27/4/2022

Dentro de um processo, ou até mesmo das diversas vertentes, como simples laudas e documentos mais curtos, é essencial ter em mente que, pela validade legal, os carimbos do tempo fazem toda a diferença.

São eles que determinam a validade de acordo com o período no qual o documento foi conferido, pois, caso contrário, a jurisprudência poderá ser questionada e, com ela, uma série de impedimentos podem tornar o ir e vir ainda mais burocrático.

Dentro disso, então, você vai entender rapidamente o que são os carimbos do tempo, e para que eles servem, caso os encontre em alguma lauda – ou pior, não os encontre.

 
Para que servem os carimbos?

Dentro de um processo, é possível que novas laudas e documentos sejam inseridos com o seu desenvolvimento, ou seja, com o passar do tempo. Isso significa que alguém responsável pelo acompanhamento deverá datar e rubricar cada folha, para que seja possível acompanhar certos pontos de um processo.

Imagine o seguinte: se um processo administrativo é aberto, há diversos modelos oficiais de documentos que precisam ser preenchidos e anexados, assim como há uma capa, com seu número, ano de início e a quem ele responde. Ao iniciá-lo, um profissional responsável precisa incluir informações sobre até que ponto ele foi feito, ou encaminhado.

Durante o andamento do processo, novos documentos e laudas serão anexados, o que significa que alguém deverá utilizar os carimbos do tempo de forma recorrente, pois eles servem para posicionar um advogado ou juiz, por exemplo, de que tais informações constam nos autos até ou a partir de certo ponto.

 
Quais benefícios eles podem trazer a um processo?

Os benefícios dos carimbos do tempo são claros:

- Organizam cronologicamente os autos;

- Auxiliam na procura por informações;

- Direcionam profissionais de acordo com datas;

- Informam os responsáveis pelas informações;

- Deixam o processo devidamente registrado;

- Em consultas futuras, os carimbos do tempo tornam as consultas mais simples.

 
Existem carimbos do tempo digitais?

Com o passar dos anos, além de todos os carimbos do tempo, os quais existem de forma individual (ou compactada, com vários de uma vez), houve um novo olhar para essa marcação dos processos: o carimbo físico ainda existe, mas cada vez mais se tornam obsoletos.

Porém, ainda que muito úteis, é necessário observar que os carimbos digitais se tornam práticos, úteis e limpos para o meio ambiente. Através de programas e aplicativos, eles podem ser feitos de acordo com o andamento dos processos, de forma igualmente eficiente. Ou seja, a tecnologia chegou para ficar.

O que talvez você não saiba é que o WeSend Mail conta com a validação do carimbo do tempo em todas as etapas do seu envio, seja para entrega, abertura ou clique no link. Se você quer saber mais, clique aqui e agende um contato comercial!

Quer saber mais sobre nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo.
Compartilhe
Onde estamos
Sede: Berto Círio, 1450, São Luis | Canoas – RS
Alameda Santos, 1773, Sala 1303, Jardim Paulista | São Paulo – SP
Contato
(51) 3415 3300(51) 98455 33000800 541 3300ctd@ctd.com.brTrabalhe Conosco
CTD - TECNOLOGIA DIGITAL LTDA | 93.445.484/0001-63
Cadastre-se e receba novidades da CTD:
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.