Há pouco tempo, éramos surpreendidos pela tecnologia que trazia recursos e sistemas transformadores como o software gerencial, mas hoje, ferramentas comuns passam pela inovação fomentada pela Internet das Coisas (IoT).
Essa vertente tecnológica tem remodelado o dia a dia das pessoas, oferecendo facilidade e eficiência nas mais diversas tarefas.
Porém, é no meio empresarial que a mudança tem tomado uma forma crucial para complementar as atividades com produtividade e agilidade operacional.
No contexto das altas demandas de impressão, o termo Internet of Things (IoT) se torna mais relevante para a geração de resultados. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe o conteúdo e boa leitura!
Se você já presenciou alguém ativando uma iluminação apenas com a voz, ou quem sabe viu as geladeiras consideradas inteligentes, que possibilitam configurações de alerta sobre nível baixo de alimentos e lembretes para visitar o supermercado, certamente já esteve na presença da IoT.
A internet das coisas nada mais é do que o fortalecimento da conexão digital com aparelhos, objetos, utensílios e ferramentas presentes no cotidiano. Com isso, temos exemplos como:
Portanto, nas empresas, é uma tecnologia capaz de interconectar múltiplas ferramentas, de modo a ampliar o controle através da internet, visando o acompanhamento de processos, a correção estratégica no fluxo operacional, a redução de falhas e o ganho de produtividade.
Primeiramente, é importantíssimo dizer que a internet das coisas nas demandas de impressão geralmente vem acompanhada de outras tecnologias, como IA (Inteligência Artificial), impressão 3D, recurso de Big Data e muitas outras.
Saiba que a junção da IoT com os processos de impressão deu origem a outro termo que ganha espaço nas empresas: Internet of Printers – ou simplesmente Internet das Impressoras. Em geral, são soluções que viabilizam:
1. Impressão em nuvem;
2. Escaneamento em nuvem;
3. Maior acessibilidade das impressoras, diretamente em navegadores;
4. Impressão automatizada através de smartphones conectados à rede;
5. Requisição de impressão via QR code, apps mobile, NFC, entre outros;
6. Atuação remota em cenários de manutenção;
7. Gerenciamento preciso de insumos, com alertas e notificações;
8. Processo de cobrança de impressão facilitado e totalmente digital.
Sendo assim, é uma forma de tornar a atuação dos equipamentos mais dinâmica, autônoma e amplamente eficiente. Como resultado, temos redução de desperdício, falhas e atraso operacional.
Obviamente os gastos com investimentos – especialmente em alguns recursos – ainda são altos, mas as vantagens são basicamente ilimitadas. Atualmente já podemos identificar o uso de Internet of Things no outsourcing de impressão do futuro.
Afinal, em tempo real os sistemas e equipamentos determinam consumo de papel e insumos, além de definição de formatos apropriados para demandas específicas.
Com o poder da informação e dados robustos, tanto a gestão da organização quanto a prestadora do serviço podem planejar e implementar mudanças, digamos que cirúrgicas nos processos, alimentando ainda mais resultados.
Se por um lado a IoT favorece a gestão de impressão, por outro, beneficia também os procedimentos de toda a cadeia de suprimentos.
Isso acontece porque a tecnologia está presente ao longo das etapas de entrega de insumos e materiais e no gerenciamento dos gargalos produtivos. Tudo isso converge em menos falhas, maior poder de ação e resultados mais enxutos.
Gestão otimizada, fácil acesso às informações, autossuficiência dos equipamentos, fortalecimento da segurança da informação e gerenciamento de impressão consciente são consequências positivas do investimento em IoT.
Daqui para frente, tudo que possa trazer benefícios em face da concorrência deve ser considerado em sua organização.
Seja através de dispositivos conectados que agilizam o trabalho dos gestores ou na parceria com uma empresa séria de terceirização de impressão, você deve ter um planejamento sólido para estruturar as decisões certas.
A automatização dos seus processos atuais é um dos eixos para tornar a Internet das Coisas uma realidade no parque de impressão.
O ponto de partida pode ser o outsourcing de impressão eficiente, elemento que abre as portas e acomoda, com assertividade, as inovações.
Quer saber mais sobre o serviço? Procura entender melhor como otimizar os gargalos em sua empresa? Venha falar com a CTD, temos soluções na medida para gerar os resultados dos quais você precisa!