A personalização no trato com o público é o que mais diferencia as empresas que realmente estreitam a relação com os clientes daquelas que não fidelizam o usuário, mas que apenas são escolhidas enquanto o preço que cobram é vantajoso.
Nesse cenário, a comunicação personalizada e multicanal é a abordagem que verdadeiramente conecta as pessoas à sua empresa, e, também, que reforça o seu posicionamento enquanto uma organização atenta às demandas específicas dos clientes.
Junto disso, a cada interação com o cliente, o uso de dados transacionais gera uma expressiva quantidade de informações relacionadas ao comportamento do usuário, como, por exemplo, o seu comportamento frente a pagamentos e os canais pelos quais mais engaja com as mensagens.
Sendo assim, as empresas que sabem tais informações otimizam o atendimento, e conseguem oferecer experiências cada vez mais personalizadas, o que resulta em uma vantagem competitiva duradoura no mercado atual.
Então, continue nessa leitura para encontrar tudo o que você precisa saber sobre o papel estratégico dos dados transacionais e como aproveitá-los para melhorar a sua eficiência operacional e a satisfação dos seus clientes!
Primeiramente, é importante esclarecer que os dados transacionais são todas as informações geradas em interações cotidianas com clientes que possam colaborar para a futura segmentação no envio de documentos. Por exemplo, quando um pagamento é efetuado em um horário, esse horário torna-se um dado do comportamento do cliente.
Outros exemplos de dados transacionais são: compras realizadas, data e hora de envio e recebimento de mensagens e, ainda, as atualizações que o usuário faz sobre o seu status nas plataformas de atendimento.
O entendimento de que esses dados são estratégicos se deve ao fato de que são conteúdos que fornecem um retrato do comportamento do cliente, o que permite à sua empresa antecipar necessidades e oferecer uma experiência mais relevante.
Dentro do assunto de dados, a diferenciação desses termos é uma dúvida comum. Por isso, ressaltamos que os dados transacionais são todos os eventos específicos do comportamento do usuário, como uma consulta de saldo. Assim, essas informações são temporais e indicam ações pontuais.
Por outro lado, quando pensamos em classificações gerais, falamos nos dados dimensionais, que são atributos que contextualizam as interações, já que descrevem informações como a localização do cliente e o tipo de produto que ele adquiriu.
Quando falamos em comunicação multicanal, a principal caraterística dessa abordagem pode ser resumida em uma frase: estar onde o seu cliente está. Isso porque ao analisar o comportamento do usuário e investir em diferentes meios de envio, você:
Atualmente, devido à variedade dos canais digitais (WhatsApp, E-mail e SMS), que operam com excelência para as comunicações remotas, os usuários estão habituados à mobilidade, ou seja, a possibilidade de realizarem as suas demandas de qualquer lugar e hora.
Por exemplo, se uma pessoa quer pagar contas através do celular enquanto aguarda na fila para buscar os seus filhos na escola, ela procura o boleto em seus e-mails e, com agilidade, verifica seu saldo e pagar o débito via PIX - antes mesmo que os filhos cheguem.
Assim, a comunicação multicanal colabora para que no momento de envio das faturas para os seus clientes, possam ser escolhidos diferentes canais em uma estratégia adequada à LGPD, o que amplia as chances de o usuário engajar com a mensagem.
Quando você utiliza diferentes canais para o envio de documentos e notificações importantes e é atento ao comportamento do seu público para saber as redes mais utilizadas, o que você proporciona aos seus clientes é uma comunicação ágil e assertiva.
Junto disso, quando o uso dos envios multicanal é aliado à personalização, independentemente do canal utilizado, o usuário se sente reconhecido e valorizado, o que eleva os índices de satisfação com a sua empresa e a probabilidade de novas compras.
Nesse contexto, os dados transacionais, que apontam os horários de engajamento e os canais que o seu público mais utiliza, cumprem um papel indispensável na elaboração das estratégias de envio que realmente entregam impactos positivos.
Sabe quando a pessoa recebe as suas mensagens, mas nunca as responde e ainda alega não receber? É neste momento que uma comunicação mais assertiva se torna essencial para engajar esse usuário e lançar as bases para a fidelização deste cliente.
Para tanto, a organização precisa dispor de sistemas que trabalhem o engajamento, o que acontece em ferramentas que propiciam testes A/B, como o WeSend AR e que dispõem de rastreabilidade de eventos para personalizar ainda mais a experiência do cliente.
Desse modo, graças aos testes e às informações coletadas, você escolhe qual é o melhor canal para conversar com o usuário do seu serviço. Logo, a centralização dos dados transacionais viabiliza uma análise robusta e instantânea, o que apoia a sua empresa nos momentos críticos de baixo engajamento.
Imagine um plano de saúde que envia mensagens em larga escala com um alto volume de dados variáveis, sendo os documentos compartilhados desde faturas até resultados de baterias de exames. Assim, considere que com a comunicação multicanal essa empresa assegura:
O usuário do plano, ao receber uma comunicação proativa, como lembretes de pagamento ou atualizações de seus exames, sente-se mais valorizado e têm suas expectativas atendidas de forma consistente.
A automação elimina as tarefas manuais e reduz os custos de retrabalhos, o que amplia a agilidade de recebimento e resposta das mensagens, permitindo que, a partir dos dados obtidos, a sua equipe refine as estratégias de comunicação.
O plano de saúde oferece respostas rápidas e ajustadas ao histórico do cliente, como o canal em que mais costuma responder. Um exemplo disso seria retornar sobre a marcação de uma consulta por WhatsApp ao invés de E-mail.
A operadora de saúde consegue criar interações mais assertivas e relevantes, graças a sua ferramenta de comunicação estratégica, o que aumenta a satisfação dos clientes e potencializa as chances de retenção do usuário no plano.
Para potencializar a sua estratégia multicanal, é fundamental contar com ferramentas que integram dados transacionais. Nesse cenário, o WeSend AR é a solução completa para tornar essa tarefa simples e eficiente, graças à:
Com o WeSend AR, a sua empresa transforma dados brutos em uma valiosa fonte para ampliar a assertividade da comunicação, garantindo a melhor experiência ao seu cliente.
Os dados transacionais são a base para uma comunicação multicanal inteligente, que reduz os custos operacionais e aproxima os clientes da sua empresa. Mas atenção: inovar no atendimento com estratégias personalizadas demanda segurança!
Nesse contexto, nós destacamos o principal canal escolhido pelas empresas, o e-mail, para tirar todas as suas dúvidas sobre como um envio neste canal pode ter validade jurídica e dados variáveis que elevam a conexão com o público.
Crie estratégias personalizadas de e-mail em concordância com a Lei Geral de Proteção de Dados e transforme a comunicação do seu negócio!