Trabalhe Conosco
Central de Vendas
Atendimento WhatsApp0800 541 3300
Quem Somos
Soluções
WeSendImpressão
Clientes
Conteúdo
BlogMateriais Educativos
LGPD
Portal de Privacidade
Solicite contato comercial

E-mail transacional: sua empresa sabe como usá-lo?

O e-mail é uma das formas de comunicação mais utilizadas no mundo, mesmo após o surgimento das redes sociais. Saiba como usar o e-mail transacional em sua empresa!
7/10/2019

O e-mail é uma das plataformas de comunicação mais utilizadas no mundo todo, mesmo depois do crescimento do uso de redes sociais. A verdade é que quase ninguém consegue viver sem o e-mail, principalmente porque ele é necessário até mesmo para criar uma conta em sites e redes sociais, além de ser fundamental no ambiente de trabalho. 

Isso torna o e-mail uma fonte fértil de comunicação para as empresas. Não é à toa que pelo menos 77% das empresas brasileiras utilizam estratégias de e-mail marketing. Porém, outra estratégia que também pode ser utilizada pelas empresas é o e-mail transacional. 

Quer descobrir o que é o e-mail transacional e como a sua empresa pode usá-lo de forma eficiente? Acompanhe esse artigo e descubra o papel dessa estratégia para a comunicação de sua empresa. 

Afinal, o que é um e-mail transacional? 

Você pode até não reconhecer o nome, mas é muito provável que já tenha tido acesso a um e-mail transacional. Toda vez que você faz um cadastro em um site ou compra um produto pela internet, recebe um desses e-mails transacionais, por exemplo. 

Diferente do e-mail marketing, o e-mail transacional é personalizado e entregue pela empresa diretamente para um usuário. Ou seja, não são e-mails enviados em massa, e nem mesmo publicidade. 

Algumas empresas acham que apenas os e-commerces podem usar o e-mail transacional, mas, na realidade, muitas outras empresas podem se beneficiar com o uso dele. Confira um pouco mais sobre isso no próximo tópico!

Como usar o e-mail transacional na estratégia da empresa?

Se a sua empresa precisa gerar faturas, boletos ou outros documentos transacionais para clientes, talvez deva começar a avaliar as funcionalidades de um e-mail transacional. Afinal, ainda que muita gente goste de receber o boleto impresso, no endereço de sua casa, muitas outras já começaram a preferir aqueles que são enviados por e-mail. 

O e-mail transacional é uma possibilidade de oferecer praticidade para seu cliente, e tudo isso de forma completamente segura. Além disso, essa pode ser uma oportunidade para reduzir custos de impressão.  Alguns cuidados também permitem que a empresa aproveite o melhor dessa estratégia. 

Os e-mails transacionais raramente caem na caixa de spam, que é um problema recorrente para o e-mail marketing, por exemplo. Ao mesmo tempo, as informações e a função do e-mail transacional são extremamente úteis para o cliente, e as taxas de abertura do e-mail são grandes. 

Abaixo, confira alguns pontos que podem tornar toda a sua estratégia ainda mais eficiente! 

Ofereça um atendimento personalizado 

A primeira grande característica do e-mail transacional é a sua personalização. Afinal, aquele e-mail está sendo enviado para uma pessoa específica, com informações que são referentes apenas a ela. 

No entanto, você pode tornar essa experiência ainda melhor com alguns cuidados. Chamar a pessoa pelo nome durante o e-mail transacional, por exemplo, é uma maneira de tornar a comunicação mais pessoal e eficiente. 

Coloque os contatos da empresa na assinatura do e-mail 

Ainda que seja um e-mail automático e que não necessite de uma resposta, não deixe de oferecer a possibilidade de comunicação com seu cliente. Mensagens como "não responda esse e-mail" são simples, mas dão ao cliente a impressão de que não pode contar com sua empresa para tirar dúvidas ou resolver problemas. 

Uma solução é colocar uma mensagem que indique para o cliente como entrar em contato através de outros métodos. É possível disponibilizar um número de telefone, ou até mesmo um e-mail de suporte. 

Use o assunto do e-mail em português

Apesar do e-mail transacional raramente cair na caixa de spam, existem alguns pontos que podem reduzir a taxa de abertura da mensagem. Por exemplo, o assunto ou o contato da empresa estar em inglês, pode dar a impressão de que é um e-mail com vírus e assustar o cliente. 

Por isso, é importante que o assunto do e-mail esteja em português e com uma mensagem clara. Isso passa segurança para o usuário, mostrando que o e-mail é legítimo. 

E então, entendeu o papel do e-mail transacional na comunicação da empresa? Se você gostou das dicas, aproveite para nos seguir através das redes sociais!

Quer saber mais sobre nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo.
Solicite contato comercial
nossoS endereços
Compartilhe
Onde estamos
Sede: Berto Círio, 1450, São Luis | Canoas – RS
Alameda Santos, 1773, Sala 1303, Jardim Paulista | São Paulo – SP
Contato
(51) 3415 3300(51) 98455 33000800 541 3300ctd@ctd.com.brTrabalhe Conosco
CTD - TECNOLOGIA DIGITAL LTDA | 93.445.484/0001-63
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.