A adoção de estratégias de comunicação digital tem crescido entre as empresas como uma prática que eleva a experiência dos clientes, já que muitos passam a receber comunicados importantes nos canais que mais utilizam.
Nesse cenário, o envio de notificações corporativas se divide entre e-mail, SMS e WhatsApp, demandando que as organizações se adaptem à comunicação multicanal corporativa e saibam como assegurar a proteção em diferentes ambientes virtuais.
Pensando nisso, siga a leitura para entender como aplicar a multicanalidade na prática e qual canal utilizar em cada situação, para otimizar os seus envios e fortalecer o seu relacionamento com parceiros e clientes!
Para tornar esse conceito mais claro, precisamos diferenciá-lo do de comunicação omnichannel. Nessa ótica, na multicanalidade a empresa utiliza diversos canais de contato para o cliente escolher onde receber notificações corporativas e documentos.
Por outro lado, no omnichannel, o objetivo é integrar todos os canais de comunicação, tornando possível que o cliente inicie uma conversa por e-mail e migre para o WhatsApp sem perder o histórico da conversa.
Diante disso, seja pela multicanalidade ou pelo omnichannel, as duas vertentes demonstram uma mudança importante no contexto empresarial, que é a diversificação dos canais de envio de mensagem para que o conteúdo alcance mais clientes.
Logo, ao notificar o indivíduo, junto da segurança e da prova legal desse contato, as organizações buscam pela comunicação multicanal corporativa, que garante que as pessoas sejam comunicadas nos canais em que mais estão presentes, como o WhatsApp.
Atualmente, os canais de comunicação mais utilizados pelas empresas, de acordo com a necessidade do envio, são:
É o principal canal para o envio de faturas, contratos e para negociações com os clientes, em razão do modelo de comunicação digital ser mais formal neste meio.
Para aprofundar esse entendimento, recomendamos que você confira o post: “Como reduzir a inadimplência com notificações digitais via e-mail”.
Graças à entrega mesmo sem internet, este canal é usado para lembretes curtos, como o aviso laboratorial de que os exames do cliente já estão prontos para retirada.
Este é o melhor canal para o contato direto com os clientes, já que por ser a rede social de comunicação mais utilizada no Brasil, tende a garantir respostas rápidas.
Além das características já citadas dos principais canais, é importante que você entenda que na comunicação multicanal corporativa, o envio precisa levar em conta a aproximação do cliente, junto da eficiência e da segurança do que deve ser comunicado.
Então, aconselhamos que você eleja os seguintes critérios para decidir se usará e-mail, SMS ou WhatsApp:
Para ilustrar isso na prática, imagine que o setor jurídico da sua empresa utilize a comunicação digital para avisar o cliente de quebra de contrato por inadimplência recorrente, que trará no conteúdo que a prestação de serviços será interrompida.
Nesse caso, o setor jurídico poderia escolher o e-mail porque, este comunicado:
Somando essas necessidades, entendemos que a formalidade é o que se sobressai nessa comunicação e, por isso, a melhor escolha será o e-mail com AR Digital, que terá valor jurídico incontestável e que reforça ao cliente a transparência da empresa no contato.
Ao aplicar a comunicação multicanal corporativa, a empresa amplia o alcance e a efetividade dos seus envios, já que a adoção dessa estratégia garante:
Utilizar diferentes canais aumenta as chances de o cliente receber e visualizar a mensagem no meio que mais utiliza.
Lembretes automáticos de vencimento de faturas via SMS ou WhatsApp evitam esquecimentos e favorecem pagamentos em dia.
Ao permitir a escolha do canal de preferência, você usa a personalização para aproximar o cliente, posicionando-se como uma empresa que demonstra atenção às necessidades do público.
Os diferentes canais trazem eficiência para a comunicação e tornam o acompanhamento das interações com os clientes mais ágil.
Quando associada a soluções modernas, selos como o AR Digital podem ser adicionados à comunicação multicanal, para reforçar a prova de envio das mensagens.
A adoção da comunicação multicanal corporativa vai além da compreensão de uma tendência de mercado, mais do que isso, esta é uma estratégia para empresas que buscam garantir segurança e eficiência nos seus envios.
No WeSend AR, a solução multicanal da CTD, mais de 8 milhões de comunicados digitais são enviados todos os meses, conectando empresas aos seus clientes nos canais onde eles realmente estão.
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