Nos últimos meses, alguns fatores passaram a pesar mais para a sobrevivência de uma empresa, e a comunicação com clientes certamente se destacou.

Sabendo que não há como controlar a crise e seu impacto, é fundamental buscar mudanças, a fim encontrar formas de gerenciar a nossa resposta ao momento. E saiba que melhorar a comunicação com seu consumidor pode ser o “bote salva-vidas” do seu negócio.

Sendo assim, se você acredita que é o momento de diferenciar estratégias e posicionamento no mercado, temos boas notícias, pois vamos elencar algumas ações que você deve implementar, sempre com o intuito de nutrir seu cliente e fidelizar novos. Boa leitura!

4 ações para engajar a comunicação com clientes em meio à crise

A primeira coisa que vem à cabeça, quando falamos na comunicação com clientes, é implementar mudanças nas mensagens utilizadas no marketing. Mas, embora seja importante, não é o único fator a ser considerado.

Podemos começar pela necessidade de mostrar ao consumidor que você compreende seus problemas atuais. Mais ainda, é apresentar soluções imediatas às suas dores, seja através de uma rede social ou, quem sabe, até por e-mail marketing ou transacional – o importante é não perder nenhuma oportunidade.

Indiferente à estratégia utilizada, procure sempre apresentar proatividade em suas ações. Ofereça conhecimento, informações e demais aspectos que o ajudem a absorver sua presença nesse momento sensível.

Ademais, separamos 4 ações que certamente ajudarão a otimizar o diálogo com seu cliente. Acompanhe!

1 – Absorva cada palavra do feedback dos clientes

Um número considerável de empreendimentos simplesmente investe, sem nenhum planejamento ou direcionamento. E sim, em determinado momento algum resultado deve aparecer, mas, até lá, quanto desperdício houve?

É fundamental que você trace o melhor caminho para sua estratégia, que é o feedback dos clientes, principalmente quando o objetivo é obter engajamento máximo.

Através desse conhecimento, você identifica a melhor tomada de decisão, aquela postura que realmente influencia na interação entre empresa/cliente.

O atendimento voltado a solucionar seus problemas abre espaço para que o marketing voluntário seja estimulado, e como sabemos, não há propaganda melhor que essa, não é mesmo? Isso deve acontecer em todos os canais de comunicação com clientes: e-mail transacional, SMS marketing, redes sociais, entre outros.

2 – Desenvolva uma comunicação mais objetiva e transparente

O tempo em que o cliente se sentia confortável com “rodeios” na comunicação, passou, agora é fundamental ir direto ao ponto com uma mensagem direta, simples e útil.

Mesmo que esteja disparando apenas um e-mail sobre o andamento de um produto ou um SMS sobre o sucesso na aquisição de um serviço, tenha transparência e eficiência. Além disso, defina exatamente o tipo de comunicação para cada canal específico, considerando sua importância dentro do escopo estratégico.

3 – O pós-venda nunca teve tanto peso nessa relação

Implementar uma estratégia para fortalecer o pós-venda da empresa é essencial para ampliar sua margem de fidelização. Muito se fala em práticas para atingir cada dia mais clientes, mas pouco é feito quando o assunto é tratar melhor quem confia em sua marca.

É por isso que as ações transacionais como e-mail e SMS possuem tanto peso para a melhoria na comunicação com os clientes. A partir da automatização assertiva é possível intensificar positivamente o pós-venda, atingindo o cliente no momento ideal e com a mensagem certeira.

Outra tecnologia bastante utilizada na nutrição do processo de pós-venda é a impressão de dados variáveis. As possibilidades da comunicação dirigida, a partir da segmentação para o público-alvo, influenciam nas estratégias de marketing, que passam a ser muito mais completas e eficientes.

4 – Sem a tecnologia certa não há comunicação eficiente o suficiente

Não há como mencionar a otimização na comunicação com clientes e não trazer a tecnologia à tona. Praticamente todas as ações passam por algum nível de tecnologia atualmente, e aproveitar essa possibilidade é quesito obrigatório para quem busca o sucesso.

Nesse sentido, a CTD possui 3 soluções que ajudam o seu negócio a alcançar a comunicação necessária para sobreviver ao momento de crise.

Primeiramente, oferecemos um serviço completo de impressão de dados variáveis, que abrange praticamente todos os segmentos do mercado, desde a administração financeira até as centrais de atendimento. Convidamos você a conhecer o nosso serviço.

Disponibilizamos também uma solução inteligente de comunicação com clientes, que é CTD SMS. E para complementar esse conjunto indispensável de ferramentas, temos o CTD Mail, que é um serviço transacional e personalizado de envio de documentos via e-mail.

E o melhor de tudo é que há a possibilidade de criar uma estratégia que utiliza mais de um serviço ao mesmo tempo, ou seja, fazendo uso do SMS e do E-mail.

O que acha de levar a comunicação com seus clientes a outro nível? Venha conhecer as possibilidades oferecidas pela CTD e obtenha grandes resultados!


Compartilhe
Onde estamos
Berto Círio, 1450, São Luis, Canoas/RS
CEP: 92420-030
Contato
(51) 3472.3600
ctd@ctd.com.br
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.