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A solução para extravio e atraso na entrega de documentos

Conheça as principais causas de extravio e demora na entrega, seus impactos na gestão empresarial e quais são as soluções eficazes que evitam esses problemas.
25/4/2025

Segundo uma pesquisa da ABGD (Associação Brasileira de Gerenciamento de Documentos), em empresas que vivenciam o extravio de documentos, os colaboradores gastam até 2h por dia procurando documentos perdidos. Tal dado demonstra o quanto a gestão desorganizada dos registros rouba o tempo produtivo da rotina dos funcionários.

Somado a isso, vale ressaltar que o extravio é apenas uma das problemáticas no contexto do controle de certidões, notas fiscais e contratos, uma vez que o atraso na entrega também figura nesta realidade enquanto um desafio para muitas organizações. 

Nessa ótica, a preocupação de muitos gestores se deve tanto à perda de tempo no dia a dia do trabalho, quanto aos prejuízos financeiros e problemas regulatórios que um documento perdido, ou atrasado por extravio na entrega, pode trazer para uma empresa.

Então, para ajudar você a elevar a segurança documental no seu negócio, hoje vamos falar sobre as principais causas de extravio e demora na entrega, seus impactos na gestão empresarial e quais são as soluções eficazes que evitam esses problemas. 

Siga a leitura e confira como proteger os seus documentos! 

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As causas mais comuns de extravios e atrasos na entrega de documentos 

Embora as causas para extravio ou atraso na entrega de documentos sejam diversas, alguns fatores são recorrentes nas empresas e contribuem diretamente para esses problemas. Por isso, fique atento se sua equipe tem enfrentado desafios como:

  • Problemas logísticos

Para os documentos físicos, as falhas no transporte são um grande gargalo de atraso, porque, se não é bem organizado o envio do documento aos Correios, e do Correios ao destinatário, dificilmente o conteúdo chegará em tempo hábil.

  • Erros de endereçamento

Quando os dados sensíveis do destinatário não são reunidos corretamente ou não são periodicamente revisados para garantir a atualização, é comum que informações incompletas façam com que documentos cheguem em locais errados.

  • Falta de rastreamento 

Sem um sistema rastreável, é inviável a identificação do status da entrega e a localização do material, o que para o envio de documentos jurídicos se torna uma brecha que facilita o extravio e acesso do conteúdo por pessoas indevidas.

  • Dependência de processos manuais

Se o controle de acesso aos documentos é feito apenas de forma manual, a documentação física fica mais vulnerável a danos pelo manuseio e ao risco de extravios. 

Afinal, basta que alguém esqueça de registrar a retirada de um documento para que ele seja dado como perdido por toda a equipe.

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Os 3 principais impactos do extravio e do atraso na gestão empresarial

No âmbito documental, precisamos pensar que perder um contrato é perder a garantia de um fato e, paralelo a isso, atrasar na entrega desse material, é atrasar o formalização de um acordo. Quando isso acontece, a empresa fica vulnerável a:

  1. Problemas jurídicos e financeiros

Caso um documento não seja assinado dentro do prazo previamente estipulado em razão de falhas que levaram ao extravio, o seu negócio fica exposto ao risco de multas contratuais e, em casos mais extremos, a processos judiciais.

  1. Prejuízo à reputação empresarial

A ineficiência na entrega de certidões prejudica o seu relacionamento com clientes e fornecedores, que podem desconfiar da sua competência para cumprir acordos, o que impacta negativamente na reputação da empresa.

  1. Inconformidade regulatória

Setores como o contábil exigem documentações atualizadas e organizadas de acordo com as normas legais e, se em razão de extravios esses materiais não estão ordenados, a empresa fica suscetível a multas caso haja uma auditoria.

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Como evitar os extravios e atrasos na entrega de documentos?

Atualmente, a maneira mais eficaz de evitar tais problemas é migrar contratos e certidões do meio físico para o digital. 

Primeiramente, enquanto os envios tradicionais feitos pelos Correios, estão sujeitos a imprevistos logísticos que podem comprometer prazos, a digitalização elimina esse risco, já que garante que os documentos cheguem instantaneamente ao destinatário. 

Ainda, no meio digital, outro grande diferencial é a transmissão eletrônica dos arquivos com criptografia de ponta a ponta, o que assegura a proteção das informações sensíveis e a autenticidade do envio, de modo a eliminar quaisquer chances de extravio.

Junto disso, há a rastreabilidade completa da comunicação virtual, que, se comparada a dos Correios, é mais robusta, porque pode gerar registros de entrega, visualização e download de anexo por parte do destinatário. 

Assim, cada vez mais empresas estão aderindo à digitalização dos documentos para assegurar mais precisão para a gestão e para o envio desses materiais e, consequentemente, mais segurança para as operações do negócio.

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O envio digital com validade jurídica realmente é possível?

Na hora de migrar os documentos para o meio digital essa é uma dúvida comum, já que muitas pessoas estão habituadas com o AR dos Correios para assegurar a validade de um envio para fins legais. Então, no meio digital, como se dá tal garantia?

On-line, o modo de garantir proteção legal aos documentos enviados é aderindo a soluções que possam ajudar você a enviar mensagens com certificados digitais, como é o caso do WeSend AR, uma ferramenta especializada em envios que conta com:

  • Carimbo do Tempo - atesta a data e a hora em que um documento foi criado ou assinado digitalmente, assegurando a autenticidade e a integridade desta ação.‍
  • AR Digital - certificado anexado ao envio para afirmar a confirmação da entrega do documento eletrônico.
  • ‍Rastreabilidade - o WeSend permite monitoramento completo de todos os status de envio e gera relatórios que podem ser utilizados em caso de auditorias.
  • ‍Envios multicanal - com o WeSend é possível enviar via e-mail, SMS e WhatsApp, o que garante maior cobertura para a sua comunicação.

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Otimize a sua comunicação e evite problemas com extravio!

Garantir a gestão e a entrega segura de documentos é fundamental para a proteção das informações da sua empresa. Com ferramentas como o WeSend AR, você assegura envios ágeis, rastreáveis e com validade jurídica, e também evita atrasos e prejuízos.

Quer aprimorar ainda mais a sua gestão de documentos digitais? Baixe agora o guia completo que preparamos sobre segurança na gestão de contratos digitais! 

Acesse o material e descubra as melhores estratégias para proteger os seus documentos!

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