17/11/2021

A caixa de entrada do seu consumidor certamente está lotada e se agita a cada momento com novas mensagens, assuntos competitivos e dezenas de e-mail marketing buscando atenção.

Com mais de 280 bilhões enviados somente em 2018, o e-mail marketing ainda é um dos principais canais para a comunicação empresarial. Então, como desprender os resultados do “barulho” gerado pela massificação de envios?

Pensando nisso, separamos cinco estratégias de e-mail marketing testadas pela caixa de entrada que os remetentes bem-sucedidos utilizam para obter e-mails com alta taxa de cliques. Confira!

E-mail marketing: cinco estratégias apoiadas em dados que você deve considerar

1. Personalize o assunto do e-mail sem utilizar o nome do destinatário

Estratégia muito utilizada há anos, o famoso "Querido [INSERIR NOME AQUI]", não deve fazer parte das suas campanhas de e-mail. A prática de saudações de e-mail personalizadas não é tão eficaz quanto parece ou já foi.

De fato, uma pesquisa da Temple's Fox School of Business sugere que esse tipo particular de personalização pode ser mais prejudicial do que vantajoso, citando ainda:

“Considerando o alto nível de preocupações de segurança cibernética sobre phishing, roubo de identidade e fraudes, muitos consumidores estão cautelosos com e-mails, especialmente aqueles com saudações pessoais.”

Um dos principais elementos significativos do e-mail marketing é o relacionamento. Nesse sentido, o destinatário confia em você? Ele sabe realmente quem é você?

Quando um e-mail carrega uma familiaridade forçada cedo demais, a personalização se torna rasa e acaba afastando uma potencial abertura.

A intimidade deve ser algo conquistado ao longo do tempo. Fingir familiaridade com o assinante afugenta os leitores cautelosos.

Por isso, mantenha uma linha de comunicação mais “neutra”, analise resultados, classifique destinatários e somente depois disso implemente um assunto mais íntimo.

2. Como lidar com as linhas do assunto?

Todos sabemos que o assunto precisa respeitar e utilizar o limite de 70 caracteres, correto?

Não necessariamente, pelo menos é o que mostra a descoberta feita pela Retention Science, que analisou mais de 260 milhões de e-mails, apontando que assuntos criados a partir de 6 a 10 palavras aumentam em 21% a taxa de abertura.

Por outro lado, assuntos que beiram os 70 caracteres são considerados longos e tendem a ser desconsiderados. Muito disso se deve à mudança na forma de consumo das pessoas, ou seja, a agilidade deve ser o eixo estratégico.

Sendo assim, procure criar assuntos curtos, mas que contenham a essência da mensagem que deseja transmitir ao potencial leitor. Caso não seja possível encurtar, ao menos preze pela qualidade do assunto de long tail, de modo a instigar a abertura.

3. De olho no horário dos envios, seja pertinente!

Embora os e-mails de qualidade sejam construídos durante o horário comercial, os envios que apresentam melhores taxas de abertura não são enviados durante o comercial – pelo contrário.

De acordo com a Experian Marketing, o melhor horário para um e-mail ser enviado é entre às 20h e meia-noite, tendo um melhor desempenho da taxa de abertura.

Contudo, isso não é uma regra para todas as empresas, ainda é fundamental realizar testes e analisar resultados, pois o comportamento dos clientes muda bastante de um segmento para outro.

4. O e-mail marketing precisa entregar algo gratuito

Aponte-nos o consumidor que não enxerga valor em uma empresa que, além de entregar conteúdo relevante e útil, oferece com frequência algum tipo de agrado, seja um e-book, um cupom de desconto, uma chance de concorrer a sorteios, enfim, algo que mostre vantagens em abrir um e-mail.

Além disso, evite criar conteúdos de e-mail nos quais há múltiplas ofertas, como a apresentação de duas promoções diferentes, por exemplo. Isso porque o ideal é que o leitor enxergue apenas uma oferta, ou seja, onde não há disputa pela sua atenção.

Por fim, a melhor estratégia aqui é fazê-lo enxergar que a opção de opt-in para sua lista de mailing será recompensada conforme seu engajamento aumenta.

5. Elabore e-mails responsivos para dispositivos móveis

Você sabia que aproximadamente 7 em cada 10 e-mails são abertos através de dispositivos móveis? Ainda nesse cenário, o Brasil teve, em 2020, um total de 234,07 milhões de acessos móveis.

Na prática, quer dizer que sua estratégia não deve ser estruturada apenas para o acesso em notebooks e desktops, mas sobretudo para que o destinatário possa usufruir da oferta de maneira ágil e eficiente, através de um simples smartphone.

Veja algumas dicas rápidas para otimizar os e-mails para uma maior responsividade nos envios:

  • Converta seu e-mail em modelos de colunas para correção fácil no celular.
  • Aumente o tamanho da fonte para melhorar a legibilidade em smartphones e faça testes para garantir uma leitura confortável.
  • Siga a diretriz de dispositivos móveis: 44 pixels de largura por 44 pixels de altura, otimizando, assim, a legibilidade e a abertura.
  • Torne a chamada de ação (CTA) óbvia e simples de clicar, como um botão em tamanho ideal e um conteúdo atrativo.
  • Considere a ergonomia, pois usuários rolam a página com o polegar. Por isso, mantenha os elementos mais importantes no centro da tela.

Por fim, o último passo é trazer tecnologia para dentro dos processos de envio dos e-mails. Estamos falando de e-mail marketing e e-mail transacional, ou seja, envio de documentos, recurso fundamental para quem necessita de agilidade para entregar algo aos clientes.

Para isso a CTD tem um dos mais completos serviços personalizados de envio. Entre em contato e descubra os recursos que podem transformar seus resultados!


Quer saber mais sobre nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo.
Compartilhe
Onde estamos
Sede: Berto Círio, 1450, São Luis | Canoas – RS
Alameda Santos, 1773, Sala 1303, Jardim Paulista | São Paulo – SP
Contato
(51) 3415 3300(51) 98455 33000800 541 3300ctd@ctd.com.brTrabalhe Conosco
CTD - TECNOLOGIA DIGITAL LTDA | 93.445.484/0001-63
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.