O uso da tecnologia no setor público marca o adeus à burocracia e aos custos operacionais elevados na prestação de serviços. Com vistas a isso, o Brasil investe na modernização e, desde 2023, é considerado a economia mais inovadora da América Latina e Caribe, uma vez que já utiliza a automação de processos em muitas áreas.
Diante desse cenário, é importante destacar que ele ainda não se reflete em todos os setores brasileiros, já que quando olhamos para os municípios, são muitas as prefeituras que ainda enfrentam dificuldades que poderiam já ter sido solucionadas com ferramentas modernas.
Assim, as grandes filas para atendimento e a demora na liberação de documentos são apenas alguns dos problemas vivenciados por gestores e munícipes, logo, se faz essencial pensar em vias para desburocratizar a gestão municipal em todo o país.
Por isso, hoje vamos falar sobre os principais aspectos da transformação digital no setor público, apresentando serviços que já podem ser digitalizados para trazer mais eficiência e segurança para a administração dos municípios. Confira!
Para esclarecer o conceito, consideremos algumas das atividades governamentais que as cidades demandam: emissão de boletos de IPTU, gestão fiscal da arrecadação e administração de contratos de prestação de serviços. Você sabia que todas essas ações já podem ser automatizadas?
Por exemplo, se antes era preciso gastar com impressão de papel, postagem e envio físico para contatar um cidadão, atualmente, a entrega de notificações digitais torna este processo mais econômico e ainda proporciona um contato mais ágil com o munícipe.
Nessa ótica, além de atender rapidamente aos interesses da prefeitura, a modernização melhora a experiência do munícipe e, também, proporciona economias que podem ser revertidas em investimentos no bem-estar da população.
Logo, mais do que informatizar atividades, a digitalização envolve a reestruturação de processos com vistas à criação de uma cultura de gestão municipal voltada à inovação e à transparência.
Dentre as inovações adotadas pelas cidades brasileiras que já modernizam os seus serviços, se destacam os sistemas integrados para a análise de dados e, também, as soluções que tornam mais eficiente a entrega de mensagens e boletos.
Assim, plataformas que oferecem escalabilidade e segurança no armazenamento e na gestão da informação estão sendo cada vez mais utilizadas nos serviços públicos digitais, especialmente pela solidez que proporcionam para as análises e tomadas de decisão dos gestores.
Junto disso, cresce o uso de chatbots para atendimentos automatizados, facilitando a chegada de informações aos cidadãos. Também, para impulsionar a arrecadação pública e mitigar a inadimplência no IPTU, o uso da cobrança digital desponta enquanto uma grande inovação para muitos municípios.
Reunidas, essas tecnologias otimizam o trabalho da prefeitura, de modo a reduzir a burocracia no setor público e colaborar para o aceleramento de decisões e ampliam o acesso dos cidadãos aos serviços.
Mais do que destacar as vantagens da automação, é preciso apontar, na prática, como os governos se beneficiam da digitalização nos seus processos. Então, destacamos aqui os principais proveitos que as cidades testemunham com a inovação pública:
Em São Paulo, a cidade mais rica do Brasil, a automação do atendimento ao cidadão proporcionou uma economia de 74% para o caixa público, no programa SP156. Em números, a cidade divulgou que, para cada real investido, foi obtido um retorno de R$27.
Ouvidorias e sistemas de prestação de contas digitais fortalecem o controle social e a confiança da população, além disso, a validade jurídica online, que pode ser aplicada aos comunicados, reforça a credibilidade das informações compartilhadas pela prefeitura e as torna menos suscetíveis a fraudes.
Quando a prefeitura conta com um portal automatizado, os cidadãos ganham acesso a serviços sem filas ou deslocamentos. Assim, protocolam documentos e acompanham solicitações em tempo real, o que melhora a relação com o poder público graças à redução do tempo de espera para a resolução de demandas.
Mesmo que o uso da tecnologia traga muitos benefícios, é preciso relembrar que tais ganhos só se concretizam quando alguns desafios são superados. Por isso, na hora de modernizar a sua prefeitura, é importante atentar-se para:
Para funcionar plenamente, a transformação digital depende de acesso à internet de qualidade, especialmente nas regiões periféricas e rurais da cidade.
Por isso, até que toda a população esteja incluída digitalmente, é fundamental que a prefeitura siga disponibilizando os serviços digitais também de forma presencial.
A adesão aos processos digitais demanda que o governo invista na capacitação dos servidores e na divulgação das mudanças para a população, educando sobre como a modernização trará benefícios para a cidade.
Assim, é importante que sejam desenvolvidos treinamentos aos funcionários e propagandas para os munícipes, a fim de fortalecer a nova cultura institucional, pautada na tecnologia.
Ao manejar dados sensíveis no meio digital, como é o caso dos boletos de IPTU, a conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é obrigatória.
Por isso, a prefeitura deve optar por sistemas que são referência em segurança da informação, garantindo assim rastreabilidade e criptografia para todos os dados que forem tramitados e armazenados em canais digitais.
No Rio de Janeiro, atualmente, a Consulta Prévia de Eventos e Localização pode ser realizada em poucos cliques… Mas o que é isso?
A Consulta é uma etapa obrigatória para a realização de eventos públicos e atividades econômicas em determinados locais. Por exemplo, para realizar um show, é preciso fazer uma Consulta Prévia.
Antes da modernização desta área da prefeitura, o solicitante fazia a sua consulta e recebia um boleto bancário, que podia levar até 48h para ser pago. Assim, depois do pagamento, o processo seguia para análise até que a gestão do município retornasse.
Agora, é possível fazer a solicitação online e, via PIX, pagar a taxa para enviá-la à prefeitura. Assim, o que antes levava 2 dias para entrar no sistema, hoje leva minutos para debitar o pagamento, reduzindo a espera do solicitante por uma resposta da prefeitura.
No caso do Rio de Janeiro, ficam evidentes dois pilares da modernização digital municipal: a desburocratização da prefeitura e a satisfação do cidadão.
Se antes a prefeitura do Rio demorava para receber pedidos e atrasava o retorno, agora, com o novo sistema, tudo é feito de modo integrado e com vistas a agilizar as respostas à população.
A transformação digital é essencial para as prefeituras que buscam economia e um novo patamar de atendimento à população. Assim, ao digitalizar processos e investir em tecnologia, os municípios fortalecem a confiança do cidadão na gestão pública.
Então, como avançar nessa jornada? Lembramos que a modernização demanda estratégia e infraestrutura, especialmente porque a digitalização da administração municipal deve garantir a proteção dos dados da cidade.
Diante desse contexto, convidamos você para conhecer o Guia Completo sobre o Carimbo do Tempo, um recurso moderno que assegura a autenticidade e a validade jurídica de documentos digitais!