamos de pensar o seguinte: a estratégia viabilizada pelos dados variáveis deve ser aplicada de maneira a conseguir o máximo possível em resultados. Logo, a empresa deve analisar a viabilidade de atuar tanto na oferta de documentos impressos, quanto na disposição de um ambiente seguro e digital, isso é fato.
Insistimos no mesmo assunto, impressão transpromocional, pelo simples fato de que o empreendedor desconhece sua eficiência real.
Veja você, por exemplo. Você costuma se livrar da sua fatura impressa, ou qualquer que seja o documento impresso com seus dados pessoais, sem ao menos abri-lo? É muito provável que não, correto?
Sendo assim, a taxa de abertura é simplesmente fantástica, e influencia em uma forma de publicidade totalmente personalizada e direcionada ao cliente exato, ou seja, não há a possibilidade de enviar uma propaganda que não seja específica àquele cliente.
E sabe como isso é feito? Através da impressão de dados variáveis realizada por uma empresa profissional, se torna simples alterar as informações de uma impressão para outra, sem que haja a interrupção do processo. Ficou confuso? Calma aí então!
Vamos supor que você tenha uma base de dados com 5 mil clientes. Nessa base, constam todas as informações mais importantes sobre eles, certo?
Quando você executa uma estratégia transpromocional de impressão com dados variáveis, a empresa possui tecnologias de impressão que permitem a inserção exata das informações baseadas em cada cliente do seu banco de dados, assegurando que os dados recebidos, em conjunto com a ação promocional, sejam eficientes e façam todo o sentido para aquele perfil específico.
Dessa forma, você entrega o que é de direito e responsabilidade do cliente, como um boleto, além de promover um relacionamento mais próximo, mais atencioso e, sobretudo, ganhando campo de atuação para novos serviços e produtos.
Já consegue visualizar a margem para crescimento empresarial que essa estratégia oferece? Aliás, você sabia que o transpromo é o marketing do futuro na era digital? Acesse para saber mais!
Se o intuito do conteúdo é mostrar como a impressão baseada na ação comercial funciona, não poderíamos deixar um fator imprescindível de fora. Vemos muito por aí a utilização apenas de documentos impressos, quando na verdade, há um universo de possibilidades no digital.
Isso nos leva às duas estratégias seguintes: Cross Selling e Up Selling. Ambos são recursos essenciais para fortalecer os resultados da ação transpromocional digital. Afinal, se o objetivo é elevar a taxa de vendas e ampliar a fidelização dos clientes, é crucial pôr todos os recursos para trabalhar!
O princípio do Cross Selling (venda cruzada) é influenciar o consumidor a adquirir um novo produto ou serviço, claro, desde que esteja dentro do escopo do que o cliente já consome.
Nesse cenário, é importante que a estratégia esteja muito bem transparente, onde o cliente consiga enxergar o valor do que é oferecido. Além disso, é recomendado que o novo item ou serviço tenha um valor menor do que o produto principal.
Você sabia que realizar a recomendação constante, através do cross selling, pode vir a representar um ganho de aproximadamente 30% da receita da empresa? Por isso, coordene muito bem essa estratégia, pois pode ser de grande valia.
Já o Up Selling, visa criar a possibilidade de o consumidor fazer um “upgrade” em sua compra, principalmente quando já está no carrinho para fechá-la.
Por exemplo, quando você está procurando um novo pacote de televisão por assinatura e a empresa oferece um pacote aprimorado e com uma condição de compra melhorada, ou seja, incentiva a aquisição de outro produto, que certamente teria um valor agregado mais positivo.
No entanto, ambos devem estar relacionados, a fim de que surta o efeito de desejo no cliente. Essa prática é muito utilizada para ampliar o ticket médio da empresa.
E então, agora que sabe como funciona a impressão transpromocional, quando começará a utilizar suas vantagens? Saiba que na CTD você encontra o que precisa para iniciar o quanto antes suas estratégias. Quer saber mais? Acesse para falar com um profissional!