Os serviços de saúde são uma das mais importantes necessidades da população, sendo o acesso ao cuidado um direito básico estipulado pela Constituição Federal.
Nessa ótica, milhares de brasileiros, a fim de melhorar a qualidade do acesso a tratamentos médicos e exames, contratam operadoras de saúde para intermediar as suas demandas.
Dessa maneira, os convênios ficam responsáveis por atender às expectativas dos beneficiários enquanto lidam com a sensibilidade do tratamento à saúde e, também, com o crescente aumento dos custos neste setor.
Logo, são estimuladas as estratégias para a redução de gastos operacionais, sem que a qualidade do atendimento seja comprometida.
Pensando nisso, no blog post de hoje vamos apresentar medidas que podem ajudar você a controlar e reduzir o valor gasto para manter as atividades operacionais da sua operadora de saúde, preservando a excelência no atendimento ao beneficiário. Siga a leitura e confira!
Primeiramente, é importante que cada centavo que você destina às diferentes áreas da sua organização seja identificado. Nessa ótica, para que uma boa estratégia de economia seja empregada, é preciso que todas as despesas diretas e indiretas estejam bem catalogadas.
Sendo assim, é preciso que você considere o quanto a operadora gasta com salários, insumos médicos, exames e ainda, nos processos de cancelamento por inadimplência. Essas áreas impactam no fluxo de caixa da empresa e geram custos onerosos, se não forem bem controladas.
A partir disso, o desconhecimento de como os recursos são investidos pode implicar na aplicação errônea de medidas de austeridade, levando, por exemplo, a cortes que afetam a qualidade do atendimento.
Dessa forma, mapear e monitorar as despesas, entendendo o impacto de cada uma no produto final da operadora, que é fornecer um bom serviço em saúde, são ações essenciais para garantir a eficiência na redução de custos.
Uma vez que as suas despesas estejam bem catalogadas, é importante que você conheça quais são as estratégias atualmente mais eficazes para investir de forma mais inteligente os recursos da sua organização. Por isso, considere:
As auditorias auxiliam a sua equipe a identificar quais são os procedimentos menos usuais, de modo que o plano consegue visualizar quais são os serviços mais importantes de serem contemplados na cobertura da operadora.
Junto disso, ao assegurar maior controle sobre os gastos, tal prática torna mais fácil identificar oportunidades de economia, sem prejudicar a qualidade do serviço oferecido ao cliente do plano.
A terceirização colabora para reduzir a carga de atividades internas e assegurar maior especialização para a equipe da operadora. Nesse sentido, o suporte técnico e a gestão de TI são exemplos de serviços que podem ser terceirizados.
Vale ressaltar que com serviços terceirizados, é eliminada a necessidade de uma equipe permanente para cada área, o que otimiza custos, já que alguns setores nem sempre demandam de atividades e profissionais contratados em tempo integral.
Quando as informações estão centralizadas, a gestão é facilitada, o que mitiga as chances de que sejam considerados dados desatualizados na análise da redução de custos, visto que a precisão dos registros é priorizada.
Além disso, as informações integradas garantem que a correta aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados na saúde, uma vez que este é um setor que precisa recolher uma quantidade importante de relatos sensíveis dos clientes.
Com o crescimento das reuniões on-line e o aumento dos cidadãos nas plataformas remotas, a telemedicina tem se tornado uma alternativa segura e conveniente para os beneficiários.
Assim, mantendo a qualidade no atendimento, a redução de consultas presenciais implica em menos custos para os convênios, já que os médicos têm menos gastos com a infraestrutura física e os materiais de consumo.
Contar com soluções especializadas para a gestão de contratos e o atendimento ao cliente são exemplos de facilidades que podem implicar em importantes reduções de custos a médio e longo prazo.
A automação visa livrar a equipe de tarefas repetitivas, o que implica em menos gastos com mão de obra e eleva a velocidade dos processos internos, o que garante o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
Reduzir custos no dia a dia operacional da organização é a principal via para assegurar a sustentabilidade financeira do negócio, já que isso permite à operadora de saúde seguir se desenvolvendo com solidez no mercado e melhoria contínua do serviço.
Nesse cenário, quando pensamos em vias para mitigar a inadimplência dos usuários, estreitar relacionamentos e proteger o caixa da empresa, a comunicação com validade jurídica se destaca como uma importante e econômica via para proteger as operadoras.
Ainda, vale ressaltar que quando a gestão dos recursos é eficiente e o contato que o plano faz com os beneficiários é seguro, o atendimento se torna mais ágil, respondendo com precisão às necessidades de saúde de cada indivíduo.
Portanto, a longo prazo, o corte inteligente de gastos se traduz em uma organização mais robusta e competitiva no mercado, preparada para operar com boas margens financeiras e manter a excelência na assistência daqueles que contratam os seus serviços.
Implementar auditorias, terceirizar atividades, centralizar informações, investir em soluções remotas e automatizar processos são algumas das estratégias mais eficazes para alcançar a redução eficaz de custos na sua operadora.
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