7/6/2024

Segundo dados veiculados pelo portal UOL, em 2023, foram registradas mais de 900 reclamações por dia pelos planos de saúde, sendo a queixa principal a inadimplência dos beneficiários. 

Diante desse cenário ameaçador para os convênios no Brasil, a Agência Nacional de Saúde (ANS), recentemente, ampliou as normas para a comunicação de cancelamento dos planos em razão de não pagamento. 

Sendo assim, é importante ressaltar que o objetivo das novas regras reside em modernizar e facilitar o contato entre operadoras e beneficiários, trazendo mais clareza, segurança e transparência ao processo. 

Para saber mais sobre isso, continue nessa leitura para ver em detalhes as novas diretrizes da ANS e quais são os impactos e benefícios da nova previsão!

O que você precisa saber das novas regras da ANS para a comunicação de inadimplência

A nova previsão da Agência Nacional, visa inserir os planos de saúde em mais meios de comunicação e manter o rigor para os prazos e confirmações de contato. Então, confira em detalhes 4 pontos importantes da novidade:

  1. Quais são os meios eletrônicos para contatar o consumidor

A Resolução Normativa 593/2023 da ANS, divulgada em 20/12/2023, permite que a notificação de inadimplência seja agora realizada, além dos já praticados atualmente, a partir dos seguintes meios:

  • E-mail com certificado digital e confirmação de leitura;
  • Mensagem de texto (SMS) para celulares, desde que o usuário confirme o recebimento;
  • Mensagem em aplicativos de dispositivos móveis, como o WhatsApp, com mensagens criptografadas e com confirmação de ciência pelo usuário;
  • Ligação telefônica gravada com confirmação de dados pelo interlocutor.

  1. Sobre o prazo para notificação por inadimplência

A partir do dia 01 de abril, as operadoras devem notificar os beneficiários até o quinquagésimo (50º) dia de inadimplência. 

Vale a ressalva de que, transcorridos os cinquenta dias de inadimplência sem contato do convênio, a notificação após o prazo somente terá validade se a operadora garantir um período de 10 dias para que o usuário quite o débito. 

Além disso, a ANS destaca que a data da notificação deve ser comprovada pela operadora, que tem o dever de utilizar os meios de validação jurídica reconhecidos para a comunicação.

  1. Os requisitos para exclusão ou suspensão por não pagamento

Para que a rescisão unilateral do contrato por inadimplência seja contemplada, será necessário que o beneficiário tenha duas mensalidades não pagas, consecutivas ou não, no período de 12 meses.

Portanto, a operadora precisará comprovar a inadimplência, bem como as tentativas de contato anteriores, usando comunicação com rastreabilidade, dentro dos prazos previstos pela ANS.

Se houver regularidade em todo o processo comunicativo e for validado que o usuário do convênio se manteve inadimplente e não se manifestou nas oportunidades de contato, o contrato poderá ser cancelado pela operadora.

  1. O que deve ter no conteúdo da notificação

As diretrizes da ANS estipulam que as mensagens devem trazer clareza e uma notificação somente será reconhecida como tal, se tiver:

  • Número de dias de inadimplência e os meses em atraso;
  • Formas e prazos para o pagamento da dívida e regularização do contrato;
  • Contatos da operadora para o esclarecimento de dúvidas.

Qual é o impacto das novas regras para os planos de saúde

A partir das novas previsões, vale dizer que a implementação das possibilidades divulgadas pela ANS traz custos associados, uma vez que a notificação eletrônica deverá ter a inviolabilidade e entrega confirmadas. 

Para isso, os convênios precisarão, inicialmente, investir em tecnologia e treinamento para garantir a conformidade com as normas. 

Dessa maneira, as empresas estarão prontas para estarem também os meios digitais que é onde a maioria dos beneficiários está conectada e vendo mensagens em tempo real.

Veja 3 estratégias para cumprir as novas exigências de forma eficaz

A fim de simplificar a adesão às regras divulgadas e ampliar as chances de contato com o público inadimplente, separamos aqui três ações fundamentais para os planos de saúde:

  1. Escolha uma plataforma segura para enviar as suas notificações

Opte por uma ferramenta para o envio automatizado de notificações eletrônicas, que cumpra as exigências de validade jurídica na mensagem, com rastreabilidade e comprovação de toda a comunicação.

  1. Acompanhe os registros de inadimplência com atenção

Crie processos internos para acompanhar a situação de pagamento dos beneficiários, entendendo quando o contato pode reduzir a inadimplência. Além disso, registre todas as tentativas de notificação em um histórico detalhado.

  1. Capacite a sua equipe a partir das diretrizes divulgadas

Treine os colaboradores para usar as ferramentas e realizar os procedimentos que a sua operadora utilizará. Todos os funcionários devem estar preparados para gerenciar as notificações e resolver as dúvidas dos beneficiários.

Quais são os benefícios de uma abordagem proativa na gestão da inadimplência?

Quando as operadoras têm um processo estruturado para controlar os casos de não pagamento e atentam-se às reincidências do problema, as chances de resolução a partir de uma abordagem proativa são elevadas. 

Assim, são vantagens de controlar os débitos e manter uma comunicação clara com os clientes não pagantes:

  • Identificação precoce dos casos de inadimplência, que permite ações corretivas e negociações mais rápidas antes que ocorram muitos juros;
  • Redução do risco de cancelamentos do plano, de modo a melhorar a estabilidade financeira da operadora;
  • Manutenção de um relacionamento positivo com os clientes, o que reforça a confiança com o serviço e amplia a satisfação dos beneficiários.

Conte com o WeSend AR e reduza a inadimplência de acordo com as normas da ANS!

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A plataforma é especializada no envio de notificações e documentos eletrônicos com validade jurídica, e garante autenticidade e segurança para todo o processo de comunicação.

Com o WeSend, a sua empresa automatiza o processo de notificação, acompanha o status dos envios e mantém um registro detalhado das interações com os beneficiários!

Isso assegura o cumprimento das novas normas, eleva as chances de pagamentos a partir de acordos e fortalece a relação do convênio com os clientes.

Revolucione a gestão da inadimplência da sua operadora com o WeSend AR e garanta a segurança e o sucesso das suas comunicações! 

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