22/8/2025

O e-mail é o canal mais utilizado para a realização de comunicados formais entre as empresas, que utilizam estas mensagens eletrônicas para enviar documentos, notificações de cobrança e contratos de serviço. 

Nessa ótica, diferente do que muitas pessoas pensam, não são todos os e-mails que têm validade jurídica incontestável, já que para possuir esta validação, é preciso que a mensagem seja enviada com mecanismos adequados de comprovação do seu conteúdo. 

O grande problema é que sem a garantia de confirmação, a mensagem se torna questionável e pode tanto abalar a confiança das partes envolvidas quanto, no caso de disputas jurídicas, tornar-se uma prova inadequada para resguardar a organização. 

Pensando nisso, hoje vamos mostrar o que torna um e-mail realmente rastreável e juridicamente válido, para ajudar você a identificar se a sua comunicação atual oferece segurança a sua empresa e aos seus clientes. Siga a leitura e confira!

Por que a rastreabilidade dos e-mails importa?

Para responder a pergunta, considere um exemplo em que uma notificação de cobrança é enviada por um e-mail comum. Nessa situação, sem rastreabilidade, não há garantias de que a mensagem foi entregue e lida pelo destinatário. 

Assim, muitos órgãos de regulamentação, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), não reconhecem mais cobranças realizadas sem e-mails registrados, já que sem localizar o envio eletrônico, é inviável assegurar se o seu conteúdo foi bloqueado por algum servidor ou se caiu na caixa de spam.

Nesse cenário, a ausência de rastreabilidade abre margem para impactos como:

  • Falhas em processos de cobrança, quando o cliente alega não ter recebido a notificação.

  • Fragilidade em disputas jurídicas, por não ser possível comprovar a entrega e a integridade da mensagem.

  • Risco de desgaste na relação com clientes, que podem questionar a confiabilidade da comunicação da sua empresa.

Portanto, atestar o acompanhamento do conteúdo que é enviado pela empresa é fundamental para proteger a segurança da comunicação e dar respaldo jurídico às informações enviadas.

3 elementos que tornam um e-mail juridicamente seguro

Para que um e-mail seja considerado válido do ponto de vista legal, é preciso que  reúna alguns elementos que assegurem integridade e comprovação de entrega para a mensagem:

  1. Registro de envio, abertura e leitura

Para que a mensagem tenha valor legal, é preciso que haja meios, como relatórios automatizados, que comprovem data e hora em que a mensagem foi enviada, recebida e aberta pelo destinatário.

  1. Carimbo do tempo, AR e certificado digital

Essas chaves são emitidas pela ICP-Brasil, e, respectivamente,  asseguram data e hora de assinatura de documentos, o recebimento da mensagem e, o certificado, atesta a autenticidade, ou seja, que o remetente é quem diz ser. 

  1. Envio criptografado

Junto dos certificados da ICP, plataformas de envio criptografado adicionam mais segurança às mensagens, fortalecendo o uso do e-mail como prova documental, uma vez que a criptografia mitiga as chances de violação do conteúdo.

Diferença entre um e-mail comum e um e-mail com respaldo jurídico

Para tornar clara a distinção entre um envio realizado via plataformas comuns, como o Gmail e o Outlook, de plataformas especializadas de envio com validade jurídica, como o WeSend AR, considere os pontos a seguir. 

Na plataforma comum, você:

  • Não terá certificados da ICP-Brasil, de modo que a autenticidade da mensagem não estará integralmente respaldada.

  • Não tem Carimbo do Tempo para atestar data e hora em que assinaturas eletrônicas ocorreram.

  • Tem rastreabilidade limitada, já que o seu destinatário pode ter desativado a comprovação de leitura da mensagem.

  • Não terá nenhum mecanismo que garanta a criptografia do conteúdo enviado, o que torna os seus dados vulneráveis. 

Já na plataforma especializada, você:

  • Envia mensagens com os selos da ICP-Brasil garantindo autenticidade e validade jurídica ao conteúdo.

  • Compartilha documentos para serem assinados com o Carimbo do Tempo, da ICP-Brasil.

  • Tem rastreabilidade de documentos com registro completo do envio, da entrega e da leitura.

  • Conta com histórico auditável da integridade e da inviolabilidade dos envios, que serve como prova documental em eventuais disputas judiciais.

Tem dúvidas sobre a implementação do e-mail com validade jurídica?

Como vimos, o uso de plataformas comuns é insuficiente para garantir valor legal às mensagens corporativas. Assim, são necessários meios para atestar segurança jurídica ao conteúdo, já que isso protege o seu negócio e eleva a sua credibilidade com os clientes.

Logo, é cada vez mais importante que empresas que lidam com informações de cobrança e com documentos sensíveis invistam em ferramentas certificadas para o envio de e-mails. 

Então, se você deseja se aprofundar no tema e entender como implementar o e-mail com validade jurídica no dia a dia da sua organização, confira o guia completo que preparamos para você! 

Baixe agora mesmo o E-book “E-mail com validade jurídica: todas as dúvidas respondidas” e descubra como transformar os seus envios em comunicações seguras e reconhecidas!

Quer saber mais sobre nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo.
Compartilhe
Onde estamos
Sede: Berto Círio, 1450, São Luis | Canoas – RS
Alameda Santos, 1773, Sala 1303, Jardim Paulista | São Paulo – SP
Contato
(51) 3415 3300(51) 98455 33000800 541 3300ctd@ctd.com.brTrabalhe Conosco
CTD - TECNOLOGIA DIGITAL LTDA | 93.445.484/0001-63
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.