Em um cenário em que o mercado se demonstra extremamente competitivo, é fundamental buscar diferenciais, bem como valores, ações e decisões. Isso porque, uma empresa deve alcançar o posto de destaque e se tornar protagonista da área em que atua, e exemplo disso reside na busca pela certificação ISO 9001:2015.
Nesse contexto, a CTD identificou a necessidade de estabelecer novos patamares de qualidade em seus processos. Afinal, é crucial aperfeiçoar os serviços prestados aos clientes.
Portanto, tendo como base esse pretexto, em 2016 foi criado um Setor de Qualidade específico. Descubra como a CTD encara novos e constantes desafios, principalmente após o amadurecimento das novas diretrizes acerca da ISO 9001:2015!
Qualidade é um movimento cultural que permeia a organização, visando o engajamento de todos os envolvidos. O resultado expectado é a construção de um novo e melhorado padrão de atendimento.
E com o intuito de suprir as necessidades, cada vez mais líquidas, dos clientes e do mercado ao qual fazemos parte, tal padrão deve ser acompanhado e nutrido, além de receber constantes melhorias.
Foi a partir dessa nova forma de enxergar a realidade, que no planejamento estratégico de 2017/2018, a CTD saiu em busca da certificação ISO 9001:2015.
Tal certificação é um recurso valioso, pois indica o real comprometimento da organização na condução profissional e consistente dos negócios. Dessa forma, há a criação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), imprescindível para o sucesso à certificação.
Esse sistema, por sua vez, tem uma finalidade primária bem definida. Assegurar o controle de qualidade dos processos, desenvolvimento de produção, bem como garantir a eficácia e satisfação das partes interessadas.
Em parceria com a Fundatec, a CTD deu início à montagem do seu SGQ em julho de 2018. Em suma, inúmeras exigências normativas já faziam parte da empresa. Então, houve a necessidade de melhorias e padronizações em processos já existentes, ao passo em que foi preciso desenvolver o faltante.
Como resultado, obtivemos um sistema robusto, porém, de fácil entendimento. Além disso, a CTD tem orgulho de afirmar que todos os envolvidos em seu dia a dia reconhecem o sistema de forma positiva.
Há ainda a participação dos colaboradores nas avaliações de eficácia, garantindo sua aptidão para o atendimento de qualidade. Buscando a concretização do novo direcionamento foi montado um “Time de Qualidade” profissional, e suas competências se estendem ao auxílio na preparação.
Na prática, funciona com a atuação de um grupo formado por 12 colaboradores que, junto ao setor de qualidade, se certifica e garante a manutenção constante do sistema.
· Definir e acompanhar objetivos e indicadores de qualidade;
· Melhorar o planejamento estratégico, inserindo Gestão de Risco e Gestão de Mudança;
· Descrever processos e procedimentos;
· Elaborar um manual da qualidade;
· Treinamento voltado aos colaboradores;
· Documentar e divulgar processos e documentos;
· Pesquisa de clima;
· Pesquisa de Satisfação do Cliente;
· Avaliação dos fornecedores;
· Controle de não-conformidades e oportunidades de melhoria.
Após um ano de preparação, nós da CTD tivemos em julho de 2019, a nossa primeira auditoria interna. O resultado não poderia ter sido melhor. Encontramos poucas não-conformidades e identificamos inúmeras oportunidades para melhorias.
Isso nos mostrou que a visão geral da empresa e dos colaboradores está em uníssono. Em outras palavras, está atuando de forma coesa, à frente e em busca de melhorar sempre.
Para atender as exigências deste evento, formamos 12 auditores internos (Time de Qualidade), além de contarmos com um auditor líder externo. Contudo, entendemos a importância de estimular nosso time, então em dezembro de 2019 iremos trabalhar para formar um auditor líder interno, a fim de acompanhar todas as futuras auditorias internas.
Após dois anos de atividades baseadas nos padrões da ISO 9001:2015, realizamos uma auditoria externa. Tal processo foi todo feito em conjunto com a Bureau Veritas Certification que é uma marca mundialmente reconhecida e respeitada, pois é símbolo de sustentabilidade, confiabilidade e qualidade.
A auditoria externa aconteceu em 2 etapas:
· Auditoria Inicial em 30/09/2019: auditoria do SGQ – Sistema de Gestão de Qualidade;
· Auditoria principal de 05/11/2019 a 08/11/2019: auditoria completa de todos os setores da empresa.
“Sistema de Gestão de Qualidade certificado conforme a Norma ISO 9001:2015 pelo Bureau Veritas Certification.”
Parabéns Equipe CTD.
Juntos somos mais fortes.