No momento em que uma empresa propõe se destacar no mercado, automaticamente ela deve estar aberta a novas possibilidades, em termos de ação. Principalmente acerca do marketing, o que nos leva diretamente aos dados variáveis como forma de marketing direto e assertivo.

Separamos 5 passos para otimizar de vez as estratégias de marketing do seu negócio, sempre considerando como foco a utilização dos dados variáveis. Boa leitura!

5 formas de otimizar sua estratégia de marketing com dados variáveis

É muito comum uma empresa tratar a estratégia de marketing como uma responsabilidade apenas da empresa contratante.

Entretanto, quando se fala em dados variáveis, é imprescindível levar em consideração que todo o trabalho é desenvolvido e estruturado com base no banco de dados do cliente, no caso, a sua empresa.

Dessa forma, quanto mais informação útil e relevante tiver sobre seus clientes, melhores poderão ser os resultados. Afinal, a estratégia de marketing com dados variáveis se faz valer através da alta personalização e das ações estruturadas ao máximo.

Separamos abaixo 5 maneiras de ter um ótimo desempenho em suas estratégias. Vamos lá!

1 – Leve a criação das campanhas a outro nível: fuja da mesmice!

Tenha em mente que quanto mais informação for usada, melhor, mas isso não implica utilizar tudo ao mesmo tempo. Quando uma empresa possui uma base sólida, contendo informações diversas e especificações de cada cliente, se torna mais fácil a criação de uma campanha com dados variáveis.

É ao assumir um relacionamento mais aproximado com os consumidores, que os resultados começam a surgir. Nesse sentido, sua gestão deve colher informações adicionais, como:

1. Definição do período que o cliente passou sem adquirir nenhum produto ou serviço da sua empresa;

2. Tempo de permanência como cliente ativo;

3. Histórico sempre atualizado de interação com sua marca;

4. Taxa de consumo do material oferecido, entre outras.

A partir de dados como esses, é possível direcionar precisamente a mensagem que deseja passar, impactando com maior autoridade. Isso sem contar a eficiência com que se diferencia de quem sempre recorre à mesmice, quando falamos em impressão de dados variáveis.

2 – Considere cada necessidade e particularidade dos seus clientes

É usual assumir que quanto mais informação, melhor para a comunicação com o cliente. Contudo, preze por não transmitir uma mensagem muito carregada de informações que, por vezes, acaba se tornando um exagero aos olhos do cliente.

É por isso que dizemos: sempre considere as necessidades específicas de cada consumidor. Isso fará com que sua estratégia seja eficiente, mas de forma ideal, uma mensagem que leve apenas o que realmente é de seu interesse. Então, mesmo que o restante das informações faça sentido, nem sempre é aconselhado acumular muitos dados.

3 – Mantenha sua base de dados sempre atual e com qualidade

A dica é voltar o foco completamente para seu banco de dados, visando conseguir uma estrutura mais enxuta, mas sem perder qualidade. Alinhe o time comercial com a equipe de marketing, a fim de encontrar a melhor maneira de lidar com as informações dos clientes.

Em outras palavras, é unir a expertise da força de vendas – visto que esta sabe precisamente quais dados e informações são mais pertinentes – à capacidade dos profissionais de marketing de transformar ações em resultados.

Dessa forma, quando houver a inserção do serviço de dados variáveis, certamente os resultados serão promissores. Afinal, tudo está alinhado e cadenciado a extrair o máximo possível do seu alcance e efetividade.

4 – Alinhe-se com a parceria certa

Chegamos agora a um dos pontos mais relevantes, que é a etapa em que você irá trazer para seu time a empresa que mais se assemelha aos seus processos e objetivos.

É hora de selecionar um parceiro que deverá projetar e transformar suas estratégias e metas em ações coordenadas e precisas. Por isso, realize uma boa pesquisa no mercado, com o intuito de realmente identificar aquela parceria que possa promover melhores processos comerciais.

Defina qual será o volume de impressão necessário ao seu negócio. Essa ação, por si só, lhe coloca no caminho ideal para encontrar a empresa certa. Outro ponto de atenção é: a parceria atende seu segmento de atuação?

Já vimos muitos casos em que a empresa que oferecia o serviço de impressão de dados variáveis não tinha experiência no campo de atuação do cliente. Isso pode ser bem negativo, uma vez que cada segmento apresenta desafios, dificuldades e um modo distinto de executar as coisas.

Por exemplo, aqui na CTD, oferecemos um leque bem variado de segmentos nos quais atuamos, indo desde Administração Financeira e Contabilidade, Imobiliárias, Recursos Humanos, até Indústria e Marketing.

Isso porque temos a expertise necessária, acumulada ao longo de vários anos em cada um dos segmentos que atendemos. Então, fica a dica!

5 – Procure trazer a automação de um serviço sólido à empresa

Por fim, você identificou alguns candidatos a acompanhar seu negócio, mas você considerou o fator “Automação” proporcionado pela empresa? Essa qualidade é o eixo que irá reger a eficiência das suas estratégias, ou seja, é de vital importância.

Portanto, busque mais informações sobre os processos da empresa, seu funcionamento e, sobretudo, o “Know-how” exato que você precisa para crescer.

A partir de um processo bem estruturado de automação de dados variáveis é possível diferenciar suas ações da concorrência, por exemplo. Dizemos isso, pois a utilização de fatores variáveis consiste em pontualidade, solidez das informações e muito preparo por parte da empresa contratada.

Para essa e outras dúvidas que possam surgir, a equipe CTD se prontifica a atender suas demandas, sejam elas quais forem. Afinal, contamos com equipamentos de última geração que, aliados à experiência no mercado, nos coloca como uma das grandes candidatas a suprir suas demandas. Estamos te esperando!


Compartilhe
Onde estamos
Berto Círio, 1450, São Luis, Canoas/RS
CEP: 92420-030
Contato
(51) 3472.3600
ctd@ctd.com.br
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.