O e-mail é uma das plataformas de comunicação mais utilizadas no mundo todo, mesmo depois do crescimento do uso de redes sociais. A verdade é que quase ninguém consegue viver sem o e-mail, principalmente porque ele é necessário até mesmo para criar uma conta em sites e redes sociais, além de ser fundamental no ambiente de trabalho. 

Isso torna o e-mail uma fonte fértil de comunicação para as empresas. Não é à toa que pelo menos 77% das empresas brasileiras utilizam estratégias de e-mail marketing. Porém, outra estratégia que também pode ser utilizada pelas empresas é o e-mail transacional. 

Quer descobrir o que é o e-mail transacional e como a sua empresa pode usá-lo de forma eficiente? Acompanhe esse artigo e descubra o papel dessa estratégia para a comunicação de sua empresa. 

Afinal, o que é um e-mail transacional? 

Você pode até não reconhecer o nome, mas é muito provável que já tenha tido acesso a um e-mail transacional. Toda vez que você faz um cadastro em um site ou compra um produto pela internet, recebe um desses e-mails transacionais, por exemplo. 

Diferente do e-mail marketing, o e-mail transacional é personalizado e entregue pela empresa diretamente para um usuário. Ou seja, não são e-mails enviados em massa, e nem mesmo publicidade. 

Algumas empresas acham que apenas os e-commerces podem usar o e-mail transacional, mas, na realidade, muitas outras empresas podem se beneficiar com o uso dele. Confira um pouco mais sobre isso no próximo tópico!

Como usar o e-mail transacional na estratégia da empresa?

Se a sua empresa precisa gerar faturas, boletos ou outros documentos transacionais para clientes, talvez deva começar a avaliar as funcionalidades de um e-mail transacional. Afinal, ainda que muita gente goste de receber o boleto impresso, no endereço de sua casa, muitas outras já começaram a preferir aqueles que são enviados por e-mail. 

O e-mail transacional é uma possibilidade de oferecer praticidade para seu cliente, e tudo isso de forma completamente segura. Além disso, essa pode ser uma oportunidade para reduzir custos de impressão.  Alguns cuidados também permitem que a empresa aproveite o melhor dessa estratégia. 

Os e-mails transacionais raramente caem na caixa de spam, que é um problema recorrente para o e-mail marketing, por exemplo. Ao mesmo tempo, as informações e a função do e-mail transacional são extremamente úteis para o cliente, e as taxas de abertura do e-mail são grandes. 

Abaixo, confira alguns pontos que podem tornar toda a sua estratégia ainda mais eficiente! 

Ofereça um atendimento personalizado 

A primeira grande característica do e-mail transacional é a sua personalização. Afinal, aquele e-mail está sendo enviado para uma pessoa específica, com informações que são referentes apenas a ela. 

No entanto, você pode tornar essa experiência ainda melhor com alguns cuidados. Chamar a pessoa pelo nome durante o e-mail transacional, por exemplo, é uma maneira de tornar a comunicação mais pessoal e eficiente. 

Coloque os contatos da empresa na assinatura do e-mail 

Ainda que seja um e-mail automático e que não necessite de uma resposta, não deixe de oferecer a possibilidade de comunicação com seu cliente. Mensagens como "não responda esse e-mail" são simples, mas dão ao cliente a impressão de que não pode contar com sua empresa para tirar dúvidas ou resolver problemas. 

Uma solução é colocar uma mensagem que indique para o cliente como entrar em contato através de outros métodos. É possível disponibilizar um número de telefone, ou até mesmo um e-mail de suporte. 

Use o assunto do e-mail em português

Apesar do e-mail transacional raramente cair na caixa de spam, existem alguns pontos que podem reduzir a taxa de abertura da mensagem. Por exemplo, o assunto ou o contato da empresa estar em inglês, pode dar a impressão de que é um e-mail com vírus e assustar o cliente. 

Por isso, é importante que o assunto do e-mail esteja em português e com uma mensagem clara. Isso passa segurança para o usuário, mostrando que o e-mail é legítimo. 

E então, entendeu o papel do e-mail transacional na comunicação da empresa? Se você gostou das dicas, aproveite para nos seguir através das redes sociais!

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