16/12/2021

A automatização inteligente nos processos de comunicação está intimamente relacionada às ações de marketing e ao formato de comunicação com clientes e parceiros, além da seleção dos canais onde tudo é consolidado.

Nesse contexto, muitas organizações consideram apenas soluções e ferramentas isoladas, como quando há um serviço automatizado de envio de e-mails, por exemplo, que funciona individualmente, alheio a todo o restante do processo comercial.

Empresas que conseguiram realmente automatizar sua comunicação se posicionam à frente da concorrência, mas pode ter certeza, há um elemento comum entre essas empresas, que é a integração estratégica das ferramentas ao ERP.

E você, como anda a comunicação em seu processo comercial? Há uma jornada do cliente bem definida? O que acha de compreender melhor como essa integração é indispensável para sua empresa fortalecer os laços, o peso da marca e obter reconhecimento?

Entendendo melhor a importância do marketing integrado

A comunicação de marketing integrada incorpora atribuição multicanal e marketing direcionado, criando uma “história” coesa para o seu negócio, independentemente da plataforma utilizada pelo cliente. 

Imagine a situação: você monta um pequeno negócio e é o único responsável pelo esforço de marketing e comunicação com os clientes. Nesta situação, a mensagem, a linguagem e a imagem pública são fáceis de manter, uma vez que tudo está centralizado.

Depois de muito trabalho duro, seus esforços finalmente dão frutos e sua organização se expande. Logo, gerenciar o marketing de forma fragmentada não é mais recomendado e você precisa pensar em maneiras de flexibilizar os processos, especialmente aqueles relacionados à interação com o cliente.

Por exemplo, se você não possui ações bem estruturadas e embasadas em informações reais do público-alvo, certamente os resultados encontram barreiras difíceis de serem superadas. Mas então, como transpor tudo isso?

Como deve ser uma estrutura base de comunicação inteligente?

Bom, existem muitas formas de otimizar. Uma delas é trazer a automatização inteligente, normalmente composta por:

  • Solução de comunicação via SMS automatizada e inteligente.
  • Serviço personalizado de envio de e-mail transacional e de marketing.
  • Presença de um CRM que movimenta informações sobre os clientes, categorizando melhor as oportunidades e “levantadas de mão”.
  • Por fim, um ERP robusto que consolida, integra e lapida o gerenciamento de tudo que falamos até aqui.

Aqui temos um bom exemplo de comunicação integrada, ou seja, ao utilizar o SMS e especialmente o e-mail como fontes de marketing, sua estratégia atinge o “Core” do cliente, aproveitando canais de alto impacto e absorção de conteúdo.

Entretanto, ao incluir o CRM e o ERP à equação, temos uma robusta ação comercial de marketing, consciente das necessidades dos clientes, de fácil geração de leads e oportunidades de vendas.

Vantagens da comunicação automatizada e inteligente de marketing

Muitas pessoas só conseguem se posicionar sobre um investimento quando em face de suas vantagens práticas e em potenciais, não é verdade? Pensando nisso, elencamos as quatro principais razões para cogitar trabalhar a automatização inteligente:

1. Resultados de impacto: uma abordagem integrada em todos os níveis comerciais viabiliza uma atuação coesa e uníssona das equipes, com informações reais e conhecidas por todos.

2. Imagem da marca consolidada: empresas que não integram seus processos atuam de forma “descompassada” ao longo das interações, mensagens e envio de documentos, mas com a integração ideal isso não ocorre mais, o que amplia a percepção da sua marca no cliente.

3. Custo-benefício elevado: integração se resume a assertividade e previsibilidade de resultados, enxugando gastos e aplicando os recursos com perspicácia.

4. Aumento na geração de oportunidades: por ter um CRM atrelado ao ERP e serviços automatizados que gerenciam suas campanhas, o time comercial visualiza com facilidade e eficiência toda e qualquer oportunidade, ou seja, obtém-se maior proveito sobre o investimento.

Como identificar a melhor oportunidade para minha empresa?

Conforme o número de empresas que oferecem esse tipo de tecnologia aumenta, maior é a oferta de soluções que prometem revolucionar seus resultados, concorda?

No entanto, ao passo em que você tem inúmeras possibilidades ao alcance, maior é o desafio para identificar o que é melhor para sua organização. Isso porque ainda temos a barreira da integração total entre as tecnologias de diferentes fabricantes.

Como resultado, sua empresa pode estar completamente aparelhada de fato, isto é, com as soluções de gerenciamento de campanhas, como e-mail e SMS, ter CRM e ERP, mas isso tudo não garante o melhor desempenho.

Por exemplo, aqui na CTD oferecemos tudo que você precisa, pois, entregamos:

  • Serviço personalizado de e-mail, tanto transacional com documentos, quanto de marketing, para alimentar sua base de contatos.
  • Solução inteligente de SMS, para lapidar a comunicação com seu cliente com segurança, personalização e um completo rastreio das etapas de envio.

“Ah, e quanto a CRM e ERP, caso meu interesse seja unificar a comunicação e ter a automatização inteligente de que preciso, como fazer?”.

Sem problemas, pois a CTD faz parte do Grupo SISPRO, ou seja, é possível obter o CRM mais completo e o ERP que faz a diferença em seu negócio. Dessa forma, você terá integração avançada entre as soluções e serviços, estimulando assim a inteligência na comunicação com seu cliente.

Quer saber mais sobre esse cenário de vantagens para sua organização prosperar entre a concorrência? Então, acesse e confira mais detalhes!


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