18/2/2021

Deixar o e-mail transacional de fora da sua estratégia ou mesmo negligenciar sua aplicação, pode impactar diretamente nos resultados da organização.

Apesar de automático e a partir de ação específica do cliente, a verdade é que o envio incorreto promove uma sensação de indiferença com o consumidor.

E como sabemos, atualmente a experiência do consumidor é o elemento principal de qualquer estratégia empresarial.

Por sua vez, a mensagem transacional é uma ação esperada pelo cliente, seja na confirmação de um pedido ou no recebimento de uma fatura.

Logo, deixar de enviar a mensagem no momento oportuno tem um peso inimaginável no relacionamento do cliente com a sua marca.

Hoje, portanto, falaremos sobre a importância de criar ações transacionais eficientes, a fim de impactar positivamente na experiência e na satisfação do seu público.

Acompanhe a leitura e vamos lá!

Qual a relevância do e-mail transacional para a estratégia do seu negócio?

Primeiramente, é fundamental entender o funcionamento do e-mail transacional. Para isso, separamos um breve passo a passo:

1. Você cria modelos de e-mail específicos para cada etapa do seu lead em relação aos procedimentos da empresa.

2. Utilizando um serviço de disparo automatizado, você deixa esses e-mails “engatilhados” para o disparo quando a ação ocorrer.

3. Isso também pode ser feito manualmente, ou seja, sem um serviço automatizado, mas não oferece escalabilidade operacional.

4. Por fim, quando a ação prevista acontece, o e-mail contendo as informações sobre os processos e os próximos passos é disparado.

Dessa forma, o cliente ou potencial cliente recebe a mensagem que estava aguardando, sugerindo novas ações e guiando-o pela jornada de compra, ou mesmo à finalização de um processo de compra, por exemplo.

Além disso, podemos elencar três benefícios que mostram a importância inerente ao serviço de e-mail assertivo. Veja a seguir.

Alta entregabilidade

Como o e-mail transacional é uma ação esperada pelo cliente, automaticamente sua taxa de clique é diferenciada de outros formatos de envio, como o e-mail marketing.

Por conseguinte, a entregabilidade é elevada e oportuniza o recebimento na caixa de entrada principal do alvo. Claro, também é possível enviar e-mail marketing em massa e ter bons resultados, mas o transacional é ainda mais eficiente.

Capta a atenção do cliente

Na captação de clientes, qual e-mail você acha que é aberto primeiro: um newsletter mensal de um blog ou a solicitação para alteração de senha em sua plataforma?

Certamente a alteração de senha, visto que ele pediu essa ação e aguarda por ela. Portanto, é um formato que viabiliza um Retorno sobre Investimento (ROI) de duas a cinco vezes maior, se comparado ao e-mail marketing tradicional.

Possibilidade de oferta de novos serviços e produtos

Considerando os benefícios acima, a percepção de incluir uma estratégia de venda cruzada (Cross Selling) engrandece e favorece novas oportunidades de negócio.

Aqui você pode oferecer um novo serviço, apresentar um produto inovador ou simplesmente melhorar o engajamento na comunicação das redes sociais.

Não há limites para agregar mais valor ao seu serviço e o e-mail transacional comprova isso.

E-mail transacional: principais tipos

Não é só de alta entregabilidade ou maior engajamento com clientes que sobrevive o formato transacional.

Isso porque há incontáveis aplicações para uma estratégia transacional de e-mail. Abaixo, separamos os principais tipos que você pode considerar em sua organização. Vamos a eles:

  • e-mail de agradecimento.
  • alteração ou confirmação de cadastro, podendo ser alinhado a sites, LPs (landing page) e blogs.
  • comunicado de boas-vindas a novos inscritos, por exemplo.
  • confirmação de pedidos de uma compra ou assinatura em um novo serviço.
  • atualização de status de uma entrega.
  • envio de NF.
  • informações sobre uma fatura, como fechamento, negociação, entre outras.
  • envio de protocolos de atendimento.
  • lembrete de abandono de produtos em um carrinho.

Como pode perceber, são infinitas as aplicações de um contato transacional via e-mail. Para além disso, em cada demanda é possível estruturar novas ações com base nas necessidades da empresa.

Três dicas para estruturar ações eficientes de e-mail transacional

1. Tenha foco na mensagem principal

Mesmo que seja possível alinhar novas estratégias de comunicação, o foco da mensagem deve transparecer precisamente no que o cliente precisa naquele momento.

Somente depois de suprir essa objetividade e analisar a fundo os resultados de abertura, cliques e engajamento, é que você pode cogitar novas possibilidades.

2. Avalie como tornar o envio mais ágil e impactante

De nada adianta criar um modelo personalizado de e-mail com a mensagem certa e não encontrar a “janela ideal para envio”, ou seja, o timing certo para causar o impacto necessário.

Desse modo, uma dica para encontrar o momento ideal de cada envio é avaliar o nível de urgência e importância. Um bom exemplo é a necessidade de rapidez no envio de solicitações de troca de senha.

3. Invista em um serviço especializado de e-mail transacional

Embasar o envio de e-mail transacional manualmente pode não comportar a crescente demanda da sua organização, além de atravancar todo o processo operacional.

Como última dica, analise o investimento em um serviço especializado, que ofereça automação, alta customização e rastreio das campanhas. Essa é a alternativa mais acertada para obter resultados sólidos.

Acesse para conhecer o serviço ideal às necessidades da sua organização e acompanhe sempre o Blog CTD para conteúdos relevantes e dicas importantes. Até breve!


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