Nem parece, mas o final do ano está aí e esta pode ser a oportunidade que muitas empresas esperam para tentar reduzir perdas e minimizar o impacto da crise ocasionada pela pandemia. Afinal, o consumo mudou significativamente nos últimos meses e acompanhar suas mudanças exige uma postura arrojada.

Os últimos dois meses podem ser decisivos para a saúde financeira, mas, pelo menos, temos à frente duas ocasiões que proporcionam grande margem para faturamento, que é a Black Friday e as festas de fim de ano.

Se por um lado uma porcentagem considerável de consumidores se afastou fisicamente dos comércios, por outro, intensificou-se uma tendência emergente de um período anterior à pandemia, que é o consumo online.

Contudo, a verdade é que o agora exige atitudes ousadas, estratégias bem estruturadas e uma atuação inovadora. Portanto, separamos 5 ações que podem te ajudar a conquistar seus clientes no final do ano. Confira agora!

Impulsionar as vendas: como fazer isso com eficiência em 5 ações

1. Crie um planejamento estratégico de alta performance

Mesmo que essa época tenha uma sazonalidade de quase “venda automática”, é imprescindível elaborar seu planejamento estratégico de forma pensada. Agora, mais do que nunca, é fundamental estipular seu orçamento, quais metas serão a bússola e como colocar tudo isso em prática.

Se encontrar dificuldades nessa etapa, é só responder a três perguntas simples: onde está sua empresa? Qual o patamar ou quais os números deseja alcançar? Como é possível atingir os objetivos hoje?

Pense em ações promocionais de acordo com o perfil dos clientes, ofereça regalos exclusivos, que seu cliente só encontra com você. Isso certamente irá alargar seu volume de vendas.

2. Estruture corretamente as informações do seu potencial cliente

Dificilmente uma empresa consegue bons números de vendas sem presença online, seja através de redes sociais ou e-mail marketing. Isso porque o consumidor moderno enxergou o valor de receber informações pertinentes ao seu histórico de consumo, novidades e promoções, tudo a um clique de distância.

Todavia, é preciso contar com uma base de leads fortalecida e real, ou seja, com leads realmente alinhados ao propósito do seu negócio. De nada adianta contar com 5 mil leads, sendo que menos de 10% está engajado com suas ações, pois gera apenas gastos e pouco retorno.

Negócios com uma base sólida de contatos conseguem criar campanhas complexas, longas e que trazem resultados. Já imaginou iniciar uma campanha de Black Friday, mas direcionando o cliente a participar de ações no final do ano?

3. Já pensou em implementar a automação em seu processo?

Quando falamos em automação, nos referimos à utilização de e-mail e SMS marketing. Além de simplificar suas ações, sistemas de automação potencializam a estratégia, uma vez que você consegue atingir muitas pessoas com pouco esforço.

Estas são as duas melhores estratégias para compor suas campanhas de final de ano, visto que o custo do serviço é baixo, mas os resultados podem ser surpreendentes. Vamos deixar, abaixo, algumas sugestões de outros conteúdos, para você ficar ainda mais por dentro. Confira depois!

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4. Ofereça múltiplos canais de comunicação ao consumidor

Antes de qualquer tomada de decisão, você precisa analisar quais são os canais ideais e preferidos de comunicação dos seus clientes.

Não adianta recorrer ao SMS se o consumidor se relaciona apenas por e-mail, ou focar nas redes sociais, sendo que o maior índice de contato com o cliente é via SMS, e por aí vai. É imprescindível ter esse discernimento para ser assertivo na comunicação.

Uma vez analisado isto, é hora de viabilizar múltiplos canais de comunicação, para que o potencial cliente seja alcançado em diferentes níveis e entenda o valor que a sua empresa tem para ele. E como sabemos, a percepção sobre uma marca influencia muito na forma como interagimos com ela.

5. Conte com a tecnologia certa para vender mais

Você viu que até aqui falamos sobre automação, base de leads, ações estratégicas e tudo mais, correto? Mas você sabe o que tudo isso tem em comum?

A tecnologia, que é simplesmente o eixo que movimenta o universo digital do consumo e é a sua aposta mais concreta para impulsionar vendas no final do ano. É através de ferramentas eficientes que você consegue pôr tudo para funcionar a favor da sua organização.

Por exemplo, a CTD é uma das poucas empresas que oferece uma ampla integração quando o assunto é fazer marketing via SMS e E-mail, já que nossos serviços se complementam para maximizar seu alcance.

Além disso, possuímos um diferencial que servirá e muito para você vender mais nesse restante de ano. Estamos falando da Solução FullSales, que é uma parceria entre a CTD e a SISPRO.

O resultado é uma solução que combina o poder da automação de e-mail marketing e vendas a um sistema CRM fácil, prático e colaborativo. Acesse agora mesmo para saber mais e reduza o prejuízo causado pela crise!


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