Manter uma comunicação saudável com os clientes, onde há real engajamento por parte daqueles que recebem as mensagens, demanda investimentos de tempo e análise no modo como o seu público se comporta diante das suas mensagens.
No contexto dos planos de saúde, a qualidade do diálogo merece especial atenção, visto que a forma como uma operadora se comunica reflete na percepção que os usuários têm da assistência dos serviços, o que influencia na retenção destes clientes.
Por isso, o blog post de hoje é para ajudar você a personalizar a sua comunicação de maneira eficaz e garantir a satisfação do seu público.
Confira dicas especiais para humanizar o relacionamento com os seus clientes, utilizando ferramentas digitais para aprimorar essa conexão!
Imagine-se como um cliente de um plano de saúde, precisando de informações quanto à cobertura do seu plano e os períodos de carência.
Você concorda que quanto mais transparência e clareza houver na resposta aos seus questionamentos, maior será a confiança que você depositará na operadora que contratou? O mesmo acontece com os seus clientes!
O beneficiário quer entender o que está ou não incluso no seu plano, quais são os procedimentos cobertos, e o que muda em caso de atualizações contratuais. Então, é papel da operadora garantir que essas informações sejam transmitidas sem ambiguidade.
Assim, um diálogo efetivo evita mal-entendidos e é um dos pilares de um bom relacionamento com o cliente, uma vez que eleva a percepção de confiança que o público tem sobre a sua marca, o que fideliza os usuários.
Além disso, vale ressaltar que com o avanço das plataformas digitais, os consumidores de hoje esperam interações ágeis e personalizadas, já que é grande a quantidade de spams e propagandas genéricas que recebem diariamente.
Por isso, investir em uma comunicação relevante e direcionada mostra que a operadora se importa com a experiência de cada beneficiário e se compromete com a excelência no atendimento.
Sim! Entendemos que a comunicação personalizada tem o poder de estreitar o relacionamento entre o plano e o usuário, de forma que é natural que este cliente passe a recomendar o convênio para os seus familiares e amigos próximos.
No setor da saúde, onde lidamos com temas sensíveis, a comunicação humanizada é ainda mais importante, já que mais do que informar, precisa acolher. E é aí que a personalização faz toda a diferença, já que demonstra empatia e posiciona a operadora como parceira do bem-estar do cliente.
Nessa ótica, quando a comunicação é adaptada às necessidades e preferências de cada indivíduo, ela reforça o cuidado e a atenção e, ainda, transforma o beneficiário em um multiplicador da sua marca.
Assim, ferramentas para comunicação automatizada têm sido cada vez mais utilizadas no setor de saúde, já que as operadoras aproveitam os benefícios de personalizar e-mails para melhorar a retenção do público nas mensagens.
Essa postura assegura uma abordagem que oferece soluções relevantes às demandas do público, aproxima o beneficiário do convênio, e atrai mais usuários para a sua operadora.
Se você está com dificuldades para personalizar a comunicação com o público e elevar o engajamento dos seus clientes com o plano de saúde, aperfeiçoe a forma como você dialoga com os usuários a partir das seguintes dicas:
O primeiro passo para qualquer estratégia de comunicação é conhecer quem são os seus clientes. Para isso, realize pesquisas, colete feedback e, usando uma boa ferramenta para o envio de mensagens, analise as taxas de resposta dos seus envios.
Assim, você entenderá as diferentes necessidades e expectativas de cada segmento de público, a fim de moldar as suas mensagens de forma mais efetiva.
A segmentação de mercado é o que permite categorizar os usuários do plano em grupos com base em características comuns, como idade, estado de saúde e localização geográfica.
Para isso, utilizar ferramentas de envio com rastreabilidade, como WeSend AR, podem ajudar na criação de campanhas direcionadas para cada segmento, oferecendo um conteúdo adequado às necessidades de cada grupo.
Assim sendo, esclareça as suas dúvidas sobre como escolher uma plataforma de envio e garanta uma comunicação mais segura, eficiente e engajada com o seu público.
Na sua Resolução Normativa 593, a ANS estabelece que a comunicação com os beneficiários pode ser feita via e-mail desde que estas mensagens sejam cobertas por validação jurídica.
Desse modo, ferramentas de automação de envio, com respaldo legal do processo comunicativo, poderão facilitar o envio de boletos de cobrança e de campanhas personalizadas por e-mail.
Clientes mais jovens podem estar mais interessados em benefícios de saúde preventiva, enquanto informações sobre a cobertura de tratamentos de doenças crônicas podem ser valorizadas por clientes mais idosos.
Por isso, use as mensagens de forma precisa maximizando as suas chances de engajamento. Com a ferramenta certa, esses conteúdos podem ser entregues via e-mail, SMS ou até mesmo por aplicativos móveis.
A comunicação personalizada e humanizada é uma estratégia para você se destacar no mercado e melhorar a relação com os seus clientes.
Com as ferramentas certas, você melhora a qualidade do vínculo e oferece uma experiência mais transparente para os consumidores - o que amplia a sua credibilidade e eleva a procura pela sua operadora.
Tal postura faz com que os usuários do seu plano confiem na sua marca, mantenham a preferência, e multipliquem informações sobre os seus serviços para familiares e amigos!
Quer continuar aprimorando a sua comunicação no setor da saúde? Clique aqui e confira as novas exigências e atualizações da RN 593 da ANS!