Em um estudo recente realizado pelo SEBRAE, foi identificado que uma das melhores ações para prevenir perdas financeiras que colabora com o crescimento do negócio é desenvolver uma solução de combate às fraudes.

Comumente nos deparamos com notícias de ocorrências de fraude nas grandes empresas. Mas por que será que isso acontece com tanta frequência? Hoje em dia, o compartilhamento de dados se tornou algo comum. Justamente por isso que grandes empresas que possuem um enorme banco de dados se tornam alvos fáceis.

Dessa forma, a prevenção e desenvolvimento de soluções de combate às fraudes são assuntos críticos e estratégicos dentro do ambiente de negócios. Geralmente uma empresa que é alvo de fraude identifica dificuldades para detectar como isso aconteceu, ocasionando em consequências graves.

Portanto, para evitar qualquer tipo de transtorno ou reparar danos, conheça a seguir 5 estratégias de combate às fraudes!

5 estratégias de combate às fraudes

1 – Conheça a equipe, clientes e fornecedores

Quanto mais rápido uma fraude for identificada, mais fácil de ser reparada. Sendo assim, é importante que a empresa conheça quem são os colaboradores que fazem parte dos processos e, da mesma forma, quem são os clientes ou fornecedores que lidam diretamente com cada processo.

O setor de recursos humanos deve ficar responsável por conhecer de forma aprofundada cada colaborador contratado, para que assim toda equipe esteja alinhada aos propósitos, cultura e ética da empresa.

Quanto aos clientes e fornecedores, vale a pena implementar regras de compliance para evitar negócios com empresas envolvidas em qualquer atividade ilícita.

Vale ressaltar que todos dentro de uma organização são responsáveis pelo processo de prevenção à fraude. Entretanto, é o setor de gestão que possui maior responsabilidade, tendo em vista que somente ele pode criar um ambiente propício para a conscientização da importância do combate à fraude e para o fortalecimento da sua cultura.

2 – Gestão de riscos

Toda empresa está sujeita a riscos inerentes que podem gerar resultados negativos. No entanto, a empresa que possui uma política de gestão de riscos tem maior potencial para lidar com qualquer dificuldade, além de identificar ganhos financeiros ao contornar uma situação desagradável.

A gestão de riscos facilita a melhoria contínua da empresa e considera fatores humanos e culturais, reunindo informações de todos os setores e processos. Uma das maiores vantagens que auxilia no combate às fraudes é atuar de forma preventiva a essa situação.

Dessa maneira, é possível criar soluções e ao mesmo tempo enquadrar os limites de riscos, regras e parâmetros para facilitar a identificação de uma potencial fraude.

3 – Crie políticas de segurança da informação

Tudo o que envolve normas, métodos e procedimentos de proteção de dados é considerado uma política de segurança da informação.

Recentemente tivemos a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados, em que todas as empresas que lidam diretamente com a privacidade, idoneidade e segurança do consumidor.

Hoje, a informação é uma moeda de troca valiosa para as empresas que possibilita a criação de estratégias e crescimento. A partir do momento em que existe um vazamento dessas informações, toda a credibilidade da empresa é comprometida.

Por isso é de extrema importância que haja a implementação dessas políticas, a fim de minimizar riscos de fraudes e reduzir consideravelmente a vulnerabilidade dos sistemas de dados.

4 – Implemente processos de auditorias

O setor de auditoria é responsável por manter o equilíbrio, a integridade e a transparência das informações. Nesse contexto, cabe a equipe de auditoria monitorar constantemente a eficácia de todos os controles internos, relacionados a conflitos, riscos de fraudes ou qualquer desvio de conduta.

Vale ressaltar que as auditorias devem ser constantes e que todos os processos devem ser atualizados de acordo com os resultados obtidos.

5 – Gestão de dados e controle de acesso

Um dos principais fatores que ajudam a manter o sistema de informação seguro é o controle de acesso. Toda grande empresa precisa ter um setor de gestão de dados para que tenha um potencial competitivo no mercado, frente às necessidades que encontramos acerca desse assunto.

Por isso, é de fundamental importância que a empresa implemente políticas de controle de acesso com parâmetros adicionais que possibilitem uma visão de riscos para auxiliar no monitoramento.

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