12/8/2021

Acompanhar as tendências em tecnologia de impressão é indispensável para estar sempre atrás de redução de custos, otimização operacional e digitalização. As impressões são cotidianas e acontecem em todos os setores das empresas.

Isso torna obrigatório que a gestão assuma um posicionamento inovador e que esteja aberta às mudanças trazidas pela transformação digital. Sua empresa acompanha as mudanças do mercado ou sabe ao menos seu alto custo com impressão?

Para facilitar a padronização tecnológica em sua organização, reunimos as 3 principais tendências quando o assunto é tecnologia voltada à impressão de alta qualidade. Confira!

Tendências em tecnologia de impressão: 3 principais para monitorar

Todas as tecnologias que estamos prestes a apresentar já são aplicáveis e muitas empresas já colhem seus frutos.

Estamos falando da óbvia redução dos gastos, maior mobilidade operacional, praticidade, novos formatos de impressão e, claro, do outsourcing de impressão.

1. Impressão na nuvem

A tecnologia de Cloud Printing ganha espaço a cada dia nas empresas. Como o nome bem sugere, é uma impressão realizada através da tecnologia cloud ou como é conhecida, na nuvem.

Você pode se perguntar: mas isso não é a mesma coisa que a impressão Wi-Fi via dispositivos móveis? Absolutamente, pois estamos falando de um cenário tão inovador que o profissional pode requisitar a impressão de onde estiver.

O gestor precisa apresentar um importante relatório que seja obrigatoriamente impresso, mas está em viagem?

Sem problemas, basta o cadastramento e conectividade com os equipamentos da empresa. Entra em ação o recurso de gerenciamento em nuvem, que realiza esse processo e dá amplo controle aos profissionais.

Em muitos casos, o recurso já é nativo em algumas impressoras modernas, onde o serviço Google Cloud Print viabiliza esse gerenciamento assertivo.

A empresa possui filiais espalhadas, mas a gestão é centralizada? Essa pode ser a alternativa para unificar as demandas, ampliar resultados e reduzir custos!

2. Tecnologia de impressão mobile

Antes que você confunda a impressão via dispositivos móveis, onde há a possibilidade de utilizar notebooks e desktops para imprimir via Wi-Fi, a tecnologia mobile eleva ainda mais a mobilidade geral do processo de impressão.

Vamos supor que o profissional esteja prestes a fazer sua apresentação semestral, mas esqueceu de imprimir os relatórios em tempo hábil. Então, ele pode solicitar através do seu smartphone com rapidez e agilidade.

Isso pode ser feito quando ele entra no prédio e se conecta à rede da empresa, ou quando está subindo o elevador, enfim, de onde estiver, desde que conectado à internet da empresa, é possível requisitar a impressão de qualquer documento.

Sendo assim, pode-se entender como uma amplificação do serviço de impressão via Wi-Fi. Em geral, é possível ter:

  • Mais agilidade operacional.
  • Filas reduzidas de impressão.
  • Maior autonomia gerencial.
  • Redução de custos com amplo controle.

Aqui vai uma dica extra muito importante: para que este modelo de impressão traga resultados, a empresa deve dispor de uma gestão de impressão assertiva e totalmente consciente do uso de cada profissional!

3. Tecnologia que dispensa uso de tinta

Agora, quando falamos em inovação na impressão, certamente a tecnologia de impressão sem tinta é uma verdadeira transformação.

Consiste justamente na impressão sem qualquer tipo de tinta. O equipamento responsável emite raios infravermelhos diretamente sobre a folha, e aqui é que vem o mais interessante.

O raio penetra a composição do papel, mas sem danificar a ponto de perfurar. Com isso, o material é impresso, sem tinta, de forma controlada e enxuga completamente o custo com impressão, visto que:

  • Elimina a necessidade de compra de materiais.
  • Zera os níveis do estoque de materiais.
  • Estimula a reciclagem dos componentes.
  • Fortalece o gerenciamento com precisão e alta eficiência.

Porém, vale dizer também que é uma tecnologia com um custo de aquisição mais elevado, com aplicação em preto e branco, além de ser mais indicada para impressão de volumes complexos, como em uma indústria.

Apesar de não ser recente, o outsourcing de impressão ainda é contundente

Deixamos a terceirização da impressão por último, pois ainda achamos que se trata de um serviço que, cedo ou tarde, irá englobar todas as outras tendências tecnológicas voltadas à impressão.

Isso acontece porque quando você terceiriza as demandas de impressão, a prestadora do serviço fica responsável pela atualização no parque de impressão, que é o principal ponto para estabelecer novas tecnologias de impressão.

Portanto, o serviço profissional certamente está em constante análise sobre o que é palpável para seus clientes, de modo a oferecer sempre o que há de mais moderno e inovador.

A CTD, por exemplo, realiza periódicos investimentos na atualização de equipamentos e metodologias, visando sempre a otimização dos resultados dos clientes. As inovações fazem parte do nosso dia a dia. Quer saber mais?

Acesse para acompanhar o Blog ou venha falar com nossos especialistas, a fim de entender em detalhes como ajudamos as organizações a atingir o potencial almejado, até breve!

Quer saber mais sobre nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo.
Compartilhe
Onde estamos
Sede: Berto Círio, 1450, São Luis | Canoas – RS
Alameda Santos, 1773, Sala 1303, Jardim Paulista | São Paulo – SP
Contato
(51) 3415 3300(51) 98455 33000800 541 3300ctd@ctd.com.brTrabalhe Conosco
CTD - TECNOLOGIA DIGITAL LTDA | 93.445.484/0001-63
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.