13/12/2024

Se antigamente era um padrão entre as empresas utilizar cartas para se comunicar com os clientes desde o primeiro contato de cobrança até o momento da recuperação de dívidas, hoje, esta é uma ação cada vez mais em desuso. 

Isso acontece porque a digitalização tem transformado diversos setores empresariais, e dentre eles, o processo de cobrança. As organizações buscam combinar eficiência, praticidade e redução de custos quando o assunto é o recolhimento de débitos. 

Nesse cenário, a cobrança digital vem para organizar o setor financeiro dos negócios, de forma a melhorar a experiência dos clientes e criar um processo de comunicação mais dinâmico, personalizado e seguro.

Então, veja neste conteúdo o que é a cobrança digital, como ela funciona, quais são as vantagens da sua aplicação e como o WeSend AR pode transformar essa área da sua empresa. Siga a leitura e veja como evoluir no setor de cobranças!

O que é cobrança digital?

É o modelo em que os pagamentos são realizados por meios eletrônicos, sendo anexado junto ao boleto enviado uma chave PIX ou um QR Code. Esse método oferece maior segurança, uma vez que os dados criptografados e rastreáveis, o que garante a integridade de todas as transações.

Tal proteção, somada à eficiência do envio, faz com que as empresas que adotam a cobrança digital possam otimizar o processamento dos pagamentos com total segurança no registro de boletos. Logo, há uma melhor experiência para os clientes que se traduz em melhores índices de recuperação de crédito.

Como funciona a cobrança digital?

No modelo digital, todas as etapas do pagamento – desde a emissão de faturas até o recebimento – são realizadas em plataformas online. Nessa situação, o acompanhamento das transações é feito em tempo real.

Junto disso, este método de recolhimento funciona a partir de uma abordagem multicanal, ou seja, o seu negócio pode escolher se quer se comunicar com o cliente via e-mail, SMS ou WhatsApp. 

Assim, o modelo digital traz uma maior personalização no trato com o público, vez que a escolha do canal depende do acompanhamento do sucesso nos índices de resposta. 

Plataformas de envio criptografado, como o WeSend AR, permitem que as empresas acompanhem dados de engajamento, o que colabora para o envio de notificações por canais que o cliente interage com frequência. Desse modo, além da segurança jurídica é assegurada uma alta taxa de entregabilidade.

Como escolher os meios digitais para usar?

A escolha do meio depende de dois fatores: o canal de maior presença da pessoa a quem o seu conteúdo se interessa e o objetivo da sua mensagem. Portanto, considere usar:

  • WhatsApp - para uma comunicação prática e humanizada, ideal em momentos de negociar dívidas ou enviar lembretes de pagamento.
  • SMS - para quando precisar de canal direto e amplamente acessível (não depende de internet), recomendado para enviar boletos e notificações rápidas.
  • E-mail - para uma comunicação mais robusta, como é o caso dos acordos de renegociação e os envios de faturas detalhadas.

Em todos esses canais, funcionalidades como o rastreamento de envio, o carimbo do tempo e a personalização de mensagens, fazem da cobrança via WeSend AR a solução ideal para as empresas que buscam otimizar as cobranças digitais.

7 vantagens da cobrança digital para o seu negócio 

Adotar a cobrança digital proporciona inúmeros benefícios para a suas empresas e para os seus clientes, dentre os que merecem destaque estão:

  1. Segurança e rastreabilidade

Com dados criptografados e monitoramento em tempo real, a cobrança digital reduz os riscos de fraudes e erros, o que colabora para a garantia de recebimento do boleto e facilita a realização de auditorias. 

  1. Redução de custos

Ao eliminar despesas de impressão, Correios e armazenamento de papel, a automação gera uma economia direta para o seu negócio. Também, é tornada menos onerosa a gestão de inadimplências, que ocorre toda no meio digital.

  1. Maior controle financeiro

Com relatórios automatizados, você acompanha em tempo real os pagamentos realizados e pendentes, o que proporciona uma administração refinada para ajustes rápidos e melhor planejamento estratégico.

  1. Menos inadimplência

Canais como WhatsApp e SMS facilitam a comunicação, o que eleva a probabilidade de recuperação dos valores devidos. Junto disso, os lembretes automáticos e a negociação personalizada contribuem para reduzir a inadimplência.

  1. Experiência do cliente

O envio digital oferece flexibilidade, discrição e personalização. Essas facilidades colaboram para que as boas práticas na carta de cobrança sejam respeitadas e proporcionam uma experiência menos invasiva aos clientes.

  1. Menor taxa de juros

Já que os seus custos são menores no modelo digital, você consegue negociar com os seus clientes melhores taxas de juros, o que torna as suas negociações mais atrativas e também contribui para a redução da inadimplência.

  1. Maior credibilidade

A adoção de novas tecnologias que ampliam a segurança dos envios transmite maior confiança aos clientes, de modo a reforçar a imagem da sua empresa enquanto uma organização preocupada com a experiência do consumidor.

4 passos para implementar a cobrança digital na sua empresa

É essencial contar com uma solução integrável aos seus API's e que disponha de funcionalidades que realmente facilitem a sua rotina, como o WeSend AR. Então, veja como essa solução facilita a implementação da cobrança digital na sua empresa:

  1. Faça a configuração inicial 

A plataforma se integra facilmente aos sistemas existentes no seu negócio via API, o que permite o envio automatizado das cobranças com a combinação de dados de diferentes setores.

  1. Prepare a automação de processos 

Você poderá usar templates personalizáveis e configurar lembretes automáticos, de acordo com as especificidades dos seus clientes, para o envio por diversos canais.

  1. Atenção à gestão de cobranças! 

Acompanhe em tempo real o status de cada pagamento, combinando os relatórios do WeSend com os do seu setor financeiro e, depois, acione notificações automáticas em caso de inadimplência.

  1. Confira a segurança

Crie mensagens adaptadas à identidade da sua empresa na comunicação com os seus clientes e acompanhe a validade jurídica de cada envio, assegurando a rastreabilidade e a comprovação de cada etapa.

Descubra mais possibilidades da cobrança automatizada!

A cobrança digital representa um avanço significativo na forma como empresas gerenciam pagamentos. Além de otimizar processos, ela melhora a experiência dos clientes e reduz a inadimplência.

Agora é o momento para implementar a cobrança digital na sua empresa! Os especialistas do WeSend AR estão prontos para ajudar você a transformar os seus envios em uma solução eficiente e segura.

Ainda não se convenceu sobre os benefícios da automação? Descubra ainda mais possibilidades que o aprimoramento das cobranças automatizadas traz para o seu negócio!

Quer saber mais sobre nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo.
Compartilhe
Onde estamos
Sede: Berto Círio, 1450, São Luis | Canoas – RS
Alameda Santos, 1773, Sala 1303, Jardim Paulista | São Paulo – SP
Contato
(51) 3415 3300(51) 98455 33000800 541 3300ctd@ctd.com.brTrabalhe Conosco
CTD - TECNOLOGIA DIGITAL LTDA | 93.445.484/0001-63
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.