19/1/2024

A efetividade da gestão de cobranças merece destaque enquanto uma característica essencial em negócios que têm sucesso no planejamento e no desempenho da área financeira. 

Tal fato é explicado porque, quanto mais ágeis são as ações de recolhimento de débitos, melhor é a administração de entradas e saídas de recursos e, logo, melhor é o direcionamento de investimentos. 

Nesse cenário, uma ferramenta valiosa na hora de cobrar é a carta de cobrança, que quando elaborada com estratégia e cuidado, mostra-se bastante efetiva para recuperar valores em atraso. 

Então, neste blog post, exploraremos tudo o que você precisa saber sobre cartas de cobrança e, no final, traremos modelos eficazes de mensagens. 

Conheça, ainda, uma solução inovadora para otimizar esse processo: a cobrança automatizada! 

O que é uma carta de cobrança?

A carta de cobrança é um documento formal enviado a um cliente inadimplente, comunicando sobre uma pendência financeira a fim de solicitar a regularização da situação. Nessa ótica, são apresentados em carta dados como: data de vencimento da fatura, valor em aberto e, em alguns casos, propostas de negociação. 

Sendo assim, o escrito trata-se de uma ferramenta de comunicação fundamental para manter um vínculo conciliador com os clientes, mesmo em situações desfavoráveis.

Quando utilizar uma carta de cobrança e quando automatizar?

Sempre que houver atraso no pagamento por parte do cliente. Considerando-se que tal situação seja infelizmente comum, uma solução para otimizar esse processo é a cobrança automatizada, que proporciona agilidade e eficiência na hora de desenvolver mensagens personalizadas. 

Além disso, automatizar o envio de notificações pode fazer toda a diferença na recuperação de valores, uma vez que a empresa ganha rastreabilidade para toda a comunicação. Assim, em caso de problemas judiciais, tem-se como comprovar o contato com o cliente inadimplente. 

Logo, a hora certa de automatizar as suas cobranças é aquela em que o seu negócio precisa de um processo mais eficiente para recolher débitos, de modo a aumentar a quantidade de mensagens enviadas por tempo e reduzir gastos com Correios e AR Digital.

4 boas práticas para uma carta de cobrança

Agora que você já entende melhor sobre o que é o texto de cobrança, veja 4 práticas essenciais para garantir que o contato seja conciliador e benéfico para as duas partes:

  1. Seja educado: 

Ao redigir uma carta de cobrança, é relevante manter um tom educado e profissional. Nessa ótica, a abordagem deve ser assertiva e nunca agressiva. Lembre-se: além de cobrar, você precisa preservar o relacionamento com o cliente.

  1. Não seja generalista: 

A personalização é a chave para o sucesso. Explorar soluções automatizadas, é o que leva o seu negócio a cobrar clientes inadimplentes de forma personalizada, demonstrando cuidado de modo a elevar significativamente a eficácia do processo.

  1. Tenha empatia: 

Entenda que imprevistos podem ocorrer. Em geral, ninguém gosta de estar devendo. Por isso, demonstrar empatia na carta de cobrança mostra que você compreende a situação e deseja encontrar um acordo. Assim, é incentivada uma resposta positiva por parte do cliente.

  1. Saiba negociar:

Ofereça opções flexíveis de pagamento. Em certos momentos econômicos é comum que os débitos cresçam. Portanto, negociar prazos e condições pode ser a chave para resolver a pendência de forma amigável.

Modelo de carta de cobrança: conheça 3 modelos

Existem diversas formas de elaborar as suas mensagens de cobrança, principalmente porque o tom de fala vai depender de como a sua empresa se comunica e, também, de qual é a duração da inadimplência. 

Em geral, percebemos que estes 3 modelos atendem bem às necessidades das organizações:

1. Carta amigável 


[Seu Nome]
[Sua Empresa]
[Seu Endereço]
[Data]

Prezado (a) [Nome do Cliente],

Esperamos que este comunicado o encontre bem. Estamos entrando em contato para lembrá-lo sobre a pendência financeira referente à fatura [número da fatura] vencida em [data de vencimento].

Entendemos que imprevistos podem ocorrer, e estamos dispostos a colaborar para encontrar uma solução que atenda às suas necessidades. Por favor, entre em contato conosco até [nova data limite] para discutirmos opções de pagamento flexíveis.

Agradecemos pela sua atenção e colaboração.

Atenciosamente, 

[Seu Nome]

[Sua Empresa]

2. Carta formal com detalhamento da dívida

[Seu Nome]
[Sua Empresa]
[Seu Endereço]
[Data]

Prezado(a) [Nome do Cliente],

Esperamos que este comunicado o encontre bem. Conforme verificamos em nossos registros, a sua conta apresenta um débito referente à fatura de [número da fatura] vencida em [data de vencimento].

Solicitamos a regularização do pagamento até [nova data limite]. O detalhamento da dívida está anexo a esta carta para sua referência.

Ficamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida e discutir opções de pagamento.

Atenciosamente,

[Seu Nome]

[Sua Empresa]

3. Carta com incentivos à regularização

[Seu Nome]

[Sua Empresa]

[Seu Endereço]

[Data]

Prezado(a) [Nome do Cliente],

Gostaríamos de lembrar gentilmente sobre a pendência financeira referente à fatura de [número da fatura] vencida em [data de vencimento]. Sabemos que imprevistos podem ocorrer, e estamos aqui para ajudar.

Para incentivar a regularização, oferecemos um desconto de [percentual de desconto] para pagamentos realizados até [nova data limite]. Aproveite esta oportunidade para resolver a situação de forma vantajosa.

Agradecemos pela sua atenção e esperamos contar com a sua colaboração.

Atenciosamente,

[Seu Nome]

[Sua Empresa]

A importância de uma boa gestão de cobranças na redução da inadimplência

Uma gestão eficaz de cobranças é o que garante índices expressivos de redução da inadimplência. 

Como vimos, ao adotar práticas inteligentes e utilizar tecnologias inovadoras, como a cobrança automatizada multicanal, as empresas podem garantir não apenas o recebimento de valores em atraso, mas também a preservação de relacionamentos valiosos com os clientes.

Isso porque com uma abordagem estratégica somada a soluções modernas, como a cobrança automatizada, as empresas podem transformar um desafio financeiro em uma oportunidade de fortalecer laços. Assim, a equipe promove a sustentabilidade financeira e o crescimento contínuo do negócio a partir de boas interações.

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