Muitas empresas têm se preocupado com as limitações tecnológicas relacionadas ao próprio sistema financeiro. Diante da necessidade constante de processamento de dados mais rápidos, e do envio e do recebimento de informações de forma digitalizada, é preciso repensar todo o processo e, um sistema financeiro com e-mails transacionais pode ser uma boa ideia, desde que esteja otimizado.
Para que isso aconteça, a gestão financeira de sua empresa precisa seguir alguns passos, nos quais estão desde ferramentas para que a otimização seja feita até o controle pelas réguas de relacionamento e de cobrança.
Através da régua de cobrança, ou seja, do controle sobre as transações financeiras de forma contínua e sistematizada, é possível fazer com que as mudanças ocorram sempre de maneira gradual, quando necessário e, que os ajustes sejam feitos todos os dias, sem interferir nos processos.
Ao utilizar o e-mail como parte da otimização do sistema financeiro, as transações podem ser feitas com ferramentas como o uso de QR Code ou de um código de barras, o que torna o suporte tecnológico muito mais interessante, de acordo com a autenticidade do que é enviado, e por meio de processos sempre integrados, com rastreamento feito a quem recebe e quem efetua um pagamento, por exemplo.
Ao adotar a utilização de e-mails transacionais para otimizar o sistema financeiro de uma empresa, é possível diminuir os custos das operações, até então feitas através do envio de documentação física por correspondência. Outro fator essencial é a recepção em mãos, com a utilização de aplicativos em desktop ou mobile, para a realização das transações financeiras.
A partir disso, a otimização ocorrerá sob as três seguintes perspectivas:
É preciso comunicar para otimizar. Para que isso aconteça, você pode tornar seus envios de e-mails transacionais muito mais eficazes se tiver o controle total sobre o que está sendo dito e como está sendo enviado.
Com a comunicação alinhada entre os seus objetivos e o que sua empresa tem a oferecer, é possível criar uma experiência muito mais assertiva ao cliente, utilizando diferentes meios de comunicação para ampliar o alcance dos e-mails enviados, criando, por fim, engajamento.
A conversão dentro de um sistema financeiro é feita como última etapa deste funil, mas é tão importante quanto as demais, pois é através dela que a mensuração poderá ser feita, tanto a respeito da comunicação estabelecida entre a empresa e o cliente quanto aos objetivos cumpridos do sistema financeiro.
Então, se você quiser saber mais sobre como otimizar o sistema financeiro de sua empresa através dos e-mails transacionais, veja o que a CTD tem a oferecer através de suas soluções.