27/10/2023

A comunicação é o pilar para consolidar vendas bem-sucedidas. Nessa ótica, vendedores habilidosos sabem que não basta apenas ter um produto ou serviço que atenda a necessidade do cliente - é crucial saber como comunicar o valor desta entrega de maneira eficaz. 

Junto disso, é importante estar atento às ferramentas que seguem em alta na hora de se comunicar com o público. Por exemplo, você sabe se as vendas por SMS estão realmente ultrapassadas?

No blog post de hoje vamos falar sobre comunicação em vendas e trazer as melhores práticas do mercado para maximizar os seus resultados na área comercial! Siga a leitura e confira!

Uma boa comunicação faz um bom vendedor

A capacidade de comunicar efetivamente é uma das qualidades mais valorizadas em um vendedor. Isso porque é somente a partir de um diálogo claro que é possível você estabelecer conexões genuínas com os clientes, compreendendo as suas necessidades e oferecendo soluções que atendam a tais demandas. 

Nesse cenário, o vendedor que domina a arte da comunicação é capaz de influenciar positivamente a decisão de compra do cliente, uma vez que transmite confiança a respeito do produto ou serviço que vende. 

3 estratégias de comunicação que todo vendedor deve conhecer

Para melhorar suas habilidades de comunicação em vendas, é essencial estar atento a quais são as bases para iniciar um vínculo comercial. Por isso, elencamos aqui 3 pontos que são essenciais na hora de contatar possíveis clientes:

  1. Descubra quem está do outro lado

Antes de iniciar uma conversa de vendas, é fundamental entender com quem você está falando. Por exemplo, será mesmo que esta pessoa pode pagar pelo seu serviço? Quais são os seus interesses? Por que está considerando o seu produto? Já está pronta para comprar? 

Quanto mais você conhecer o seu público, melhor poderá adaptar sua comunicação para atender às suas expectativas e, também, conseguirá detectar mais rápido se está ou não falando com um potencial cliente. 

  1. Escuta ativa

A escuta ativa é a habilidade de ouvir atentamente o cliente e pensar sobre como o que está sendo dito é significativo para você. Essa prática é o que garante que a sua abordagem de vendas esteja alinhada com o que o cliente está dizendo, a fim de gerar uma interação mais consistente.

  1. História que gera identificação

As histórias têm o poder de cativar e envolver as pessoas, desde que realmente despertem identificação entre contador e ouvinte.

Por isso, use narrativas que ilustram como seu produto ou serviço resolve problemas e traz benefícios tangíveis, traduzindo para o cliente como ele ganha na prática ao fechar negócio com você. 

Atente-se para essa prática, histórias bem contadas podem ser altamente persuasivas e garantir o sucesso da comunicação em vendas.

Confira as melhores ferramentas para potencializar vendas:

Além da interação cara a cara, uma forma de reforçar a comunicação em vendas e manter o potencial cliente engajado é contar as ferramentas que o mercado disponibiliza para contato a distância. Mesmo que já as conheça, veja como elas podem potencializar as suas vendas:

  • E-mail: 

O e-mail é uma ferramenta versátil que permite enviar anexos, vídeos e informativos para os clientes. Utilize-o para enviar informações detalhadas, propostas comerciais e, também, para o acompanhamento pós-venda. 

Na hora de fidelizar o seu público, marcar presença por e-mails personalizados é uma boa estratégia de interação, que reforça o vínculo entre marca e cliente.

  • SMS:

As mensagens curtas são uma maneira rápida e eficaz de manter contato com os clientes, principalmente porque chegam até o celular mesmo que a pessoa não esteja com internet

Por isso, use o SMS para enviar lembretes, promoções especiais e atualizações importantes. 

  • WhatsApp: 

Segundo o We Are Social, 169 milhões de brasileiros usam o WhatsApp. Isso indica que mais de 70% da população está conectada à plataforma de mensagens instantâneas.

Então, aproveite essa ferramenta para se comunicar de forma direta e pessoal com os clientes, esclarecer dúvidas e fornecer suporte. Lembre-se que quanto mais vínculo, maior a confiança que você transmite para o seu cliente. 

Vendi! Qual é o melhor modo de conduzir o processo de cobrança?

Após uma venda bem-sucedida, é importante saber como cobrar o cliente com eficiência e naturalidade. Falar em valores pode ser razão de tensão para algumas pessoas, por isso, confira dicas de como conduzir a cobrança:

  • Seja claro sobre os termos de pagamento e prazos
  • Ofereça opções de pagamento flexíveis para acomodar as necessidades do cliente
  • Envie faturas e lembretes de pagamento de maneira oportuna
  • Esteja disponível para responder a perguntas ou preocupações sobre o pagamento

Diante do que vimos, fica claro que a comunicação desempenha um papel fundamental no sucesso das vendas. Investir em estratégias eficazes e utilizar as ferramentas certas pode aprimorar as suas habilidades de comunicação e, ainda, auxiliá-lo a construir relacionamentos sólidos com os seus clientes.

Para você que chegou até aqui, preparamos um guia completo sobre as facilidades que a cobrança automatizada oferece para a área comercial. 

Saiba tudo sobre a prática que tem transformado a maneira de cobrar clientes e que colabora para reduzir a inadimplência em milhares de empresas!

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