A inadimplência é um dos maiores gargalos para o desenvolvimento das empresas, uma vez que impede que a previsão de lucro seja realizada. Por isso, estratégias para reduzir os não pagamentos se tornam essenciais entre as organizações.
Nesse cenário, atualmente as notificações digitais rastreáveis ganham destaque por permitirem o acompanhamento completo da notificação de cobrança, desde o envio até a abertura pelo cliente.
Assim, são geradas provas que protegem a empresa prejudicada com a dívida e impedem que o indivíduo inadimplente alegue o não recebimento do boleto.
Quer entender como isso acontece? Confira neste post como reduzir os índices de inadimplência no seu negócio com a segurança jurídica das notificações digitais rastreáveis!
Sempre que muitos clientes ficam inadimplentes, o fluxo de caixa varia e a estabilidade do negócio é ameaçada.
Diante disso, na perspectiva do crescimento, a inadimplência deixa milhares de organizações abaixo de seu potencial, porque ameaça diretamente a saúde financeira das empresas.
Logo, vale pensar no processo de cobrança, já que esta etapa define regras do cadastro de inadimplentes e pode ser uma das razões para o crescimento de indivíduos com débitos em aberto.
Nessa realidade, vale destacar que as cobranças tradicionais, como telefone, carta e e-mail sem validade legal, são cada vez mais obsoletas, por razões como:
Muitos indivíduos não utilizam mais a ligação como principal canal de comunicação
Por esses motivos, as empresas enfrentam o desafio de comunicarem-se com os clientes no canal certo, para que o recolhimento de débitos tenha sucesso e também, para que tenham proteção em caso de processos judiciais.
As notificações rastreáveis são grandes aliadas no processo de cobrança e redução da inadimplência porque estão alicerçadas em três pontos principais:
Toda notificação rastreada fornece para a empresa que a enviou um registro completo de interação do destinatário com o conteúdo. Nas cobranças, esse histórico vale como prova jurídica de que a empresa buscou acordos com o cliente.
No meio digital, a notificação com validade jurídica é criptografada, o que atesta a autenticidade do conteúdo e, por isso, eleva a transparência do recolhimento de débitos, ao proteger os dados da empresa e do cliente.
Muitos setores de serviços, como o da área da saúde na RN 593, estipulam que a comunicação de dívida só é válida se é rastreável. Assim, utilizando este meio de notificação, você mantém a conformidade jurídica com os órgãos reguladores.
A efetividade na comunicação tem se mostrado um grande diferencial para reduzir os índices de inadimplência, já que quando a empresa contata o devedor em um canal eficiente, a chance de resposta é maior, assim como a possibilidade de acordos.
Por isso, além de preservar o fluxo de caixa, a estratégia de desenvolvimento do negócio também é beneficiada, porque as notificações digitais rastreáveis:
Na prática, esses resultados se conectam a um impacto estratégico maior, já que diferente das soluções tradicionais, as notificações digitais oferecem validade jurídica para os envios.
Assim, junto com menos inadimplência, a organização ganha mais segurança e garante que as suas práticas estejam em conformidade regulatória.
Nessa lógica, investir na tecnologia rastreável significa tomar uma decisão estratégica para a saúde financeira do negócio, já que este recurso otimiza a cobrança no curto prazo, e também fortalece a sustentabilidade da empresa a longo prazo.
Falta de pagamento por alegações de não recebimento de fatura, ou envios via canais obsoletos, são fatos que podem ficar no passado para a sua empresa.
No WeSend AR, você automatiza o seu processo de cobranças em uma plataforma segura para o envio de notificações e documentos, e ainda garante total rastreabilidade e validade jurídica para a comunicação!
Quer ver o WeSend em ação? Clique aqui e conheça a solução que atende empresas em todo o Brasil e que pode ser a sua aliada no combate à inadimplência!