Assim como em todo negócio, um restaurante não só pode, como deve planejar e desenvolver a estratégia de SMS marketing mais condizente com sua realidade operacional.

É comum associar serviços como o SMS apenas às grandes empresas de telefonia, ou mesmo às redes de varejo e atacado de renome no mercado. Porém, a facilidade oferecida por uma solução tecnológica transforma o horizonte de resultados que pode ser alcançado.

Portanto, para desmistificar a utilização do marketing via SMS por restaurantes, iremos focar nos principais aspectos e benefícios que essa ação pode trazer. Afinal, a realidade atual pede por inovação e diferenciação no mercado e isso você encontra a seguir!

Por que um restaurante deve utilizar o SMS marketing como estratégia?

Se pararmos para pensar, um restaurante deveria estar entre os principais estabelecimentos do setor alimentício a utilizar diariamente o SMS.

Pense conosco: você tem um cardápio atrativo, excelente localização, constantes promoções atraentes e pratos realmente diferenciados. Como essas informações chegarão até seu cliente, se você não o informa com precisão?

“Ah, mas para isso meu negócio utiliza as redes sociais!”. Sim, esta é mais uma estratégia indispensável atualmente, mas, será que esse meio de comunicação oferece a acuracidade que o SMS viabiliza?

Você sabia que mais de 90% dos SMS são abertos em até 3 minutos? Ou ainda que a taxa de abertura do SMS é de mais de 95%?

Essa estratégia aproveita a premissa de que todo mundo hoje em dia possui um dispositivo e olha constantemente suas notificações.

Sendo assim, podemos dizer com segurança que o SMS marketing é um serviço de alta precisão, a partir de baixos custos e com um retorno altíssimo, ou seja, uma das

melhores ferramentas para utilizar em seu restaurante, a fim de aproximar cliente e empresa.

Vamos deixar, aqui, um outro conteúdo com 5 dicas para fazer sua primeira campanha personalizada de marketing via SMS. Confira!

Passo a passo para um restaurante extrair bons resultados com o SMS marketing

É fundamental compreender que o SMS pode ser tornar indispensável para seu restaurante. Isso porque, através do seu uso, é viável divulgar novidades, promoções, novos serviços e pratos, tudo para fornecer ao cliente mais informação e interação com seu empreendimento.

Abaixo, separamos alguns passos que julgamos imprescindíveis para que você obtenha bons resultados com uma estratégia sólida e eficiente. Ao final daremos uma dica que pode trazer maior eficiência ao seu processo de planejamento!

Seu público é bem segmentado, faça envios planejados

Para qualquer outro negócio, o SMS pode ser utilizado ao longo de todo o horário comercial (que, normalmente, se estende das 8h da manhã até as 17h da tarde). Porém, em um restaurante, esses horários se alteram e pode não fazer sentido enviar SMS no almoço, se seu restaurante atende apenas no jantar.

Portanto, identificar o horário ideal para comunicar os clientes é imprescindível para o sucesso dos envios.

O expediente começa às 18 horas? Então, potencialmente a partir das 17 horas, já é possível comunicar as opções do cardápio e as vantagens de chegar mais cedo. Isto é, oferecer um canal direto, que desperte interesse.

Vale ressaltar, também, que para uma estratégia de SMS dar certo, é essencial que a lista de contatos seja orgânica e criada a partir da coleta responsável e consciente das informações dos consumidores. Afinal, do contrário, você corre o risco de gerar Spam em seu SMS.

Invista em ações interativas com os clientes

Um dos grandes fatores que mais influenciam no SMS marketing é a qualidade da automação dos processos. Obviamente, os profissionais não irão enviar SMS por SMS, pois geraria lentidão, baixa eficiência e potencial para erros.

A alternativa é contar com um serviço automatizado e que permita ao seu negócio criar uma interação diferenciada com o cliente. Você pode muito bem fazer uso de palavras-chave para instigar uma ação/resposta do consumidor.

Por exemplo: é quinta-feira, final de semana à vista, e seu restaurante está prestes a realizar uma noite de tradicionais pratos brasileiros.

Logo, você pode oferecer descontos em determinado prato, ao disponibilizar nas mesas a opção de o cliente responder com um SMS para determinado número e a partir de uma palavra-chave: “O que acha de pedir 1 feijoada completa e ganhar 50% de desconto no segundo prato, nesse final de semana? Envie já “EU QUERO” para o seguinte número e participe!”.

Essa é a maravilha do SMS, ou seja, ele te permite ser direto e eficiente, ao passo em que cria diferentes ações estratégicas.

Aposte nas promoções relevantes e instigue sempre novidades

Todo restaurante oferece promoções, seja nos pratos principais, entradas ou até mesmo no Happy Hour, não é mesmo? Então, por que não deixar seus clientes cientes das facilidades e vantagens que seu estabelecimento oferece? Informe-os sempre das novidades e promoções, especificando regras e modo de participação

Além disso, monitore as taxas de abertura e rastreio dos processos de SMS para tornar a ação mensurável e entender melhor o que surte efeito e o que necessita de atenção e mudança.

Ofereça a opção de reservar mesas via SMS

Seu restaurante é muito movimentado? Está sempre com as mesas cheias e sente que falta organização na reserva das mesas? Sabia que com o SMS marketing você consegue viabilizar a opção de reserva via mensagem?

Além de trazer mais organização e fluidez ao operacional do restaurante, você pode alinhar estratégias de marketing para ampliar vendas.

Por exemplo: “Fazendo a reserva agora mesmo, através do nosso aplicativo, você ganha 15% de desconto nos pedidos de acompanhamentos e entradas. Aproveite!”.

Seu negócio também teve que migrar para o delivery? Como tem aliado as entregas às demandas dos clientes?

Perguntamos isso pois, através do SMS, você informa com maior precisão os clientes sobre seus pedidos. Um bom exemplo é quando você notifica o cliente de que já recebeu seu pedido, de que sua refeição está a caminho, ou demais especificidades.

Isso também abre margem para oferecer outras opções em refeição, sempre considerando seu histórico de compras.

Alinhe suas estratégias com uma solução inteligente

Todas as vantagens mostradas acima são fruto de um processo de SMS bem estruturado e planejado. Todavia, obter resultados palpáveis está intimamente relacionado à tecnologia no envio de SMS.

É necessário contar com uma solução inteligO SMS Marketing é uma estratégia ampla e eficiente, que traz inúmeros benefícios até mesmo para restaurantes. Acesse para entender como obter grandes resultados através do marketing via SMS!ente para fomentar a comunicação assertiva com seu público. Nesse sentido, a saída mais viável é investir em um serviço eficaz e profissional, onde você consiga: personalização, inclusão de links para interação com os clientes, maior segurança operacional e completo recurso de rastreio.

A partir disso, se torna possível almejar grandes resultados. E saiba que a CTD é a parceira certa para isso. Quer saber como? Entre em contato conosco e tire suas próprias conclusões!


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