A gestão de cobranças é uma prática essencial do controle financeiro das empresas, uma vez que é a partir desse processo que se estabelece uma boa administração do fluxo de caixa do negócio.
Nessa perspectiva, organizações que não apresentam um bom gerenciamento dos valores que têm para recolher, tendem a ter maior dificuldade para garantir que as suas contas estejam em dia, visto que são prejudicadas pela alta inadimplência.
Por isso, a dedicação ao aprimoramento do manejo de cobranças é uma prática que traz resultados positivos para a sustentabilidade dos processos realizados na empresa, o que assegura a solidez operacional da organização.
No blog post de hoje, vamos falar sobre tudo o que você precisa saber para aprimorar a gestão de cobranças na sua empresa para garantir o sucesso do seu negócio e o bom relacionamento com os seus clientes. Siga a leitura e confira!
A gerência das cobranças diz respeito ao conjunto de estratégias e práticas utilizadas pelas empresas para acompanhar quais são os valores em aberto e decidir sobre quais serão os melhores meios para recolher estas dívidas.
Assim, no processo de cobrança, é importante considerar que para que a coleta do dinheiro ocorra, é fundamental que o negócio tenha precisão no monitoramento dos recebíveis e, também, na análise de quais são os padrões de pagamento de cada devedor.
A partir do comportamento do utilizador dos serviços, é desenvolvido um plano de ação que preserve o relacionamento com o cliente. Logo, a cortesia ao cobrar e a disposição para encontrar as melhores soluções de saneamento da dívida são importantes ao recolher valores em aberto.
Portanto, tal área recebe cada vez mais importância dentro das empresas por assegurar a saúde financeira da organização e, ainda, prezar pelo mantimento de boas relações com aqueles que contratam o serviço oferecido pelo negócio.
Em vias práticas, as etapas mais usuais do processo de recolhimento de recebíveis são:
Nesse momento a equipe responsável pelo setor de cobranças revisa com precisão quais são as pessoas com dívida em aberto, analisando o perfil de pagamento de cada um e as condições que podem ter para eventuais negociações.
Uma vez traçado o perfil do cliente, são definidos quais serão as notificações enviadas. Em geral, é também estabelecida a cadência com a qual as mensagens serão enviadas e o que será anexado no conteúdo de cada texto.
Aqui, serão elaboradas mensagens que notifiquem sobre as formas possíveis de pagamento da dívida. Tais vias são sempre pensadas respeitando a política da empresa e o histórico de ações do cliente.
São documentados os eventos de tentativa de contato e de tentativa de acordo. Essas informações servem de comprovações para a empresa de que todas as vias amigáveis foram esgotadas para facilitar a quitação da dívida.
O avanço da tecnologia colabora, ano após ano, para a automação de processos nas empresas e para o aperfeiçoamento das formas de recolher valores em aberto.
Um exemplo disso são as mensagens que podem ser enviadas por canais como o E-mail com garantia de rastreabilidade e validade jurídica quando, por exemplo, é enviada alguma notificação que exige assinatura no recebimento.
Assim, é cada vez mais comum que as empresas utilizem plataformas com comprovação jurídica para o envio de faturas por e-mail. Isso se deve à economia dos envios digitais, se comparados aos Correios e, também, às análises mais precisas sobre a interação empresa-cliente que as ferramentas automatizadas fornecem.
O WeSend AR é uma solução desenvolvida pela CTD, empresa que há mais de 30 anos é referência no envio de documentos e comunicados.
Ao combinar o que há de melhor nos recursos tecnológicos com a garantia de validade jurídica, os especialistas da CTD desenvolveram uma solução completa para a automação de envios de mensagens, notificações e documentos.
Com recursos de rastreabilidade e monitoramento em tempo real, o WeSend AR permite que as empresas tenham maior controle sobre as suas realizações de cobrança, de forma que possam tomar medidas proativas para garantir a saúde do fluxo de caixa.
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