Se você não nutre e aprofunda a relação com seus clientes, chegará uma hora em que não terá mais para quem vender, e é aí que o atendimento ao cliente faz a diferença, para que eles continuem fazendo negócios com você ainda por muito tempo.

É no atendimento personalizado que a marca ganha seguidores e defensores que irão disseminar suas qualidades a outros potenciais clientes.

Você sabia que mais de 90% dos consumidores atuais dizem ter mais confiança na indicação de pessoas próximas do que nos diferentes formatos tradicionais de marketing?

Portanto, no post de hoje veremos algumas estratégias que podem te aproximar do atendimento ideal.

Temos certeza de que ao final do conteúdo você não verá a hora de praticar as dicas reunidas pela CTD. Vamos lá, então!

Atendimento ao cliente: quatro estratégias para praticar agora mesmo!

1. Tenha uma postura de autenticidade perante as necessidades dos clientes

Ao longo dos últimos anos, é quase como se o consumidor tivesse desenvolvido um outro nível de consciência acerca das ações de uma marca, em especial nos últimos meses de pandemia.

Na prática, quer dizer que suas ações não podem objetivar apenas os resultados e benefícios próprios, ou seja, é imprescindível focar nas necessidades do cliente. Afinal, se você obtiver sucesso no atendimento ao cliente, automaticamente os resultados surgirão.

O cliente, hoje, capta as informações muito rapidamente e consegue discernir quando a marca não leva em consideração suas necessidades reais. Caso você aja dessa maneira, a única consequência é o afastamento do consumidor em direção à concorrência.

É preciso conhecer a fundo as necessidades do seu consumidor para que consiga ser autêntico, mas sem deixar transparecer que você sabe tudo sobre ele. Então, o equilíbrio é essencial, pois do contrário, o consumidor pode perder a confiança em sua marca.

Vamos deixar aqui uma pesquisa interessante e que pode nortear esse primeiro passo da sua estratégia. A Consumer Pulse Survey entrevistou mais de 8 mil consumidores e constatou que mais de 80% deles preferem gastar com marcas que tenham objetivos alinhados aos seus valores pessoais!

Leia também: Você precisa de E-mail Marketing para ampliar a conversa com seus clientes!

2. Mantenha uma comunicação periódica, mesmo quando tudo estiver bem

Você não precisa esperar que algo de ruim aconteça para que se comunique com o cliente. Muito pelo contrário: o atendimento preventivo é a melhor estratégia para antecipar problemas, manter a satisfação e gerar engajamento.

Entretanto, isso precisa acontecer de forma planejada, sem excessos e no momento oportuno. Por exemplo, elabore um fluxo de comunicação, no qual a interação seja através de e-mail marketing semanal

Mas nem pense em enviar apenas e-mails de venda. Você precisa agregar valor àquela interação.

Isso pode ser feito com um conteúdo relevante e que supra suas necessidades. Você abre um canal amplo de comunicação, enriquece sua base de conhecimento e passa a ter grandes chances de se firmar como referência, além de maximizar a oportunidade de recomendação a outras pessoas.

3. Promova o atendimento ao cliente de forma humanizada para agregar valor

Hoje, é muito comum utilizar ferramentas de automação no atendimento ao cliente, mas em hipótese alguma você pode deixar a comunicação humanizada de lado.

A tecnologia faz sua parte em oferecer agilidade e otimização, mas é aquele contato extra e próximo que faz a diferença.

Sendo assim, vamos assumir situações em que a automatização no atendimento não supre as demandas do cliente. Então, o atendente entrará em ação, seja por telefone, chat, e-mail ou SMS.

Por sua vez, a humanização aqui precisa oferecer cordialidade, atenção, simpatia e conhecimento sobre seus problemas. 

Proporcione uma experiência única e que ele não encontra em outros lugares.

Inclusive, abra espaço para feedbacks, podendo ser realizados via SMS, pois é um método com excelente custo-benefício. 

Por fim, analise os feedbacks, para identificar pontos de melhoria em seu atendimento.

4. Invista em ferramentas que ofereçam integração à estratégia

A demanda por atendimento cresceu muito nos últimos tempos, principalmente porque existe facilidade na comunicação com a marca.

Se voltarmos alguns anos, veremos que existiam poucos meios para que o consumidor pudesse reclamar ou opinar sobre algo. Já hoje, a realidade é completamente outra, visto que a internet permite a aderência de distintos canais.

Por exemplo, a CTD conta com os serviços CTD Mail e CTD SMS, os quais oferecem integração, automatização e muita eficiência em sua estratégia, bem como no relacionamento em geral.

Dessa forma, conseguimos, em conjunto com o alinhamento dos objetivos da sua empresa, entregar muito mais resultados na interação com os clientes. Acesse agora mesmo para saber como fidelizar mais e ampliar a retenção em seu negócio!


Compartilhe
Onde estamos
Berto Círio, 1450, São Luis, Canoas/RS
CEP: 92420-030
Contato
(51) 3472.3600
ctd@ctd.com.br
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.