17/10/2025

Atualmente, a migração de atividades para o meio virtual intensificou mudanças nos modelos de serviço tradicionais, um exemplo deste fato é o envio de faturas por e-mail. Nesse cenário, destaca-se a economia proporcionada pelo âmbito digital, principalmente se comparado aos Correios.

Somado a essa vantagem, a automatização de cobranças garante a segurança dos dados sensíveis, uma vez que as plataformas de envio operam com rastreabilidade e criptografia. 

Tal situação reforça a popularidade do modo econômico e eficiente de compartilhar boletos, fazendo com que diferentes empresas busquem por essa solução.

‍Pensando nisso, neste post vamos esclarecer os principais passos que você deve seguir para garantir o sucesso do seu envio de faturas por e-mail! Confira!

4 passos para iniciar o envio de faturas por e-mail na sua empresa

Desde 2001, pela medida provisória nº 2.200-2,  os documentos digitais são válidos e incentivados no Brasil. Para utilizar esse meio nas suas cobranças, você deve seguir 4 passos:

  1. Escolha uma solução segura

Na hora de decidir como enviar as faturas por e-mail, você pode contratar uma ferramenta de envio automatizado com boas diretrizes de segurança no registro de boletos, garantindo que o seu envio chegará ao destinatário inviolado. 

  1. Elabore a fatura

Utilizando uma solução moderna, a sua empresa poderá  realizar o upload da sua base de dados para a plataforma, facilitando a cobrança digital com as informações dos seus clientes já integradas ao envio. 

  1. Personalize o e-mail

Depois de adicionar os dados principais do destinatário, você pode armazenar na solução de envio uma biblioteca com os modelos de mensagem mais utilizados pela sua empresa, tornando mais ágil a personalização do e-mail.

Aqui, recomendamos que você mantenha o texto claro e objetivo, guiando o leitor a botões de contato e de pagamento facilmente visíveis. 

  1. Envie e monitore

Uma vez enviados os boletos, em plataformas refinadas a sua gestão financeira consegue monitorar a data e hora em que as mensagens são entregues e os downloads baixados. 

Assim, você acompanha as métricas de entrega e abertura das faturas e obtém dados precisos quanto a efetividade da comunicação.

Faturas por e-mail e redução da inadimplência

Uma das principais alegações de clientes inadimplentes é o extravio dos seus boletos. Ou seja, é bastante usual que os indivíduos declarem à empresa que o documento não chegou nas suas casas quando é enviado pelo Correio, ou que se perdeu. 

Nesse cenário, a partir de envios de boletos por e-mail com rastreabilidade, você assegura a chegada da cobrança, colocando fim às faturas extravidas. Junto disso, a personalização das mensagens eleva as chances de engajamento com o conteúdo. 

Desse modo, é possível comprovar que houve o recebimento da cobrança e, ainda, a interação com o documento. Por isso, graças ao contato efetivo com o destinatário, o envio de faturas por e-mail tende a colaborar com a redução da inadimplência. 

Boas práticas para aumentar a taxa de leitura

Além de escolher uma solução segura, você precisa garantir que os seus envios captem a atenção do público. Para isso, garanta que se os seus e-mails possuam: 

  • Campos claros e objetivos

Para elevar a taxa de leitura do seu e-mail,  sugerimos que inclua no assunto um título pequeno e direto, como "Fatura do Mês de Maio”. No corpo do texto, use frases curtas, com o nome do destinatário e a data de vencimento do boleto.

  • Anexos leves

Lembre-se que muitos dos seus clientes baixam documentos e pagam faturas direto pelo celular, por isso, prefira o envio de arquivos leves e de fácil abertura em dispositivos móveis.

  • Botão direto para o pagamento

Adicione ao texto um botão específico para pagar a fatura, que pode conter, por exemplo, um QR Code para pagamento via PIX, que pode ser facilmente incluído quando você usa uma solução moderna de envio.

Lembre-se também de colocar um botão de contato com o seu canal de atendimento caso o cliente não consiga acessar o link de quitação da dívida.

Segurança e conformidade para aumentar a taxa de leitura

Junto da agilidade do envio digital, para aproximar o destinatário, é importante assegurar que as faturas sejam compartilhadas com segurança. Para isso, manter-se alinhado às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados e usar rastreabilidade é essencial.

Em primeiro lugar, a fim de garantir envios em conformidade com a LGPD, a sua empresa deve utilizar uma solução que criptografa o conteúdo das mensagens, evitando o vazamento de informações sensíveis, como dívidas. 

Em seguida, busque por ferramentas que ofereçam registros de rastreabilidade da mensagem, pois este histórico serve como uma prova de que as mensagens são entregues e abertas, protegendo você e o seu cliente de fraudes.

Assim, ao posicionar-se com transparência, a sua empresa incentiva a leitura das mensagens que envia, o que eleva a abertura e o pagamento dos boletos digitais.

WeSend AR: efetividade para o envio de cobranças por e-mail

O WeSend AR é a plataforma ideal para o envio de faturas por e-mail, garantindo o sucesso das suas cobranças com mensagens rastreáveis e criptografadas, com redução significativa de custos em relação aos Correios.

Na ferramenta, todos os dados são manejados de acordo com a LGPD, e você pode inserir QR Code com PIX no corpo do texto. Assim, é simplificada a proteção do envio e realização do pagamento. E o melhor: a validade jurídica da comunicação é garantida!

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