Chamamos multicanalidade estratégica a prática de uma empresa estar presente em diferentes canais digitais para dialogar com clientes e parceiros, investindo em estar presente na plataforma que o indivíduo acessa para elevar as chances de obter resposta.
Além disso, a comunicação multicanal corporativa ampliou o conceito de presença, já que além do envio de SMS ou e-mail, hoje as organizações buscam rastreabilidade e meios de assegurar a comprovação e a segurança dos seus envios.
Nesse cenário, vamos detalhar como escolher e quando usar e-mail, SMS e WhatsApp nas comunicações da sua empresa, garantindo mensagens eficientes e protegidas. Continue a leitura e confira!
A adoção da multicanalidade no mundo corporativo se explica pela mudança no comportamento dos destinatários, já que, se antes os indivíduos esperavam por cartas ou buscavam reuniões presenciais para negociar contratos, atualmente isso mudou.
Nesse cenário, os clientes buscam cada vez mais praticidade no recebimento de boletos e notificações, uma vez que esperam poder resolver tudo direto pelo celular, com poucos cliques.
Em paralelo, as empresas veem a importância de garantir que mensagens sensíveis cheguem ao destino certo e sejam visualizadas, especialmente pelas mudanças na LGPD, que exige que a comunicação multicanal corporativa se dê dentro dos preceitos legais.
Assim, a estratégia multicanal atende as necessidades do público e também dos negócios, por gerar interações com a mesma validade jurídica das presenciais e também garantir o cumprimento da Lei durante o processo de comunicação.
Para escolher o melhor canal para os seus envios, é importante relembrar que todos os canais são bons, desde que usados para a finalidade certa. Então, para decidir entre e-mail, SMS ou WhatsApp, considere as aplicações de cada um:
O e-mail é ideal para o envio de documentos, como é o caso de minutas contratuais, para agilizar a fase de negociações, ou contratos quando já prontos, para facilitar a coleta de assinaturas.
O SMS é utilizado para mensagens breves, como "seus pedidos estão prontos para retirada” ou, "seus exames já estão prontos", e a vantagem do seu uso é que o destinatário não precisa de internet para visualizar a mensagem.
No WhatsApp, a estratégia reside em buscar respostas rápidas dos clientes, já que é um canal mais próximo de comunicação, onde se pode fazer notificações digitais rastreáveis com segurança e validade jurídica.
Ao passo que a empresa cresce, cresce também o número de pessoas com quem é necessário se comunicar, já que são muitos clientes e fornecedores que passam a fazer parte do dia a dia do negócio.
Por isso, soluções digitais como o WeSend AR garantem uma comunicação multicanal corporativa que é integrada, permitindo que na mesma plataforma se possa programar envios de e-mail, SMS ou WhatsApp com rastreabilidade.
Assim, o dia a dia das equipes é agilizado, já que seja para o envio de cobranças digitais ou de contratos para assinatura, o controle sobre a entrega e a visualização por parte do destinatário é garantido, o que assegura a eficiência da comunicação.
Por isso, com a integração multicanal a sua empresa ganha:
Utilizar a comunicação multicanal corporativa envolve compreender, na prática, os impactos positivos que a multicanalidade estratégica traz para a sua empresa, garantindo envios mais ágeis e seguros nos canais que os clientes mais acessam.
Nessa perspectiva, as assinaturas podem ser agilizadas com o envio dos contratos com anexo para assinatura digital, e é possível ter ainda mais segurança, comprovando data e hora em que o documento foi assinado. Quer entender como?
Continue aprendendo sobre comunicação multicanal e acesse o Guia Completo do Carimbo do Tempo, o selo que assegura a autenticidade e a proteção das assinaturas em envios digitais!
