Resultados como redução de custos, otimização operacional, ganhos de eficiência e margem de crescimento, só são tangíveis com a automatização de processos. Porém, quando falamos em comunicação, essa possibilidade se torna uma necessidade para atingir um rendimento expressivo sobre a concorrência.

Além de trazer inúmeros benefícios à organização, certamente impacta na satisfação dos consumidores, uma vez que são supridas suas dúvidas e dores, melhorando a percepção sobre o negócio.

O que você pensa sobre a automatização de processos? Acredita que, se bem implementada, pode render bons resultados? A verdade é que a variedade de soluções e ferramentas do mercado pode confundir um pouco na escolha, mas estamos aqui para te auxiliar com isso. Confira!

Duas razões para você automatizar os processos do seu negócio

Automatizar está relacionado ao aperfeiçoamento dos canais de comunicação de uma empresa. É por meio desses canais que a empresa consegue:

1. Responder a solicitações, eliminar dúvidas e passar informações relevantes aos clientes;

2. Estabelecer um meio para que os consumidores consigam se expressar, seja com dúvidas, problemas, críticas ou elogios;

3. Compartilhar conteúdos e materiais que fomentem o conhecimento sobre suas necessidades;

4. Proporcionar apoio e total suporte para o manejo de um produto ou a aplicação de um serviço.

Sendo assim, quando tudo isso se torna centralizado e efetivado com agilidade, a percepção do consumidor se alarga, mostrando que ali ele encontrará o valor que procura.

1 – Como reduzir custos com a automação

Você pode até se perguntar: “mas, para que minha empresa reduza custos, eu teria de investir em um primeiro momento, não é mesmo? Qual a vantagem disso?”. Claro, e isso é algo implícito, mas, como você proporciona ações mais bem desempenhadas sem ferramentas que permitam, de fato, isso?

A vantagem principal sobre automatizar processos reside em um ROI (Retorno Sobre Investimento) como poucas estratégias oferecem. A transformação digital inerente à tecnologia das ferramentas proporciona aos profissionais uma atuação muito mais sólida e estratégica, deixando o operacional quase no piloto automático.

2 – Promove a otimização do ciclo operacional

Quando se fala em comunicação, nos referimos ao atendimento proporcionado pelo seu negócio, correto? O atendimento manual é algo que exige ampla mão-de-obra, tempo e uma infraestrutura custosa, a fim de alcançar o resultado expectado.

No entanto, ao automatizar suas ações, você oferece agilidade, eficácia e muita escalabilidade, já que o SMS e o e-mail, por exemplo, viabilizam flexibilidade gerencial para atender os clientes com primor. Por sua vez, algumas demandas são facilitadas, como:

1. Envio instantâneo de segunda via de boletos;

2. Acompanhamento e atualização de status de pedidos;

3. Feedback através do SMS de pesquisa, entre outros.

Ferramentas que facilitam a automatização dos processos

A maravilha da transformação digital é justamente essa, ou seja, oferecer um leque de ferramentas que suprem diferentes necessidades dos negócios. Empresas que ampliam a satisfação e a experiência dos seus consumidores, via de regra, estão presentes em diferentes canais de comunicação.

Nessa etapa, vamos falar sobre SMS e e-mail, pois julgamos ser a combinação e o carro-chefe de qualquer comunicação. Além, claro, de serem canais excepcionais para trabalhar o marketing, possibilitam praticidade no atendimento aos clientes.

O SMS como recurso valioso para ampliar a comunicação com seu cliente

Alguém já chegou a te falar que o SMS, seja ele transacional ou de marketing, possui uma taxa absurda de 90% de abertura em poucos minutos? E desses 90%, praticamente 98% irão, de fato, ler a sua mensagem.

Além disso, sua automatização é muito facilitada, gerando ainda mais resultados na hora de se comunicar, compartilhar uma notícia, lembretes de atividades, envio de notificações em geral, cobranças de todos os tipos, avisos de descontos e muito mais.

Inclusive, esse é um dos canais de comunicação com o melhor custo-benefício, já que sua implantação é de baixo custo, mas seu retorno pode ser ilimitado a depender do seu posicionamento estratégico e da qualidade da empresa que oferece o serviço.

O famoso e-mail ainda é uma ótima opção

O e-mail já é uma prática consolidada no mercado, vide o tamanho da oferta em soluções e ferramentas disponíveis para facilitar seu envio. Diferentemente do SMS, o e-mail já demanda maior estruturação, planejamento aprofundado e maior conhecimento sobre o público.

É justamente por isso que sua automação é uma das melhores opções para engajar, gerar resultados e ter sucesso na comunicação com os clientes. Vamos deixar um conteúdo com 6 dicas para melhorar o engajamento da estratégia de e-mail – confere lá depois!

Além do SMS e do E-mail, podemos também citar a utilização do WhatsApp, dos serviços de Voz, bem como a aplicação de chatbot, que, combinados com o SMS e o E-mail, geram ainda mais eficiência no bom atendimento e resultados para o negócio.

Portanto, essas duas ferramentas são a base para uma comunicação otimizada. Quer automatizar os processos, mas sente que ainda não identificou a melhor solução para isso?

Então, entre em contato com os profissionais CTD, eles irão te guiar por ferramentas que serão o diferencial competitivo da sua organização!

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