A maioria das empresas precisa ter pelo menos uma impressora. Afinal, nem todos os documentos e formulários podem ser enviados online. Porém, são muitos os modelos de impressoras disponíveis no mercado. Qual deles será o melhor? Impressão a laser ou a tinta?  

A decisão vai variar de acordo com o tamanho da sua empresa e a necessidade de uso da impressora. É importante saber que, além de levar em conta o custo do equipamento, é preciso ficar atento aos seus suprimentos antes de escolher o modelo.

Para que você decida qual impressora poderá beneficiar mais o seu negócio, separamos algumas dicas e detalhes sobre elas. Confira e tome sua decisão.  

Conheça a impressão a tinta

Esse é o tipo mais popular e, provavelmente, você já teve uma em casa. O funcionamento é simples. Basta manter os cartuchos de tinta cheios e, sempre que for imprimir algo, ela será transferida para o papel. 

A folha sai levemente úmida de tinta da máquina, mas em poucos segundos o documento está pronto para ser usado. São as mais baratas do mercado e contam com vários modelos, desde os mais simples, indicados para usos esporádicos, até os mais completos, que oferecem mais perfeição na impressão

No geral, os produtos mais caros são indicados para quem quer ou precisa imprimir fotos. Já para a impressão de documentos na empresa, as mais simples costumam ser o suficiente. 

Os suprimentos também são mais baratos, ou seja, a empresa não precisará ter um valor alto em caixa para mantê-la em funcionamento. Porém, mesmo com essas vantagens, é importante levar em consideração que as impressoras a jato de tinta utilizam muita matéria-prima.

Assim, se o volume de impressões for grande em sua empresa, será necessário trocar de cartucho com frequência e isso pode acabar custando mais caro. Por outro lado, se a impressora for ser usada vez ou outra, pode ser uma opção econômica. 

Quando comparadas às a laser, também é importante considerar a velocidade. A impressora que usa tinta costuma ser um pouco mais lenta.

Impressoras a laser

Rápidas e eficientes, são interessantes para quem imprime um grande volume de documentos em pouco tempo. A impressão é feita com o uso de toner, que é um pó pigmentado.

O interessante é que a impressão é perfeita e sem resíduos, ou seja, não há risco de “borrar” o texto ou a gravura. Por fim, a durabilidade do toner é muito grande. Assim, ao comprar um deles, será possível imprimir muitos documentos, rapidamente e com qualidade. 

Embora tudo possa parecer ótimo, é bom saber que as impressoras a laser são caras: uma de qualidade custa pelo menos três vezes o valor de uma impressora a tinta. Além disso, o toner também é caro e só ele já pode custar a metade do preço de uma impressora a tinta. Em suma, a cada dois toners você compra uma impressora a tinta. 

Para escolher a impressora certa para o seu caso, é preciso avaliar bem as suas necessidades e também quanto possui para gastar com a máquina. 

Pense sempre no que vai compensar financeiramente e invista em meios de realizar a comunicação online, para evitar o gasto com impressão e papel. Por falar em papel, o gasto é grande em sua empresa? Veja dicas de como economizar



Compartilhe
Onde estamos
Berto Círio, 1450, São Luis, Canoas/RS
CEP: 92420-030
Contato
(51) 3472.3600
ctd@ctd.com.br
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.