É provável que saiba que o e-mail transacional transforma, há anos, a interação entre cliente e empresa, principalmente quando falamos na atuação de um e-commerce.
Isso quer dizer que, mesmo que um comércio virtual tenha estruturado um plano de ações em conjunto com o tradicional e-mail marketing, é o transacional quem impacta diretamente no sucesso de inúmeros processos imprescindíveis para o fortalecimento do negócio, como o pós-venda.
Então, para entender melhor como um e-commerce pode tirar grandes vantagens do e-mail transacional, é só acompanhar o post. Boa leitura!
Um grande “passo em falso” dado por muitas empresas é acreditar que, assim que uma venda é realizada, não há mais necessidade de manter o cliente no “looping” do processo gerado pela venda.
E quando o cenário é de produtos adquiridos em e-commerce, falamos basicamente em: confirmação do pedido, de pagamento, de envio e de entrega. Além disso, há também ações voltadas a algum tipo de alteração cadastral, por exemplo.
Para o consumidor que efetua uma compra, não há nada pior do que “ficar no escuro” quanto ao andamento do seu produto. Isso influencia consistentemente na tomada de ação por parte do e-commerce, que deve viabilizar transparência e assertividade ao informar o consumidor sobre seu investimento na marca.
Portanto, essa prática deixou de ser exclusividade entre as grandes empresas, pois todo e qualquer e-commerce tem por “obrigação” ampliar o engajamento do cliente, a fim de trazer melhorias à sua experiência.
A primeira grande vantagem – algo praticamente observado no início dessa ação – é a substituição do fator manual pela incontestável automatização. E precisamos dizer: é uma melhoria significativa, principalmente para os resultados que podem ser alcançados com menos recursos e tempo investido.
No entanto, há um leque considerável de outras vantagens, que se estende ao longo do processo de venda. Separamos 4 principais, que vão te convencer da usabilidade do e-mail transacional!
“Ah, mas está dizendo para ampliar a personalização através de uma ação automatizada; como isso é possível?”. Sim, o e-mail transacional é sempre subsequente a uma ação predeterminada, ou seja, você efetua uma compra agora e em instantes recebe um e-mail confirmando o recebimento do pedido.
Apesar do fato de ser uma ação automatizada, não quer dizer que não pode haver personalização da mensagem.
Então, seja ao reduzir a formalidade do teor da conversa, direcionar a mensagem ao primeiro nome do cliente ou quem sabe estender um pouco a conversa, a fim de informar e formar um vínculo, não só pode, como deve ter uma personalização que conquiste aquele cliente. Isso é totalmente possível com o e-mail transacional.
Antes mesmo de a pandemia atracar indefinitivamente na economia, especialistas já expressavam o crescimento do consumo através do e-commerce. Após os acontecimentos recentes, como isolamento social e quarentena, esse formato de consumo ganhou proporções inimagináveis.
Todavia, trouxe também uma demanda inédita às empresas, que se viram na obrigação de atender em múltiplos canais de comunicação.
Sendo assim, atender cada processo de forma, muitas vezes, manual, é algo que não traz resultados. Pelo contrário, pode acarretar sérios gargalos, como queda de rendimento e diminuição da retenção dos clientes.
Nesse sentido, costumamos dizer que o e-mail transacional é o estímulo certo para engajar o relacionamento com os clientes do seu e-commerce. De forma automatizada, é possível gerenciar com eficiência seu pipeline de vendas, com a certeza de que cada etapa é cumprida dentro do prazo ideal.
Assim como já mencionamos, não há sensação pior para o cliente, que acaba de adquirir um produto com o qual sempre sonhou, do que a falta de segurança sobre o processo de compra. Não saber se seu pagamento foi aprovado, ou se seu produto está embalado e pronto para ser despachado gera insegurança e, sobretudo, insatisfação.
Isso também funciona com o procedimento de atualização de senha ou em casos mais graves, como em suspeitas de fraude, onde, caso o e-commerce notifique-o de prontidão, há uma margem maior para que as ações devidas sejam tomadas.
Em outras palavras, a essência da comunicação transacional, nesse sentido, é encurtar a distância com o cliente, fazendo com que ele esteja inteirado, a todo o tempo, sobre sua compra.
Para consolidar, é preciso surpreender, superar expectativas e encantar. Tudo isso está ligado ao transacional, pois ele impulsiona a fidelização dos clientes, por meio de ações organizadas e focadas em atender suas necessidades e levar sua experiência de consumo a outro patamar.
Esse tipo de e-mail é uma ferramenta indispensável para quem busca maior atuação no mercado, vide a constante utilização das grandes plataformas de e-commerce, que desenvolvem verdadeiras campanhas focadas no cliente, tudo a partir do transacional.
Surgiu o interesse em implementar uma estratégia diferenciada em seu e-commerce? O que acha de se aprofundar no assunto com especialistas que conhecem o caminho para conseguir grandes resultados?
Então, venha saber mais sobre o e-mail transacional e veja um passo a passo para ampliar a eficiência da sua interação com os clientes!