A sustentabilidade financeira é o pilar para que uma associação atinja o sucesso e garanta a longevidade de sua atuação. Isso se deve ao fato de que é somente a partir de um caixa consistente que é possível prever e atingir os objetivos de desenvolvimento conjunto.
Nessa lógica, as estratégias de redução de custos são parte importante da prática de organizações que visam à melhoria dos seus hábitos financeiros, de forma a proporcionar para a gestão o planejamento a partir de um caixa confiável.
Tal realidade é reforçada em tempos de instabilidade econômica e recursos limitados, onde implementar práticas que otimizam o uso dos ativos disponíveis, sem comprometer a qualidade dos serviços oferecidos, é o que transforma a realidade financeira de uma organização.
Por isso, nesse blog post vamos falar sobre tudo o que você precisa saber para promover a redução de custos na sua associação, destacando ações que são aliadas nesse processo, como a redução da inadimplência. Siga a leitura e confira!
Para contextualizar o que pretendemos neste texto, primeiramente vale ressaltar que a custos refere-se à implementação de estratégias e medidas para diminuir as despesas operacionais e os gastos de uma organização.
Nesse prisma, chamamos de uma redução bem-sucedida quando o objetivo da economia é alcançado sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.
Sob essa ótica, é importante enfatizar que os benefícios obtidos nesse processo são: a melhoria do fluxo de caixa, o aumento da lucratividade e o fortalecimento da capacidade de investimento.
Por exemplo, quando se trata da comunicação com os associados, uma boa prática para reduzir custos é o uso dos e-mails transacionais ao invés das tradicionais cartas enviadas via Correios, que são mais caras e demandam uma maior logística de envio.
Desse modo, sempre que uma associação diminui o seu custo de operação, são liberados recursos financeiros para serem reinvestidos em áreas estratégicas, como inovação, expansão e melhoria dos serviços oferecidos.
Dentro da redução de custos, uma dúvida comum é a diferença entre o que é fixo e o que variável. Para esclarecer esse questionamento, considere a seguinte divisão:
Atualmente, existem 5 pilares principais para a redução de custos dentro das associações. Para garantir a segurança do seu caixa e otimizar os recursos que a sua gestão tem disponíveis, considere as seguintes ações:
A adoção de tecnologias digitais é uma das maneiras mais eficazes de reduzir custos, visto que substituir os processos manuais pela automação, é o que reduz as chances de erros humanos e economiza tempo.
Assim, considere digitalizar:
Tente negociar melhores condições com os fornecedores. Para ter sucesso nessa área, cultive relacionamentos de confiança com quem fornece os seus insumos, é isso que possibilita pagamentos mais flexíveis e mais econômicos.
Por isso, lembre-se sempre de:
O gerenciamento eficiente dos funcionários, com colaboradores alocados conforme as suas capacidades, é o que aumenta a produtividade e garante que a associação opere em máximo potencial.
Então, esteja atento à sua equipe para:
A adoção de práticas sustentáveis beneficia o meio ambiente e também reduz custos operacionais. Por exemplo, a comunicação via canais digitais, a associação tem menos custos com impressão e papel e, ainda, garante uma via mais personalizada de contato.
Além disso, outras práticas sustentáveis são:
Escolha soluções de gestão financeira e patrimonial que tornem os seus relatórios assertivos e eficientes. Os dados são a fonte de qualquer planejamento, por isso, os seus devem ser de fácil acesso ao time autorizado e devem estar sempre atualizados.
Essas soluções proporcionam:
Visando à garantia da sustentabilidade financeira da sua associação, a digitalização de processos e a adoção de práticas sustentáveis estão dentre as estratégias que podem ser implementadas para otimizar recursos e aumentar a eficiência financeira.
Junto disso, destacamos a comunicação eficiente com os inadimplentes, que colabora para a redução dos índices de não pagamento.
Isso porque quando o envio de mensagens é personalizado e rastreado, as chances de alegação de não recebimento pelo destinatário são mitigadas. Desse modo, a chegada a um acordo é favorecida
Para saber mais sobre esse tema e entender como as cobranças inteligentes reduzem custos e protegem o caixa da sua associação, convidamos você para ler o nosso texto sobre Cobrança por SMS, que mostra como essa pode ser uma solução para você! Acesse o conteúdo que vai ajudar a sua gestão a reforçar a segurança financeira do seu negócio.