O marketing de relacionamento é uma estratégia com grande potencial para encurtar a distância entre a empresa e seus clientes, mas conforme o método de consumo evolui, é preciso inovar e analisar formas de complementar o marketing, como é o caso do SMS marketing, que potencializa o planejamento estratégico.

Então, respondendo à questão, sim é possível promover mais resultados no relacionamento com um serviço automatizado e profissional de SMS. O que acha de aprender como ampliar a prospecção dos leads interessados, fidelizar mais consumidores e fortalecer a marca?

Acompanhe o conteúdo e veja na prática quais recursos o SMS oferece à melhoria no relacionamento com os clientes!

Quais são os desafios do marketing para fidelizar clientes?

O grande erro de muitas empresas é acreditar que a fidelização do cliente é algo isolado e único, ou seja, quando a empresa conquista uma venda acredita que não há mais necessidade de nutrir ou dar continuidade ao engajamento daquele consumidor.

No entanto, fidelizar clientes consiste em estimular sistematicamente o relacionamento através de campanhas, e-mails marketing e SMS, por exemplo. 

Sendo assim, podemos apontar ao menos 2 desafios: extrair o máximo dos dados dos clientes e estimular o time comercial para a evolução da experiência do cliente.

Utilizar a informação dos clientes a favor de mais resultados

Essa é justamente a base do relacionamento atual entre empresa e cliente, onde o negócio realiza uma análise das informações, compreende hábitos de consumo e identifica quais ações tomar embasadas nesse planejamento.

Aqui que entra a utilização do SMS, uma vez que o mapeamento comportamental permite a criação de abordagens eficientes e direcionadas. Além disso, é possível alcançar grupos individuais de clientes, personalizando a mensagem de acordo com o perfil e maturidade no funil de vendas da empresa.

Uma dica de ouro: é imprescindível manter um contato regular com seus clientes, seja por SMS, e-mail, redes sociais, sites e blogs. O importante aqui é se fazer presente, desde que a mensagem carregue a solução para suas dores.

O time comercial deve querer atingir resultados

O preparo e profissionalismo do time comercial possui um peso muito grande na manutenção do relacionamento, pois os profissionais também precisam ver o valor naquilo que oferecem aos clientes.

Essa preparação facilita a comunicação direta e permite que os clientes fiquem mais inclinados a interagir, visto que os vendedores apresentam na prática os benefícios dos produtos e serviços ofertados.

Agora, com um canal livre de comunicação, o SMS entra em cena para consolidar o funil de vendas, levando os clientes mais maduros até à próxima etapa. Quanto mais ao fundo do pipeline o cliente se direciona, mais ações enriquecedoras devem acontecer.

O marketing de relacionamento só funciona se os clientes se sentirem parte constante do planejamento da empresa. Então, o relacionamento deve se mostrar vantajoso, compelindo-o a permanecer fiel ao seu negócio.

Utilize o SMS para oferecer descontos, contar novidades, disponibilizar cupons, convidar para eventos exclusivos, enfim, para manter o cliente no looping de vantagens que seu negócio oferece e que ele não encontraria em nenhum outro lugar.

Leia também: 5 dicas para fazer sua primeira campanha personalizada de SMS Marketing!

Marketing de relacionamento e SMS: 3 vantagens dessa parceria

1 – Taxa de abertura significativa

Esse é um dos pontos altos do uso do SMS. Por ser entregue em um dispositivo utilizado por todos atualmente e conter uma mensagem facilmente digerível, a taxa de abertura passa dos 95% em até 3 minutos. Além disso, 98% dos SMS abertos são lidos.

A verdade é que ninguém fica longe do seu smartphone e a garantia de que o cliente receberá a mensagem é certeira.

2 – Conteúdo direcionado, personalizado e com resultados em curto prazo

Outra grande vantagem diz respeito à possibilidade de personalizar 100% o SMS. Dessa forma, você pode criar um conteúdo enxuto, porém bem direcionado e altamente customizado, a fim de garantir maior impacto de acordo com a maturidade do cliente ou mesmo ação proposta.

Esse cenário promissor amplia a percepção de que os resultados se apresentam em curto prazo, pois o tempo de resposta do cliente à ação é mais curto do que outros meios de comunicação.

Tenha mais segurança e um processo inteiramente rastreável, ampliando assim o controle dos resultados.

3 – O SMS é para quem busca alto custo-benefício

Quem não gosta de custo-benefício quando falamos em tecnologia, não é mesmo? Saiba que o SMS apresenta um dos melhores custos-benefícios, especialmente quando comparado a outros serviços similares.

A partir de baixos gastos com o envio em massa do SMS há uma margem escalável do número de clientes alcançados. E como vimos acima, o tempo de resposta costuma ser pequeno, gerando equilíbrio no valor investido com aumento das vendas e fidelização.

Está buscando melhorar o marketing de relacionamento da sua empresa, mas ainda há resistência, não sabe qual serviço escolher, como definir a melhor automação ou quais resultados a parceria certa pode trazer?

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