1/9/2023

A inadimplência dos contribuintes no pagamento de tributos é um dos grandes causadores de oneração do caixa público, resultando no não cumprimento de diversas ações em razão da falta da verba antes estimada. Tal situação impacta diretamente nos índices de qualidade de vida no município, uma vez que com poucos recursos, muitos projetos deixam de ser realizados. 

Por isso, neste blog post você encontra 3 ações fundamentais para reduzir a inadimplência nas prefeituras em 2023!

O que causa os índices elevados de inadimplência no caixa das cidades?

A partir do que é previsto no Código Civil, impostos como o ITBI, ISSQN e IPTU são a via pela qual a prefeitura arrecada recursos para financiar as suas ações. Nessa lógica, quando o município busca por estratégias e ações para reduzir a inadimplência, se faz fundamental que antes seja traçado um panorama de quais são as atuais causas que levam os contribuintes a não cumprirem com as suas obrigações. 

Dito isso, para fins de exemplo, imagine uma cidade fictícia chamada CTD. 

Suponhamos que nessa cidade os cidadãos não recebem notícias sobre os investimentos que estão sendo realizados e estão constantemente mal informados sobre as realizações da prefeitura. Tal contexto colabora para criar um ambiente de insegurança em CTD, visto que os contribuintes não percebem a aplicação dos seus impostos em melhorias para a população. 

Ainda em um cenário como esse, consideremos constantes alegações de extraviamento e de não recebimento dos boletos de cobrança dos tributos. Concorda que nessa cidade há dois graves problemas que colaboram para o aumento da dívida dos tributos?

Primeiramente, os cidadãos inadimplentes não são informados sobre os projetos do município, o que não os estimula a colaborarem para o desenvolvimento da cidade e, segundo - e mais grave - não há controle preciso sobre a entrega das faturas. 

Mesmo fictício, o exemplo ilustra a realidade de muitas cidades brasileiras e traz pontos que explicam possíveis causas de não pagamento de tributos. Por isso, é sempre importante que o gestor faça diagnósticos constantes do panorama da sua cidade, a fim de primeiro identificar as razões que geram a inadimplência para, depois, partir para as estratégias de combate ao problema. 

3 ações para aprimorar processos internos e reduzir a inadimplência nas prefeituras

Atualmente, a tecnologia ganha no setor de cobranças de grandes cidades do Brasil e colabora para o combate à inadimplência. Em Porto Alegre, oitavo maior PIB municipal do Brasil, a Secretaria da Fazenda projeta a redução dos índices de inadimplência no IPTU a partir da adoção da cobrança digital em 2023. Assim, a cidade aponta para uma tendência nacional: a aposta em cobranças digitais para aumentar os índices de pagamento. 

Por isso, as ações que ressaltamos estão dentro de estratégias que elevam a efetividade do recolhimento de tributos a partir do uso de ferramentas tecnológicas.

1. Adoção de boletos digitais 

Adotar aos boletos digitalizados colabora para que a prefeitura tenha maior controle sobre esses materiais, uma vez que é possível mantê-los armazenados na nuvem e protegidos por criptografia. Assim, em caso de extravio, é facilitada a geração de uma segunda via do documento.

2. Utilização de plataforma de cobrança automatizada

Ferramentas de cobrança automatizada permitem que o município pré-agende o dia e a hora em que o boleto deve ser enviado, facilitando o disparo das faturas. Na solução multicanal, além do pré-agendamento, é possível rastrear todos os eventos do envio e ver quando a mensagem foi entregue, aberta e, ainda, quando o contribuinte fez download do documento de cobrança. 

Tais possibilidades resguardam a prefeitura quando os destinatários alegam o não recebimento das cobranças, uma vez que o órgão público conseguirá comprovar a entrega. 

Envie documentos como: carnê de IPTU; boletos para cobrança; parcelas para pagamentos; avisos de eventos na cidade; atualizações de obras públicas; informações sobre serviços públicos

3. Acompanhamento constante de dados 

Quando o município passa a utilizar soluções refinadas para o envio de cobranças, a plataforma fornece dados sobre a interação dos usuários com as mensagens. Assim, é possível identificar quais são os horários e dias em que há mais engajamento com os boletos. 

Desse modo, a prefeitura consegue utilizar como ação para reduzir a inadimplência a segmentação do modelo de comunicação, garantindo, a partir dos dados de comportamento dos usuários, que o máximo de contribuintes visualizem as suas faturas.

Mais efetividade no combate à inadimplência e aumento da arrecadação municipal 

Nos últimos 5 anos, o WeSend foi responsável pelo envio de mais de 200 milhões de mensagens rastreáveis. Esse número posiciona a solução como uma referência nacional para o envio seguro de boletos e documentos.

O software conta com fácil implementação e é personalizável. Dispare cobranças tributárias e mensagens divulgando as ações da prefeitura com total garantia de que os seus envios serão entregues no prazo determinado!

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