24/10/2025

Em 2025, a maior parte dos comunicados que as empresas enviam a clientes e parceiros já acontece pela via virtual, uma vez que este meio eleva as chances de retorno da mensagem, já que a maioria dos indivíduos estão conectados diariamente. 

Assim, seja para o envio de notificações, cobranças ou contratos, em soluções modernas é possível integrar ferramentas automatizadas ao ERP que a organização utiliza e maximizar, assim, a eficiência da comunicação digital. 

Com envios personalizados em larga escala, rastreabilidade e validade jurídica garantidas, é possível transformar a forma como sua empresa se comunica. Quer descobrir como isso acontece? 

Continue a leitura e veja como a integração entre ERP e comunicação digital pode revolucionar a interação com os seus clientes! 

O desafio dos envios em larga escala 

Para ilustrar a complexidade que muitas empresas enfrentam na comunicação, vamos imaginar a organização fictícia chamada ALFA, uma seguradora de convênios médicos com mais de 10 mil associados. 

Nesse contexto, todos os meses, a ALFA precisa enviar mais de 10 mil faturas de cobrança aos beneficiários, usando a comunicação multicanal para gerenciar com eficiência milhares de dados sensíveis. 

Diante desse cenário, precisamos considerar que mesmo que a ALFA tenha um ERP para gerenciar documentos caso fizesse os envios sem automação, estaria vulnerável a problemas manuais que poderiam resultar em falhas na entrega dos e-mails. 

Por isso, o que parece um pequeno gargalo deve ser pensado na perspectiva dos desafios de envio em larga escala, já que o atraso na entrega dos boletos levaria a prováveis milhares de clientes com a fatura em aberto e prejudicaria o caixa da ALFA. 

Integração de ERP + comunicação digital para auxiliar empresas 

Quando pensamos na integração do ERP com a comunicação digital, devemos considerar que esta possibilidade facilita que os dados dos contatos da empresa sejam adicionados com eficiência à plataforma de envios.

Nessa ótica, pensar na logística das entregas de boletos, por exemplo, não deve ser uma tarefa dissociada da importância da personalização dos envios, já que é comum que os clientes deem mais atenção para mensagens endereçadas aos seus nomes. 

Além disso, integrando a ferramenta de envio automatizado ao ERP, a empresa centraliza e padroniza os seus processos, assegurando escalabilidade para a comunicação corporativa. 

Junto dessas vantagens, a integração do ERP também garante que a troca de mensagens virtuais seja segura, uma vez que as soluções de envio de documentos contam com a rastreabilidade do histórico de interação entre empresas e clientes. 

Os principais benefícios da integração na rotina empresarial 

Uma vez que a comunicação digital corporativa é automatizada, precisamos olhar com atenção para os impactos positivos que esta ação tem na eficiência operacional, de forma que se destaca: 

  • Garantia de rastreabilidade 

Em ferramentas modernas, a comunicação é rastreável e tem a validade jurídica digital garantida, de forma que envios de faturas e notificações de cobrança ficam registrados e armazenados para consulta se necessário. 

Assim, caso a empresa precise protestar um cliente inadimplente, todo o histórico de envios servirá como prova para atestar que acordos foram tentados. 

  • Otimização de tempo e recursos 

Após a implantação dos envios automatizados integrados ao ERP, o desperdício de tempo com retrabalhos para corrigir falhas manuais, que são comuns antes da automação, chega ao fim. 

Logo, a empresa aproveita melhor os seus recursos humanos e ganha tempo para áreas mais sensíveis, como o atendimento direto ao cliente. 

  • Conformidade legal assegurada 

Outro benefício que a integração ERP + comunicação digital traz para a sua rotina é a garantia de conformidade legal, já que os envios são alinhados ao crivo das principais resoluções normativas da sua área de atuação. 

Por exemplo, se a solução for utilizada por um convênio médico, as mensagens estarão de acordo com as resoluções da ANS, sendo possível adicionar selos da ICP-Brasil ao conteúdo das mensagens.

Automatize os seus envios em uma solução segura e 100% integrável ao seu ERP! 

Diante do crescimento dos envios digitais e da necessidade de escala, integrar o ERP a uma solução de comunicação automatizada se tornou essencial para garantir eficiência no contato com os clientes. 

Nesse cenário, o WeSend AR se destaca como uma plataforma completa para envio de documentos e cobranças com rastreabilidade e validade jurídica, oferecendo a agilidade que a sua empresa precisa, com total conformidade legal.

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