6/4/2022

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas mais popular no Brasil. Para se ter ideia, cerca de 90% dos celulares do país têm o aplicativo instalado. No mundo, já são mais de 1,5 bilhão de usuários, e o número só cresce!

Então, é natural que essa ferramenta comece a ocupar espaço entre as estratégias de comunicação e relacionamento com o cliente preferidas de empresas bem sucedidas. Usar o WhatsApp para interagir com o público é fundamental para qualquer negócio que queira ocupar espaço no meio digital. Através do envio de boletos, mensagens publicitárias, avisos, lembretes e muito mais, a empresa consolida sua marca e humaniza seus laços com o consumidor. Como resultado, o empreendedor vê sua empresa crescer e os lucros dispararem !

Além do marketing de relacionamentos, o WhatsApp pode ser um importante aliado das empresas na hora de realizar outras tarefas. Um dos afazeres mais sensíveis e complicados para o setor financeiro de um empreendimento é a cobrança de inadimplências. Cobrar de um cliente de formas tradicionais pode ser penoso, cansativo e estressante. Então, por que não incluir uma ferramenta de comunicação rápida, que traz mais intimidade entre empresa e consumidor e que pode facilitar esse processo?

Realizar cobranças por meio do WhatsApp traz objetividade e agilidade para todo o processo de recuperação de crédito. Usando o aplicativo como ponte entre empresa e cliente, as cobranças passam a ser mais efetivas e os resultados tendem a ser mais positivos!

Mas, como cobrar um cliente pelo WhatsApp? Gentileza, respeito e personalização das mensagens são pilares fundamentais neste momento. Por ser uma rede de comunicação mais direta e amigável, falar com clientes inadimplentes pelo WhatsApp pode trazer maior propensão ao pagamento. É importante lembrar, que a empresa não deve ser invasiva em suas estratégias de comunicação com o consumidor. Ou seja, apenas utilize o WhatsApp como ferramenta para se comunicar com os cientes que autorizarem o uso do aplicativo!

Para tornar sua estratégia de cobrança pelo WhatsApp ainda mais efetiva, trouxemos 6 exemplos de notificações e mensagens de cobrança para serem enviadas aos clientes inadimplentes! Continue a leitura e conheça nossas dicas para que sua recuperação de crédito seja um sucesso!

Mostre-se disposto a negociações

Para ter sucesso na sua recuperação de créditos é fundamental mostrar-se disposto a negociar a dívida com o cliente. Assim, você consegue chegar a um valor que seja justo e confortável para ambos. Para seguir essa linha, utilize o exemplo abaixo!

“Olá_____, tudo bem? Notamos que o pagamento ____ está em atraso. Imprevistos acontecem, não é? Para te ajudar a quitar essa dívida, estamos disponíveis aqui no WhatsApp! Nos mande um oi e vamos conversar sobre condições especiais para o pagamento!”

Lembre o cliente do atraso no pagamento

Uma parcela considerável das inadimplências têm origem no esquecimento do cliente. Por isso, mandar um lembrete amigável sobre a data de validade dos boletos e possíveis atrasos é uma estratégia que reduz as chances de futuras cobranças. Você pode usar o exemplo abaixo para lembrar seu cliente do débito!

“Olá_____, como está? Esperamos que esteja tudo bem! Notamos que você ainda não realizou o pagamento da fatura deste mês. Aconteceu alguma coisa? Se você quiser, podemos te enviar um novo boleto, ou conversar sobre outras formas de pagamento. É só mandar um oi para nós!”

Mostre que o cliente pode negociar a dívida pelo WhatsApp

Ficar horas no telefone negociando dívidas é um sacrifício para todos nós. Por isso, mostrar ao cliente que existe a possibilidade de negociar por meio do aplicativo, com comodidade e agilidade, vai te ajudar a conseguir resultados mais positivo. Para isso, use como base o exemplo abaixo!

“Olá_____! Percebemos que o pagamento ainda está pendente. Que tal conversarmos sobre a melhor forma de quitarmos essa dívida? E mais: não precisa perder tempo ligando para nós, é possível fazer tudo pelo WhatsApp! É só mandar um oi por aqui mesmo para que possamos negociar!”

Ofereça outras formas de pagamento

Oferecer ao cliente formas alternativas de pagamento pode evitar inadimplências, já que o consumidor pode escolher como é mais cômodo quitar a dívida. Sugerimos que você use o seguinte exemplo:

“Olá _____, tudo bem? Não identificamos o pagamento do seu boleto ________. Podemos te enviar um código de barras do boleto atualizado, ou conversarmos sobre outras formas de pagamento. Nos mande um oi!”

Verifique se o pagamento já foi feito

Algumas vezes o cliente realiza o pagamento e o banco demora para registrar o valor. Por isso, não custa nada enviar uma mensagem amigável para verificar se o pagamento já foi feito! Siga o exemplo:

“Olá_____, tudo bem? Estamos enviando esta mensagem porque o nosso sistema ainda não registrou o pagamento referente ao _____. Você precisa de um novo boleto? É só mandar um oi pra gente que te enviamos um novo código!”

Seja objetivo

O mais importante para mensagens por WhatsApp é manter a objetividade. Um padrão básico e funcional a ser usado é:

“Olá, ______! Notamos que a sua fatura _____ no valor de R$____ venceu no dia ______ e segue em aberto. Estamos te enviando a segunda via do seu boleto, com o acréscimo de multa e juros por atraso. Se precisar de ajuda ou estiver com alguma dúvida, é só nos mandar um oi por aqui!”

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