Há várias formas de conquistar e fidelizar clientes, como melhorar o atendimento, oferecer brindes, entre outros. Além disso, interação e comunicação frequentes também são muito importantes e é nisso que se baseia a estratégia de SMS marketing.

Com custo baixo e grande eficiência, essa maneira de se comunicar e atrair pessoas é muito usada. Porém, quem decidir optar por ela, precisa saber que há normas a serem seguidas. Elas estão previstas em leis e quem quiser ficar livre de multas dos órgãos de defesa do consumidor, deve trabalhar com atenção. 

Saiba mais sobre as regras do SMS marketing e descubra o que pode e o que não pode! 

O que a Anatel determina sobre o SMS marketing?

Há diversas normas estabelecidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre o envio de SMS Marketing. A principal delas, e que o empresário precisa estar ciente, é que não é permitido o envio de mensagens para qualquer pessoa. 

Com base no Art. 3º, XVIII da Resolução nº 632/2014 da Anatel, é determinado que nenhuma prestadora pode mandar mensagem de texto publicitária sem que o consumidor autorize previamente. Além disso, a prestadora deve dar a opção para que a pessoa cancele o recebimento de SMS marketing a qualquer momento. 

Para isso, muitas vezes ela pode responder a mensagem com a palavra “PARE”, por exemplo, para que tenha o seu número de celular descadastrado. No geral, a pessoa recebe uma nova mensagem, que confirma que ela quer deixar de receber propagandas. Se confirmar, a prestadora retorna, mostrando que irá parar de enviá-las. Também há casos nos quais o cliente precisa ligar para a operadora para cancelar o recebimento de SMS marketing. 

Seja como for, vale lembrar que essas regras são válidas desde 2012 e foram criadas porque os consumidores começaram a receber um volume grande de SMS marketing. Frequentemente, as mensagens nem eram interessantes a eles, o que incomodou e fez com que as normas fossem elaboradas. 

Além disso, é necessário recordar que as próprias operadoras exageraram no envio. Na época em que as primeiras regras começaram a ser publicadas, era comum que as pessoas reclamassem que foram acordadas, de madrugada, com diversos SMS da prestadora de serviço de telefonia móvel. 

Por isso, se você quer usar essa ferramenta, é importante ter bom senso. Além de só interagir com quem se cadastrou e autorizou o envio de publicidade, é necessário ter cuidado com o horário e com a quantidade de propagandas enviadas. 

Consequências para quem não se adequar 

O consumidor está protegido e pode recorrer a queixas na Anatel, no Procon e até mesmo no juizado cível, em casos extremos. Então, é preciso que a sua empresa se adéque e fique atenta às normas vigentes. 

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), dependendo do caso, a empresa pode receber multas milionárias, consequentes do descumprimento de regras. Contudo, evitar que isso aconteça é simples. Basta seguir as normas e leis vigentes e respeitar o seu cliente.

Além disso, é preciso trabalhar o seu envio de SMS Marketing com uma empresa séria e experiente no assunto. Dessa forma, evitará problemas e prejuízos. 

A CTD possui o que você precisa para fazer sua publicidade dentro das regras. Entre em contato e faça um orçamento! 



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