Dentre todos os grandes períodos de mudança no mercado e na experiência do cliente, certamente o que presenciamos de 2020 para cá representa a maior e mais importante transformação na experiência de consumo de todos.
Contudo, acompanhar uma evolução tão acelerada pode se tornar um desafio, pois exige certas mudanças, tanto na cultura organizacional quanto na adoção de recursos inovadores.
Pensando nisso, reunimos quatro estratégias para você estimular a experiência do seu cliente ao longo da jornada com sua empresa. Acompanhe a leitura e vamos lá!
Em pouco mais de doze meses o formato de consumo mudou muito, exigindo das empresas uma atenção a mais no planejamento central do negócio. Sempre é importante rever conceitos e analisar novamente seu público-alvo, mas diante da transformação que observamos, isso se torna uma obrigação.
Dessa forma, procure atualizar as diretrizes sobre seu cliente, atualize seu perfil e seus interesses, ou seja, defina o que mudou para ter assertividade no realinhamento estratégico.
O ano de 2021 deverá ficar marcado pelo surgimento de um perfil de consumidor cauteloso e digital. No entanto, esse consumo digital evidencia como é relevante estender o atendimento para que a experiência de consumo seja preservada e estimulada com mais eficiência.
Muitos acreditam que o comércio físico simplesmente deixou de existir devido à digitalização do mercado. Porém, a realidade é que o ambiente físico está totalmente integrado ao “ecossistema” digital oferecido pelas empresas.
Portanto, é imprescindível para a experiência do cliente que ele consiga e possa usufruir de uma rede consistente de comunicação. Com isso, nos referimos à comunicação integrada nos mais diferentes canais de comunicação.
Consequentemente, sua organização tem como norte a integração dos principais canais, sejam eles redes sociais, e-mail, chatbot, SMS ou chat online. Enfim, os pontos de contato precisam conversar entre si e direcionar, assertivamente, o cliente.
Isso pode ser estabelecido ao conhecer suas preferências no atendimento. Afinal, nem todos gostam de falar ao telefone, assim como existem aqueles que optam por uma experiência mais dinâmica, como é o caso da estratégia que inclui redes sociais e e-mail, por exemplo.
A jornada de compra é um processo crucial para consolidar as vendas. Sem uma jornada bem definida, a interação com o cliente pode ficar comprometida. Isso quer dizer que, em alguns casos, mesmo que o consumidor decida comprar, há grandes possibilidades de ele nunca chegar ao fundo do funil da sua estratégia.
E como sabemos, isso está diretamente relacionado à experiência de consumo, uma vez que ele enxerga ou não o valor do produto ou serviço que você oferece.
Então, suas estratégias devem ser embasadas nesse conhecimento, pois é justamente o que permitirá direcionar o cliente desde o topo até o momento da compra, sempre com a informação certa, no momento ideal e, sobretudo, contribuindo para que ele tenha uma experiência marcante.
Infelizmente, ainda é grande o número de empresas que simplesmente se esquecem ou acreditam que o pós-venda é opcional. E não falamos apenas das pequenas e médias empresas, visto que algumas grandes corporações sofrem diariamente com isso.
E se teve algo que foi realçado pelas mudanças ocasionadas pela pandemia, foi a importância do pós-venda. Afinal, agora sim os consumidores enxergam como as organizações lidam com suas necessidades.
Desse modo, é fundamental focar no pós-venda para promover a experiência de consumo desejada. Isso porque as chances de fidelizar ainda mais o cliente e converter mais vendas em uma relação menos mecanizada crescem exponencialmente.
Certamente você precisará de tecnologia para abordar de forma inovadora a experiência de consumo do cliente. Saiba que a CTD pode ajudar, pois conta com serviços e sistemas voltados à expansão da comunicação entre empresa e consumidor.
Atualmente, oferecemos uma solução inteligente de comunicação via mensagem, que é o CTD SMS. Passível de ser integrado às distintas estratégias, é uma fonte rica de possibilidades, já que os clientes costumam abrir um SMS em menos de 3 segundos.
Agora, se quer elevar suas estratégias para o digital, nós fornecemos o CTD Mail. Este, que é um serviço especializado de envio de documentos via e-mail, pode muito bem compor a integralidade dos canais de atendimento em sua empresa.
Quer conhecer mais sobre cada um deles e entender, na prática, como alinhar uma estratégia robusta e de alto impacto?
Então, acesse agora mesmo para falar conosco, temos a experiência e a tecnologia de que você precisa. Não deixe de acompanhar o Blog CTD para mais dicas e até breve!