31/10/2025

A adoção de estratégias de comunicação digital tem crescido entre as empresas como uma prática que eleva a experiência dos clientes, já que muitos passam a receber comunicados importantes nos canais que mais utilizam. 

Nesse cenário, o envio de notificações corporativas se divide entre e-mail, SMS e WhatsApp, demandando que as organizações se adaptem à comunicação multicanal corporativa e saibam como assegurar a proteção em diferentes ambientes virtuais.

Pensando nisso, siga a leitura para entender como aplicar a multicanalidade na prática e qual canal utilizar em cada situação, para otimizar os seus envios e fortalecer o seu relacionamento com parceiros e clientes!

O que é multicanalidade na comunicação corporativa?

Para tornar esse conceito mais claro, precisamos diferenciá-lo do de comunicação omnichannel. Nessa ótica, na multicanalidade a empresa utiliza diversos canais de contato para o cliente escolher onde receber notificações corporativas e documentos.

Por outro lado, no omnichannel, o objetivo é integrar todos os canais de comunicação, tornando possível que o cliente inicie uma conversa por e-mail e migre para o WhatsApp sem perder o histórico da conversa. 

Diante disso, seja pela multicanalidade ou pelo omnichannel, as duas vertentes demonstram uma mudança importante no contexto empresarial, que é a diversificação dos canais de envio de mensagem para que o conteúdo alcance mais clientes. 

Logo, ao notificar o indivíduo, junto da segurança e da prova legal desse contato, as organizações buscam pela comunicação multicanal corporativa, que garante que as pessoas sejam comunicadas nos canais em que mais estão presentes, como o WhatsApp. 

Os principais canais de comunicação e como utilizá-los

Atualmente, os canais de comunicação mais utilizados pelas empresas, de acordo com a necessidade do envio, são:

  • E-mail

É o principal canal para o envio de faturas, contratos e para negociações com os clientes, em razão do modelo de comunicação digital ser mais formal neste meio.

Para aprofundar esse entendimento, recomendamos que você confira o post: “Como reduzir a inadimplência com notificações digitais via e-mail”.

  • SMS

Graças à entrega mesmo sem internet, este canal é usado para lembretes curtos, como o aviso laboratorial de que os exames do cliente já estão prontos para retirada.

  • WhatsApp

Este é o melhor canal para o contato direto com os clientes, já que por ser a rede social de comunicação mais utilizada no Brasil, tende a garantir respostas rápidas.

Como escolher o canal ideal para cada tipo de envio

Além das características já citadas dos principais canais, é importante que você entenda que na comunicação multicanal corporativa, o envio precisa levar em conta a aproximação do cliente, junto da eficiência e da segurança do que deve ser comunicado. 

Então, aconselhamos que você eleja os seguintes critérios para decidir se usará e-mail, SMS ou WhatsApp:

  • Urgência
  • Nível de formalidade
  • Validade jurídica necessária
  • Experiência do cliente

Para ilustrar isso na prática, imagine que o setor jurídico da sua empresa utilize a comunicação digital para avisar o cliente de quebra de contrato por inadimplência recorrente, que trará no conteúdo que a prestação de serviços será interrompida. 

Nesse caso, o setor jurídico poderia escolher o e-mail porque, este comunicado:

  • É urgente - de natureza de fim do serviço.
  • É formal - trata-se de uma rescisão contratual.
  • Exige validade jurídica - porque em caso de litígios a sua empresa poderá utilizar a mensagem como prova legal.
  • Deve prezar pela experiência do cliente - porque a inadimplência ocorre por razões muitas vezes delicadas, que fogem do controle das pessoas.

Somando essas necessidades, entendemos que a formalidade é o que se sobressai nessa comunicação e, por isso, a melhor escolha será o e-mail com AR Digital, que terá valor jurídico incontestável e que reforça ao cliente a transparência da empresa no contato.

5 benefícios de adotar uma estratégia multicanal

Ao aplicar a comunicação multicanal corporativa, a empresa amplia o alcance e a efetividade dos seus envios, já que a adoção dessa estratégia garante:

1. Maior taxa de entrega e leitura

Utilizar diferentes canais aumenta as chances de o cliente receber e visualizar a mensagem no meio que mais utiliza.

2. Redução da inadimplência

Lembretes automáticos de vencimento de faturas via SMS ou WhatsApp evitam esquecimentos e favorecem pagamentos em dia.

3. Melhoria da experiência do cliente

Ao permitir a escolha do canal de preferência, você usa a personalização para aproximar o cliente, posicionando-se como uma empresa que demonstra atenção às necessidades do público. 

4. Eficiência operacional

Os diferentes canais trazem eficiência para a comunicação e  tornam o acompanhamento das interações com os clientes mais ágil.

5. Validade jurídica

Quando associada a soluções modernas, selos como o AR Digital podem ser adicionados à comunicação multicanal, para reforçar a prova de envio das mensagens.

Mais do que uma tendência, a comunicação multicanal é uma estratégia!

A adoção da comunicação multicanal corporativa vai além da compreensão de uma tendência de mercado, mais do que isso, esta é uma estratégia para empresas que buscam garantir segurança e eficiência nos seus envios. 

No WeSend AR, a solução multicanal da CTD, mais de 8 milhões de comunicados digitais são enviados todos os meses, conectando empresas aos seus clientes nos canais onde eles realmente estão. 

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