Diante de um cenário em que abre portas para vários tipos de tecnologias em impressão, podemos destacar a impressão de dados variáveis. A atualidade pede personalização e um volume de impressões sob demanda. É justamente aqui que esse método de impressão se encaixa.

Essa modalidade é uma das maiores tendências atuais, que possui forte relação com o setor de marketing, promoção e vendas. Contudo, para que as estratégias de Marketing funcionem, é preciso que haja uma segmentação eficiente de acordo com o público e ao mesmo tempo uma impressão digital com tecnologias avançadas e alta qualidade.

Todos estes diferenciais são extremamente relevantes quando a empresa tem como objetivo se destacar neste mercado altamente competitivo. Confira a seguir como funciona o conceito de impressão de dados variáveis!

Como funciona a impressão de dados variáveis

impressão de dados variáveis

Quando falamos em impressão de dados variáveis falamos basicamente sobre a impressão personalizada, ou seja, cada página pode trazer um conteúdo diferente que contenha fotos, desenho, texto, dentre outros componentes gráficos.

O método ainda traz a opção de impressão em formato eletrônico, onde o material pode ser veiculado em qualquer plataforma de acordo com a estratégia da empresa. As páginas geradas podem conter informações e mensagens específicas para determinada segmentação de destinatário. Isso impacta positivamente no resultado das estratégias.

Como um bom exemplo, ao invés da empresa custear dez mil cópias diferentes de um documento para entregar aos clientes, a impressão de dados variáveis pode imprimir esses mesmos dez mil documentos originais, com mensagens personalizadas para cada cliente.

De modo geral, é possível utilizar esse conceito para a criação de diversas versões de um projeto para produção em massa. É de certa forma, um investimento mais econômico que traz retorno a curto prazo. Justamente por isso que é a modalidade de impressão mais procurada.

No entanto, vale ressaltar que existem 3 tipos de impressão de dados variáveis, todos com alto potencial de lucratividade. São eles:

Promocional: focado principalmente na comunicação direta com uma base de contatos segmentada. Dessa forma, é responsável por maximizar a resposta às mais diversas estratégias de comunicação e vendas.

Transacional: refere-se à impressão de informações específicas que são incluídas em faturas, boletos de cobrança, publicações, folhas de pagamento, contas e outros documentos de cobrança em geral.

Transpromocional: é o método de impressão de dados variáveis que une as duas opções citadas.

Esse tipo de impressão é utilizado principalmente no marketing direto, no qual as empresas precisam ter contato direto com o cliente. A CTD oferece uma infinidade de serviços relacionados à impressão de dados variáveis.

Com mais de 400 clientes de diversas áreas como publicidade/Propaganda, Marketing, Energia Elétrica, Varejo, Instituições Financeiras, Administradoras de Cartões de Crédito, Indústrias, Redes de Lojas, Empresas de Cobrança, Clubes, Órgãos Públicos, entre outros, a CTD está preparada com infraestrutura de ponta para atender empresas que buscam inovação, excelência e agilidade, sem abrir mão do custo-benefício.

Fale com um consultor