A impressão com dados variáveis nunca fez tanto sentido para uma estratégia empresarial como agora, visto que a urgência de se tornar exclusivo e diferenciado aos olhos dos consumidores aumenta a cada dia, principalmente em tempos incertos.

Dizemos isso porque esse recurso é altamente versátil e passível de ser modelado de acordo com as especificações do seu negócio. Tudo para transparecer a essência do serviço ou produto que oferece ao cliente.

Quer entender como os dados variáveis não só podem, como devem estar presentes nas estratégias de marketing da sua empresa? Então, por que não continua aqui conosco e nos acompanha nessa leitura obrigatória para quem busca resultados?

Como a estratégia de impressão com dados variáveis atua no marketing

Não é preciso que digam a você como o marketing tem sido moldado de forma ampla nos últimos anos, não é mesmo? Afinal, certamente você já desempenha ações estruturadas em diretrizes promocionais e criadas por um time profissional.

Por outro lado, é fundamental compreender, de fato, como a impressão com dados variáveis se posiciona nesse cenário. Primeiramente, sua gestão deve sobrepor o conceito tradicional de que a comunicação impressa é algo engessado.

Há anos, esse formato comunicativo tem se tornado abertamente personalizável, com margem para assegurar a padronização necessária para o fortalecimento da marca, ao passo em que viabiliza a diferenciação.

Outro fator transpassado é a agilidade do serviço, uma vez que, antigamente, a cada impressão, para cada cliente, era preciso pausar a produção para trocar as informações pertinentes aos novos dados – isso ficou no passado.

Atualmente, um serviço honesto e eficiente consegue manter a produtividade, mesmo na hora da troca das informações dos clientes. Dessa forma, assegura melhores resultados, mais agilidade, maior economia e auxilia na segmentação exata do público.

Tudo bem, mas como funciona na prática com o marketing?

Simples, o time de marketing define os parâmetros da ação a partir de um modelo base, utilizando um padrão específico à campanha, com textos diagramados de acordo com a segmentação do público-alvo.

Em seguida, o serviço utiliza um banco de dados alimentado pela empresa, onde estão dispostos: nomes, informações para contato, data e demais aspectos personalizáveis e de acordo com a campanha, deixando apenas os espaços em que os dados variáveis relacionados ao cliente serão impressos.

Por fim, o processo de impressão é contínuo, e atua estruturado nas metas definidas pela equipe de marketing responsável. Portanto, as possibilidades de otimizar uma estratégia de marketing são grandes.

Principais canais onde você pode implementar uma ação de impressão

Quando falamos em ações de marketing, é essencial compreender que existem inúmeras etapas a serem monitoradas. Nesse sentido, os dados variáveis são indispensáveis, pois asseguram resultados, indiferentes ao ciclo do processo.

Estamos nos referindo à possibilidade de implementar a impressão desde a divulgação do serviço ou produto, passando pela nutrição dos leads e chegando ao pós-venda, fator que é intrínseco ao sucesso de qualquer processo comercial.

Além disso, um material impresso de acordo com a etapa de maturidade do cliente, consegue entregar algo que nem mesmo o Digital consegue, que é a sensação de palpabilidade, isto é, transmite a sensação de ser uma marca muito mais tangível ao seu alcance.

Em suma, existem três ações que podem absorver os resultados dos dados variáveis: ação promocional, transacional e transpromocional.

Ação promocional

Como o nome bem diz, a impressão com dados variáveis de caráter promocional, visa concretizar os resultados estipulados pela estratégia de marketing, por meio da possibilidade de personalizar ao máximo um material, encurtando a distância entre empresa e cliente.

Ação transacional

Quando falamos em impressão de dados em materiais transacionais, é vital associar com a automatização. Essa função é mais operacional, pois está relacionada a mensagens instantâneas, a partir de determinadas ações do cliente, tais como:

1. Impressão de boletos, contas e outros documentos passíveis de códigos de barra;

2. Impressão de certificados;

3. Emissão pontual de documentos contratuais, entre outros.

Mesmo que automatizado, deve haver uma segmentação adequada, pois até a mais simples das impressões pode se tornar inadequada em face da etapa errada em que o cliente se encontra.

Ação transpromocional

Considerando uma análise aprofundada da base de dados dos clientes da sua empresa, é possível identificar quais estão mais “prontos” e “inclinados” a comprar de você.

Logo, a ação transpromocional consiste na unificação de uma estratégia que une o promocional ao transacional, objetivando impactar o consumidor certo no momento mais oportuno.

A estratégia transpromocional pode ser considerada o marketing do futuro na era digital, afinal, sua curva de eficiência é ampliada pela consistência do planejamento de marketing.

A tecnologia da impressão de dados variáveis alimenta sua estratégia

Assim como em todo o universo tecnológico, existem qualidade e aspectos que você deve observar na hora de procurar um parceiro para te ajudar.

Dizemos isso porque a empresa contratada deve contar com recursos modernos, que é justamente o que diferencia o nível de personalização e obtenção de resultados.

Aqui na CTD, por exemplo, oferecemos aos nossos clientes total liberdade para personalizar suas ações. Contamos com equipamentos de ponta e suporte profissional que fazem toda a diferença. Venha conversar conosco!

Uma última dica é: preze sempre pela atualização e pela renovação da sua base de dados, pois é a partir dela que os processos serão executados, ou seja, quanto mais alinhada com a realidade atual do negócio, maiores poderão ser os benefícios!


Compartilhe
Onde estamos
Berto Círio, 1450, São Luis, Canoas/RS
CEP: 92420-030
Contato
(51) 3472.3600
ctd@ctd.com.br
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.