Em 2024, mais de 120 milhões de assinaturas eletrônicas foram realizadas no Brasil, o que corresponde a um aumento superior a 130% se comparado ao ano anterior. Isso indica o momento de crescimento exponencial das comunicações empresariais e da tramitação de documentos on-line.
Nesse cenário, ao passo que o desenvolvimento da comunicação virtual é acelerado, a evolução traz novos desafios para muitas empresas, já que agora precisam resguardar a comunicação de fraudes e extravios para que haja validade jurídica digital.
Assim, a grande questão é: como fazer isso? Como proteger a comunicação digital e assegurar o seu respaldo jurídico?
Se essas dúvidas também são frequentes no seu dia a dia, siga a leitura e confira as melhores práticas para garantir autenticidade e validade legal para as suas interações digitais!
É o que determina a legitimidade dos documentos e das comunicações eletrônicas, como a exemplo de contratos, boletos e notificações de cobrança, com as normas legais vigentes.
Para isso, no Brasil, para que um envio digital tenha a sua validade jurídica reconhecida, é necessário que os seguintes critérios sejam atendidos:
Tais preceitos têm vigência desde a Medida Provisória 2.200-2/2001, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), emissora de certificados digitais que asseguram a identidade dos envolvidos na comunicação e a proteção dos documentos eletrônicos.
Caso as empresas não busquem por certificação digital ou por ferramentas que possam assegurar informações de rastreabilidade aos seus envios, os 4 principais riscos a que ficam expostas são:
O envio pode ser alvo de phising, o tradicional ataque cibernético que fisga informações privadas dos documentos. Isso acontece porque, sem certificação digital, as mensagens podem ser manipuladas sem que os envolvidos saibam.
Sem registros, não há como comprovar que as mensagens recebidas foram abertas. Por exemplo, se você deseja realizar uma cobrança, sem comprovar que uma notificação extrajudicial foi visualizada, não poderá seguir com nenhuma ação.
Sempre que não há validade legal assegurada em um comunicado, o seu conteúdo pode ser contestado e descredibilizado, como no envio de documentos jurídicos sem certificação, que podem ser desacreditados como provas em litígios.
Para evitar os riscos mencionados, é importante que os seus envios sigam uma estrutura que preza pela proteção em todas as etapas. Assim, prepare a sua equipe para o uso de:
Quando tramitadas por meios reconhecidos, as assinaturas digitais têm o mesmo valor que as físicas, o que torna os documentos autênticos e válidos como provas legais de que houve um acordo na comunicação virtual.
Ao tramitar a comunicação em plataformas que asseguram a rastreabilidade dos envios, você contará com relatórios de data e hora de entrega e visualização da mensagem pelo destinatário.
Tais registros são importantes porque servem de evidências legais em disputas onde uma das partes diz não ter recebido o contato.
Armazenar documentos digitais em repositórios protegidos e só enviá-los de modo criptografado evita alterações indevidas e mitiga as chances de phising na mensagem, resguardando as informações sensíveis no meio virtual.
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A validade jurídica online ganha mais destaque a cada ano, uma vez que é crescente em nosso país a quantidade de empresas que realizam comunicações digitais. Logo, é consenso que garantir autenticidade, integridade e rastreabilidade para os envios protege o seu negócio.
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