Nos últimos anos, os canais digitais se consolidaram como protagonistas na comunicação entre empresas e clientes, especialmente quando o assunto é a cobrança. Nessa ótica, torna-se essencial entender qual canal utilizar para alcançar, de forma efetiva e segura, o seu público.
Sendo assim, a digitalização dos processos financeiros, junto da automatização do envio de boletos e avisos, trouxe centralidade à importância da personalização na hora de buscar por uma interação eficiente.
Neste contexto, muitas empresas ainda enfrentam uma dúvida comum: devo escolher e-mail, SMS ou WhatsApp?
Essa é uma pergunta importante, já que a escolha do canal ideal impacta em fatores como a taxa de resposta, a segurança jurídica das interações e, também, os custos operacionais.
Pensando nisso, no blog post de hoje vamos ajudar você a compreender as particularidades de cada meio, já que este é o primeiro passo para evoluir de forma estratégica na cobrança digital. Confira!
De acordo com o Banco Central do Brasil, em 2024, o PIX foi responsável por mais de 70% das transações realizadas no país. Tal dado indica o crescimento dos pagamentos online entre a população, o que torna a adesão à cobrança digital por si só uma necessidade competitiva para que as empresas estejam onde o público está.
Nesse cenário, o pagamento eletrônico é um avanço em relação aos métodos tradicionais, uma vez que se antes o envio de cartas físicas e a espera demorada pelo retorno do cliente eram parte da rotina, hoje, tal prática não acompanha o ritmo do mercado.
Além de mais ágil, o envio virtual de boletos permite o rastreamento em tempo real, garante a criptografia das informações e traz às empresas que optam pela implantação da cobrança digital redução de gastos com impressão, postagem e armazenamento físico.
Somado a esses aspectos, em um mundo onde os cidadãos estão cada vez mais "online", comunicar-se em canais como e-mail e WhatsApp favorece o relacionamento com o cliente, que se torna mais direto e personalizado.
Embora todos os três canais sejam eficazes, eles apresentam características próprias que influenciam a taxa de sucesso nas cobranças a depender do perfil do usuário. Então, entenda os pontos-chave que devem ser analisados na escolha:
O e-mail é uma excelente alternativa para o envio de documentos detalhados, como faturas anuais e acordos de renegociação, já que oferece maior espaço para texto.
Além disso, por ser um meio amplamente utilizado no ambiente corporativo, funciona bem para públicos que têm o hábito de consultar regularmente a caixa de entrada.
Outro ponto é que no e-mail é possível utilizar recursos como o Carimbo do Tempo e a certificação do conteúdo, o que reforça a validade jurídica e a segurança na cobrança digital.
Para comunicações rápidas e objetivas, como notificações de vencimento ou lembretes de pagamento, o SMS é altamente eficaz.
Sua principal vantagem está no alcance, já que o canal não depende de internet e tem excelente taxa de entregabilidade para mensagens customizadas, mesmo em localidades com menor acesso a redes móveis.
Por sua natureza mais íntima de uso, o WhatsApp proporciona uma abordagem mais humanizada, se destacando pela interatividade e pelo tom conversacional.
Tal fato o torna um canal ideal para o envio de boletos e acordos a clientes que exigem um contato mais próximo.
Além disso, por ser uma plataforma acessada diariamente, o WhatsApp costuma apresentar altos índices de leitura e resposta, o que o torna uma ferramenta valiosa para reduzir a inadimplência.
Agora que já diferenciamos as situações em que cada canal mais se destaca, é importante mencionar que não existe um canal único que atenda a todas as situações de cobrança.
Desse modo, a eficácia da comunicação está na escolha inteligente dos meios, com base no tipo de mensagem, no perfil do cliente e no nível de segurança desejado.
Diante dessa realidade, empresas que adotam soluções que as auxiliam na integração entre e-mail, SMS e WhatsApp em uma única plataforma, tendem a ter maior vantagem competitiva quando o assunto é o engajamento com o público.
Isso porque a partir da análise das interações, é possível automatizar o envio de cobranças para determinado canal, conforme o comportamento do destinatário.
Portanto, atualmente a abordagem multicanal carrega um papel estratégico ao permitir o acompanhamento dos índices de resposta e garantir a comprovação jurídica de cada etapa, de forma segura e eficiente.
A cobrança digital é ideal para as empresas que desejam melhorar a comunicação com os seus clientes e recuperar valores com maior agilidade. Por isso, a personalização e a segurança são essenciais para uma estratégia eficaz.
Isso porque, somente ao entender as vantagens e limitações de cada canal, você poderá definir abordagens mais efetivas e com maior respaldo jurídico.
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