A inadimplência dos clientes é um dos grandes problemas das empresas. Não importa o porte: mesmo empresas de pequeno, médio ou grande porte passam por essa situação de forma recorrente. Uma solução pode ser o uso de SMS Marketing de cobrança. 

E, acredite, essa solução pode ser melhor do que você imagina. Além de ajudar a reduzir a inadimplência, aplicar esse meio de comunicação em sua estratégia pode evitar a falta de pagamento dos clientes. 

Quer descobrir como isso é possível? Descubra agora como funciona o SMS de cobrança e como ele pode reduzir substancialmente a inadimplência dos clientes do seu negócio!

Como funciona o SMS de cobrança?

O SMS Marketing é uma das estratégias mais eficientes de comunicação, e não é muito difícil entender o porquê. Afinal, por ser uma comunicação curta e direta, é comum que quase todas as pessoas sejam impactadas pela mensagem que a sua empresa enviar. 

Em termos simples, o SMS de cobrança nada mais é do que o envio de alertas, mensagens de negociação ou até mesmo código de barra, incentivando o pagamento do inadimplente. Essa é uma maneira muito mais barata, eficiente e confortável para o cliente do que as famosas ligações de cobrança.

E os resultados podem ser melhores do que você imagina. No próximo tópico, entenda por que a cobrança por SMS precisa fazer parte da estratégia de sua empresa agora.

Por que usar o SMS de cobrança? 

Se você ainda acha que a cobrança por SMS não é eficiente, talvez fique convencido depois de ver esses dados. De acordo com os dados do Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc), a taxa de retorno de negociação é até 30% maior do que em outras estratégias de cobrança. 

Além disso, esse é um meio muito menos invasivo do que outros métodos. Isso representa muito mais bem-estar para o cliente durante a negociação, que não se sentirá coagido, e também trará muito menos problemas para a sua empresa. 

Uma estratégia de cobrança focada em SMS Marketing também significa ter muito menos gastos. Diferente da estratégia de ligação, em que você precisa ter toda uma equipe de telemarketing e equipamentos, o SMS é enviado de forma automática por uma plataforma especializada, como a da CTD.

Quais os cuidados na hora de enviar uma cobrança por SMS? 

Agora, para ser eficiente e alcançar altos resultados na redução da inadimplência, é importante que existam alguns cuidados na hora de enviar uma cobrança por SMS. Confira abaixo algumas das dicas mais importantes para aplicar na estratégia de sua empresa!

Ofereça facilidade de pagamento 

O primeiro grande ponto que vai garantir a eficiência do SMS de cobrança é, justamente, a facilidade de pagamento. Faça uma mensagem clara e curta, informando que é possível negociar a dívida com taxas interessantes para o cliente. 

Tenha cuidado com o tom da mensagem 

O modo como você escreve a mensagem do SMS Marketing é mais importante do que se imagina. Mensagens com um tom de coação e ameaça não funcionam, podem fazer você perder o cliente e até mesmo render processos judiciais. De acordo com o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor, é proibido: 

“Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.“

Uma das vantagens do SMS Marketing é que trata-se de um meio muito menos invasivo que as ligações. No entanto, ainda assim, ter cuidado com o horário e o dia em que a mensagem de cobrança é enviada, é importante.

Use o SMS Marketing como lembrete de pagamento 

Outro papel do SMS Marketing que pode ajudar a reduzir a inadimplência do seu negócio é usá-lo de forma estratégica. Ou seja, além de usá-lo para cobrança, usar o SMS como forma de lembrete de pagamento, antes mesmo do cliente se tornar inadimplente. Isso pode ajudar a empresa a reduzir o problema antes mesmo dele acontecer. 

Além disso, pequenos atrasos no pagamento das contas também podem ser um bom gatilho para o envio de SMS Marketing. Nesse caso, o ideal é que as mensagens sejam acompanhadas pelo boleto da dívida e um breve aviso, informando que a conta está atrasada. 

E então, está pronto para usar a estratégia de cobrança por SMS e reduzir significativamente a inadimplência dos clientes de seu negócio? Aproveite para descobrir agora um pouco mais sobre a nossa solução de envio de SMS Marketing e entender como podemos ajudar você!


Compartilhe
Onde estamos
Berto Círio, 1450, São Luis, Canoas/RS
CEP: 92420-030
Contato
(51) 3472.3600
ctd@ctd.com.br
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.